horizonte de eventos

De onde dizem que nem mesmo a luz consegue escapar...

Alexandre Beluco

Engenheiro, pesquisador, professor universitário. Especialista em energias renováveis. Apaixonado por motores de dois tempos

alguns grandes reservatórios artificiais vistos no google maps

Os reservatórios artificiais, ou simplesmente reservatórios, são lagos artificiais ou lagos naturais que foram artificialmente aumentados, estabelecidos com a construção de uma barragem. Alguns grandes reservatórios artificiais apresentam dimensões comparáveis a lagoas ou lagunas naturais. Este artigo localiza alguns dos maiores reservatórios do mundo no Google Maps.


O Lago Volta, localizado em Gana, é o maior reservatório do mundo, considerando sua superfície, e é o quarto maior reservatório do mundo considerando o volume de água represado. O lago foi formado com a construção da barragem de Akosombo, que tem 114 metros de altura por 660 metros de comprimento. O lago Volta pode ser localizado no Google Maps em goo.gl/maps/zHzxZnqioFz.

O lago Volta ocupa 8.482 km² e represa 148 km³ de água.

volta-01-akosombo.jpg Barragem Akosombo.

O Lago Kariba, localizado entre Zimbabwe e Zâmbia, por sua vez, é o quarto maior reservatório do mundo em superfície alagada e é o maior reservatório do mundo pelo volume de água represado. A barragem tem dupla curvatura e está situada no rio Zambeze, com 128 metros de altura e 579 metros de comprimento. O lago Kariba pode ser localizado no Google Maps em goo.gl/maps/fBJ5oRDAW232.

O lago Kariba ocupa 5.580 km² e represa 180 km³ de água.

kariba-01.jpg Barragem Kariba.

O Lago Nasser, localizado entre o Egito e o Sudão, é o sétimo maior reservatório do mundo em superfície alagada e é o terceiro maior reservatório do mundo pelo volume de água represado. O lago foi formado com a ampliação da barragem de Aswan, que tem 111 metros de altura por 3.830 metros de comprimento. Este lago pode ser localizado no Google Maps em goo.gl/maps/vvYhUP9R9NU2.

O lago Nasser ocupa 5.248 km² e represa 157 km³ de água.

aswan-01.jpg Barragem Aswan.

Em uma comparação rápida com a Lagoa dos Patos, no extremo sul do Brasil, é possível verificar a enorme extensão desses reservatórios artificiais. A Lagoa dos Patos é na verdade uma laguna que ocupa uma área de 10.144 quilômetros quadrados, com cerca de 260 km de extensão por larguras que pode chegar a 60 km. Esta laguna é a maior laguna da América do Sul!

O maior reservatório em território brasileiro quanto à área alagada é o lago da usina de Sobradinho, no rio São Francisco. A barragem tem altura de 41 metros e comprimento total de 12,5 km, formando um reservatório que ocupa 4.214 km² e represa 34,1 km³ de água. Sobradinho pode ser localizada no Google Maps em goo.gl/maps/QvjQkuL1mqS2. É uma das obras para geração de energia construídas ao longo do São Francisco e apresenta capacidade para navegação.

O maior reservatório brasileiro quanto ao volume armazenado é o o lago formado pela barragem de Serra da Mesa, no rio Tocantins. A barragem tem altura de 154 metros e comprimento total de 1,5 km, formando um reservatório que ocupa 1.784 km² e represa 54,4 km³ de água. Serra da Mesa pode ser localizada no Google Maps em goo.gl/maps/5UbR5FUC33U2. Surpreendentemente, o reservatório esteve cheio em poucas oporutnidades, devido à estiagem na região.aswan-00e.jpg


Alexandre Beluco

Engenheiro, pesquisador, professor universitário. Especialista em energias renováveis. Apaixonado por motores de dois tempos.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/tecnologia// @obvious, @obvioushp //Alexandre Beluco