horizonte de eventos

De onde dizem que nem mesmo a luz consegue escapar...

Alexandre Beluco

Engenheiro, pesquisador, professor universitário. Especialista em energias renováveis. Apaixonado por motores de dois tempos

as motos chopper e um estilo de vida um tanto 'easy rider'

As motocicletas chopper são o resultado de um estilo de customização de motocicletas que surgiu nos Estados Unidos, e principalmente na Califórnia, no final dos anos 50. As chopper sempre estiveram associadas com algumas manifestações culturais dos anos 60 e talvez as mais famosas sejam a capitão América e a Billy Bike, que apareceram no filme Easy Rider.


As motocicletas conhecidas como chopper são o resultado de um estilo de customização de motocicletas surgido no final dos anos 50 e que se desenvolveu principalmente durante os anos 60. É um estilo marcado principalmente por garfos alongados, para obter motos mais longas e bastante inclinadas, por bancos únicos e que acompanham o chassis e o paralamas traseiro da moto, com um encosto alto, e por uma traseira "dura", sem amortecimento.

Outra característica marcante das choppers é o motor, usualmente um motor com dois cilindros com geometria em V e com potência suficiente para garantir uma boa relação entre peso e potência, com transmissão por correia ou por eixo cardã. As motocicletas da Harley Davidson são usualmente utilizadas em transformações, com um motor com ronco característico, e algumas companhias se especializaram em produzir peças de reposição (e mesmo motoros equivalentes).

1024px-PeterFondaCaptainAmerica-side.jpg

A foto acima mostra a 'Capitão América', uma das duas choppers que aparecem no filme 'Easy Rider', de 1969. Essa motocicleta era originalmente uma Harley Davidson e traduz o estilo chopper, com os garfos alongados, deixando a moto alongada e bastante inclinada, e com o banco único e com o encosto. A traseira não tem amortecedores e as barras que conectam o parachoques traseiro à estrutura principal muitas vezes consistem em uma espécie de assinatura de estilo.

O estilo das cbhoppers evoluiu ao longo dos anos e das décadas. As tecnologias aplicadas na transformação das motocicletas também avançou, com avanços importantes principalmente em quesitos relacionados com a segurança. As primeiras transformações, muitas feitas por leigos, levaram a graves acidentes (vários deles mortais). Com o tempo, engenheiros passaram a contribuir com os projetos, deixando-os mais seguros e confiáveis.

Nos últimos anos, vários reality shows mostram o dia a dia de pessoas envolvidas com projetos de customização, desde proprietários de motocicletas até projetistas e engenheiros, contribuindo para uma evolução mais rápida e variada de estilos e uma espécie de universalização de tendências. Esses programas de TV também contribuem para a manutenção de empresas fornecedoras de peças de reposição, contribuindo para a viabilização desse nicho de mercado.

1024px-Custom_Rigid_Chopper.JPG

A foto acima mostra uma chopper moderna, basicamente com o mesmo estilo mas com elementos modernizados. Um longo garfo e o corpo inclinado, um motor V2 com uma descarga "diferente", apenas um banco (sem o banco do passageiro e o encosto), uma roda traseira mais larga. Uma diferença marcante é o guidão, nos anos 60 alto e que forçava os braços a ficarem esticados (ao ponto de ficar conhecido como "seca sovaco") evoluiu para um guidão bem mais simples.

O filme 'Easy Rider', aliás, tem uma estreita relação com o estilo que circunda as motocicletas chopper. O filme foi dirigido por Dennis Hopper e produzido por Peter Fonda, que também participaram da elaboração do roteiro, e mostra os dois protagonistas (Peter Fonda e Dennis Hopper) viajando com duas choppers por estradas do sul e sudeste dos Estados Unidos, mostrando o movimento hippie, o uso de drogas e cenas comuns nos Estados Unidos do final dos anos 60.

easy-rider.jpg


Alexandre Beluco

Engenheiro, pesquisador, professor universitário. Especialista em energias renováveis. Apaixonado por motores de dois tempos.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/design// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Alexandre Beluco