horizonte de eventos

De onde dizem que nem mesmo a luz consegue escapar...

Alexandre Beluco

Engenheiro, pesquisador, professor universitário. Especialista em energias renováveis. Apaixonado por motores de dois tempos

walney, na inglaterra, é a maior fazenda eólica em alto mar

A fazenda eólica Walney está instalada a alguns quilômetros da costa da Cumbria, no Mar da Irlanda, e é composto de três parques eólicos que disponibilizam um total de pouco mais de 1000 MW. É atualmente o maior parque eólico em alto mar do mundo!


A fazenda eólica Walney foi instalada a cerca de 15 km da ilha Walney, na costa da Cumbria, no norte da Inglaterra. A fazenda é composta de três parques, o Walney 1, o Walney 2 e o Walney Extension, que totalizam 189 turbinas eólicas de três modelos diferentes, de dois fabricantes.

walney-01.jpg Foto da primeira etapa do parque eólico, em construção em 2011.

A primeira fase foi construída a partir de 2010 e inaugurada em 2011, com 51 turbinas Siemens SWT-3.6-107, fornecendo até 183,6 MW. A segunda etapa foi inaugurada em 2012, com as mesmas especificações da primeira etapa. Juntas, totalizam 102 máquinas fornecendo 367,2 MW.

walney-02.jpg Foto da terceira etapa, em construção em 2017.

A terceira etapa, denominada como Walney Extension, foi construída ao longo de 2017 e inaugurada em junho de 2018, com 87 turbinas, sendo 40 Vestas V164, de modelo que produz 8,25 MW por turbina, e 47 Siemens Gamesa, produzindo 7 MW cada turbina, totalizando 659 MW.

Se Walney Extension for considerada como um parque isolado, já ocupa a posição de maior parque eólico offshore do mundo. Se forem considerados as três etapas de walney em conjunto, assumem um primeiro posto com muita vantagem sobre o segundo colocado em uma lista de maiores parques offshore do mundo.


Alexandre Beluco

Engenheiro, pesquisador, professor universitário. Especialista em energias renováveis. Apaixonado por motores de dois tempos.
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/tecnologia// @obvious, @obvioushp //Alexandre Beluco