horizonte de eventos

De onde dizem que nem mesmo a luz consegue escapar...

Alexandre Beluco

Engenheiro, pesquisador, professor universitário. Especialista em energias renováveis. Apaixonado por motores de dois tempos

um raro horch 853 sport coupe à venda nos Estados Unidos

A Horch era uma das empresas formadoras da Auto Union (uma das argolas do famoso símbolo de quatro argolas), que competia com a Mercedes pelos melhores resultados em corridas da época. O 853 era um dos grandes esportivos do final dos anos 30 e, mesmo para os padrões atuais, é um belo esportivo! O exemplar que aparece neste artigo está disponível para venda.


A Horch foi fundada em 1904 com a intenção de produzir automóveis de alto nível, tanto para o segmento de luxo quanto para o nicho dos automóveis esportivos. Durante os anos 1930, foi a empresa que produziu o maior número de automóveis, principalmente das séries 6 e 8. Seu fundador, August Horch, acabou sendo 'expulso' de sua empresa e depois fundou a Audi (mas essa é outra história). Em 1932, a Horch passou a integrar a Auto Union, juntamente com a DKW, a Audi e a Wanderer.

72115796-770-0@2X.jpg

Os Horch da série 8 eram esportivos com motores de 8 cilindros e os Horch da série 853, especificamente, tinham um motor com oito cilindros em linha e 4.944 centímetros cúbicos. A foto acima mostra a frente e o lado direito, enquanto a foto abaixo mostra a traseira e o lado esquerdo de um modelo 853 Sport Coupe restaurado recentemente e disponível para negociação nos Estados Unidos. Ele pode ser visto no site da empresa norte-americana Hemmings Motor News.

69202268-770-0@2X.jpg

O design do carro surgiu ainda no período em que ocorria a transição dos automóveis com design muito influenciado pelo design das carruagens para os automóveis com design que pode ser considerado moderno. O cofre do motor ainda aparece independente dos paralamas e nitidamente sem integração com o habitáculo. Os paralamas traseiros também são evidentes e existe um apara barro nas soleiras das duas portas. Além do pneu de reserva que aparece bastante disponível.

69202273-770-0@2X.jpg

O interior do Horch 853 é bastante agradável, até onde é possível um automóvel tão antigo ser agradável, se for comparado aos automóveis com concepções mais modernas. Os instrumentos encontram-se relativamente bem disponíveis e existe certa ergonomia nas posições do volante e do barra acionadora da caixa de velocidades. o volante tem diâmetro bastante grande, como era comum naquela época. Caixa, aliás, com quatro velocidades.

69202277-770-0@2X.jpg

O Horch 853 era um modelo esportivo por vocação e contava com apenas dois lugares, o que era denunciado por conter apenas duas portas em uma carroceria com habitáculo relativamente curto. Os modelos da Horch não costumavam oferecer um bagageiro muito espaçoso e nem tinham algo como uma 'tampa de porta malas'. Então as bagagens, que nitidamente não seriam bem vindas, deveriam ser acomodadas em um compartimento atrás dos bancos.

72115773-770-0@2X.jpg

A restauração desse exemplar foi primorosa, o que pode ser evidenciados em alguns detalhes e em alguns ângulos do carro. A foto acima mostra um detalhe do acabamento dos tapetes e do banco do condutor, além da caixa de ar do lado esquerdo. Uma comparação também pode ser feita com um outro exemplar de Horch, também modelo 853 mas um Sport Cabriolet, leiloado alguns anos atrás e também retratado aqui em um artigo.

69202282-770-0@2X.jpg

O longo cofre do motor nitidamente alberga um longo bloco, com oito cilindros em linha. Alguns modelos da Horch e também da Wanderer, quando equipados com longos blocos com cilindros em linha chegavam a ter bagageiros laterais a frente das portas dos passageiros e atrás dos paralamas. A grade dianteira mantém a tradição do início do século, com radiador exposto. As rodas raiadas pintadas em preto, com aros e calotas cromados, conferem charme e distinção a este exemplar.

69202291-770-0@2X.jpg

A traseira é dominada pela roda de reserva ou sobressalente, a tradicional 'estepe', bastante 'à mão'. Era uma época em que os pneus eram radiais e não eram tão resistentes quanto os pneus disponíveis atualmente, com uma durabilidade bastante menor, produzidos ainda em borracha vegetal. As linhas de todo o modelo, frente, laterais e traseira, mas principalmente as linhas da parte traseira, denunciam uma preocupação com a aerodinâmica.

69202279-770-0@2X.jpg

As portas abriam no sentido contrário, o chamado sentido 'suicida', menos seguro mas muito mais confortável para acesso ao habitáculo. A maçaneta adicional permite ajustar o ângulo do quebra vento. A janela traseira é basculante e contribui de modo fundamental na circulação de ar para os passageiros. O carro foi projetado para ser usado em países com clima temperado, e naquela época ainda não era comum o emprego de aparelhos para climatização interna.

72115786-770-0@2X.jpg

O motor tinha oito cilindros em linha e disponibilizava cerca de 100 cavalos, levando o modelo a uma velocidade máxima estimada em 140 km/h. O 853 tinha tração traseira a freios a tambor. A experiência da Horch com automóveis de alto desempenho e com motores esportivos era uma das responsáveis pela famosas flechas de prata da Auto Union, multi campeãs durante os anos 1930.

72115767-770-0@2X.jpg

O Horch 853 foi produzido entre 1937 e 1940 e não existem registros precisos sobre sua produção, mas raros exemplares sobreviveram à Segunda Guerra Mundial. Entretanto, a produção anual da Horch, considerando todos os modelos produzidos, era de aproximadamente pouco mais de dois mil exemplares por ano.

[Créditos das fotos: Hemmings Motor News.]


Alexandre Beluco

Engenheiro, pesquisador, professor universitário. Especialista em energias renováveis. Apaixonado por motores de dois tempos.
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Alexandre Beluco