horizonte de eventos

De onde dizem que nem mesmo a luz consegue escapar...

Alexandre Beluco

Engenheiro, pesquisador, professor universitário. Especialista em energias renováveis. Apaixonado por motores de dois tempos

um vemag fissore em 'noite vazia', com norma bengell

O Fissore estava sendo lançado pela Vemag no Brasil no final de 1963 e início de 1964, depois do lançamento no Salão do Automóvel de 1962, e a inclusão de um exemplar em um produto cultural para os cinemas seria uma alternativa natural para sua divulgação. Era um momento importante para a Vemag firmar sua independência criativa e para confirmar sua posição no mercado!


Um Fissore aparece com relativo destaque no filme 'Noite Vazia', com a atriz Norma Bengell. O drama foi lançado em 1964, escrito e dirigido por Walter Hugo Khouri, e concorreu à premiação no Festival de Cannes em 1965. O filme foi inserido (na vigésima segunda colocação) em 2015, pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema, em uma lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

NoiteVazia.jpg Mario Benvenutti, Odete Lara, Norma Bengell e Gabrielle Tinti.

O filme encontra-se integralmente disponível na internet, no site youtube.com, em youtube.com/...CajORmdL93s. O filme conta ainda com a participação de Odete Lara, de Gabrielle Tinti e de Mário benvenutti e foi lançado em 17 de agosto de 1964.

O filme conta a estória de dois amigos ricos, um deles casado, que saem na noite de São Paulo em busca de diversão. Eles se envolvem com duas prostitutas e o resultado final não parece bom para nenhum deles. As conversas e o que vai acontecendo os empurra a enfrentarem seus problemas, suas amarguras e suas decepções com o modo como levam suas vidas.

A Vemag havia apresentado o Fissore como um automóvel de luxo no Salão do Automóvel de 1962 e, por algumas dificuldades encontradas no processo produtivo, iniciou sua comercialização apenas no final de 1963. Como parte da estratégia de vendas, um exemplar foi inserido no filme, já que um dos personagens pertence à classe mais alta e esse era justamente o mercado pretendido.

fissore-noite-vazia-01.jpg

O Fissore aparece primeiro a partir de 4min 38s por aproximadamente dois minutos e depois a partir de 10min 44s por pouco mais de dois minutos.

fissore-noite-vazia-02.jpg

Uma outra iniciativa dentro da estratégia da Vemag para seu novo lançamento foi embarcar um Fissore para uma viagem pela Europa, devidamente acompanhada por uma equipe de reportagem da revista Quatro Rodas. Essa 'aventura' aconteceu no final de 1964 e foi retratada em quatro edições da revista, de janeiro a abril de 1965, e também foi retratada aqui em artigo específico.

[Crédito das imagens. As imagens pertencem à Vera Cruz Studios.]


Alexandre Beluco

Engenheiro, pesquisador, professor universitário. Especialista em energias renováveis. Apaixonado por motores de dois tempos.
Saiba como escrever na obvious.
version 5/s/cinema// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Alexandre Beluco