i appear missing

vou ser feliz e já volto.

Guilherme Mariano

tenho medo de começar a ser feliz e surgir efeito colateral como puxar coro de musica de onibus de excursao ou tirar foto de braços abertos.

Desmontando e analisando uma maquina chamada: Led Zeppelin

Com certeza todo verdadeiro fã de rock já ouviu esses 4 elementos fundamentais da musica, ou com certeza já escutou o clássico "Stairway to Heaven". Porém, Led Zeppelin não se resumo a essa musica, muito pelo contrario, essa é apenas um misero pedaço desse universo chamado Led Zeppelin, que irei falar sobre sua discografia e recomendações de musicas para cada álbum.


Para começa a falar sobre Led Zeppelin, devemos falar sobre os 4 integrantes da banda, claro; Jimmy Page (Guitarra), Robert Plant (Vocais), John Bonham (Bateria) e John Paul Jones (Baixo, Teclado). Banda formada em 1968, podemos assim dizer que eles misturavam um som pesado na época, com uma grande pegada de Blues e musica Psicodélica, formando um som único que somente esses 4 poderiam fazer com tamanha genialidade. Nesse artigo meu objetivo não é aprofundar sobre a historia da banda, mas sim analisar sua discografia, que por sinal é uma das mais completas, somente chegando atras dos Beatles, que podemos concordar, é a mais importante banda da historia. São 9 discos de estúdio e inúmeras compilações e box sets.

Thumbnail image for tumblr_oi1hzdxFbD1snb6qwo1_500.jpg

Infelizmente em 25 de setembro de 1980, durante uma turnê norte-americana, a primeira da banda desde 1977, foi programada para se iniciar em 17 de outubro de 1980. Durante a viagem Bonham pediu para parar para o café da manhã, onde ele bebeu quatro vodkas quádruplas (450 ml) com um pedaço de presunto. Depois de dar uma mordida no pedaço de presunto, ele disse ao seu assistente, "Café da manhã". Bonham continuou a beber muito quando chegou ao estúdio. Os ensaios foram interrompidos na tarde daquela noite, e a banda se retirou para a casa de Page. Depois da meia noite, Bonham, que havia caído no sono, foi levado para a cama e colocou em seu lado. Às 1:45 do dia seguinte Benji LeFevre (gerente da nova turnê do Led Zeppelin) e John Paul Jones encontraram Bonham morto. A causa da morte foi asfixia de vômito; uma autópsia não encontrou outras drogas em seu corpo. Bonham foi cremado em 10 de outubro de 1980, e suas cinzas foram enterradas na igreja paroquial de Rushock em Droitwich, Worcestershire. O veredito de morte acidental foi devolvido a um inquérito realizado em 27 de outubro. Uma grande perda para o rock mundial, baterista único, que faz falta até hoje, com ritmos e solos únicos, como podemos escutar em "Moby Dick". Com uma pegada agressiva, não era atoa que seu apelido era The Beast. Apos a morte de Bonham, os membros do Led Zeppelin decidiram dissolver o grupo.

DISCOGRAFIA

Led Zeppelin Thumbnail image for 332f9322471e4ca4541f09046023e406.jpg

Sobre: Disco de estreia da banda, já com um zeppelin de chumbo na capa. Muitos fãs de Led citam esse primeiro disco como um dos melhores albuns de estreia, não é atoa, é um album com muitos sucessos e no começo já mostra o estilo de fazer musica do Led Zeppelin, com uma bateria agressiva e uma guitarra também muito pesada. Robert Plant já se lança como o vocalista icônico de rock já no primeiro disco. e John Bonham com o bumbo duplo em "Good Times Bad Times" ele já abre o disco mostrando "olha só, acostume-se eu sou o melhor batera dessa porra nos próximos 10 anos"

Ano de Lançamento: 12 de janeiro de 1969

Recomendações de Música: Good Times Bad Times, Babe I'm Gonna Leave You, Dazed and Confused.

Led Zeppelin IIledzeppelin2-560x560.jpg

Sobre: Nesse disco, posso dizer que Led Zeppelin se solidificou como Led Zeppelin, eles cristalizaram a essência da banda. Todos os elementos que definiram Led estão neste disco. Com o solo de bateria incrivel de John Bonham em "Moby Dick" como já havia citado na introdução, a maioria das pessoas não gostam muito de solos de bateria, mas se eu mostrasse para a minha mãe teria certeza que ele iria gostar, alguns momentos do solo ele toca sem as baquetas.

Ano de Lançamento: 22 de outubro de 1969

Recomendações de Música: Whole Lotta Love, The Lemon Song, Thank You, Ramble On, Moby Dick.

Led Zeppelin IIIled-zeppelin-III.png

Sobre: Esse não é um disco muito popular do Led Zeppelin, por incrível que pareça, da galera que não é fã de Led, infelizmente ignoram este álbum, que é um erro gravíssimo. Esse é um disco legal porque tem uma pegada mais Folk da banda, o lado A uma pancadaria e o resto um acústico magistral. Buscando temas do Reino Unido antigo, Plant é fissurado por estes temas.

Ano de Lançamento: 5 de outubro de 1970

Recomendações de Música: Immigrant Song, Celebration Day, Gallows Pole, Tangerine.

Led Zeppelin IV61qTE9kINgL.jpg

Sobre: Talvez o álbum mais emblemático do Led Zeppelin, esse é o disco que todo mundo que não sabe o que é Led Zeppelin conhece. Com certeza, se você nunca ouviu Zeppelin na vida, eu recomendaria começar a escutar a banda por este álbum. É nesse disco que se apresenta a canção "stairway to heaven", com certeza a musica mais famosa deles. Você quer colocar uma criança para gostar de rock, uma boa dica é colocar o Led IV.

Ano de Lançamento: 8 de novembro de 1971

Recomendações de Música: Rock and Roll, Black Dog, Stairway to Heaven, Four Sticks.

Houses of the Holywealp95830-1.jpg

Sobre: Talvez a melhor abertura de um disco, sem sombra de duvidas. Com certeza você já deve ter visto a arte desta capa em algum lugar. Jimmy Page compondo de forma magistral a canção "The Rain Song", que até no momento em que escrevo esse artigo, me pergunto como foi possível de compor esta canção. Um ótimo de disco do Led.

Ano de Lançamento: 28 de março de 1973

Recomendações de Música: The Rain Song, Over the Hills and Far Away, Dancing Days.

Physical Graffiti081227957940.jpeg

Sobre: Na minha opinião, a capa mais bonita da discografia do Led Zeppelin, e também é um disco duplo, eles tinham muito material na manga dos outros discos, no disco 1 são musicas gravadas na época, já o disco 2 são sobras de estúdio, mas só que sobras de estúdio do Led Zeppelin não é qualquer material, é o mesmo nível das musicas incluídas em seus discos.

Ano de Lançamento: 24 de fevereiro de 1975

Recomendações de Música: Custard Pie, Kashmir, In the Light, Ten Years Gone.

Presencepresence_front.jpg

Sobre: Nessa época foi bem difícil para o Led, Plant sofreu um acidente de carro e ficou entre a vida e a morte, ele gravou todo o disco em cadeira de rodas, ninguém sabia se ele iria voltar a andar. Page conseguiu deixar o disco bem pesado, sem nenhuma balada, quase um álbum punk rock. Recomendado para quem gosta de um som mais rápido e pesado.

Ano de Lançamento: 31 de março de 1976

Recomendações de Música: For Your Life, Nobody's Fault But Mine, Hots On for Nowhere.

In Through the Out DoorLed_Zeppelin_-_In_Through_the_Out_Door.jpg

Sobre: Uma curiosidade muito legal, é que este disco foi lançado com varias capas alternativas. É a mesma cena, fotografada em ângulos diferentes, e cada disco que você comprava, não sabia em qual capa iria sair, porque ele estava dentro de um envelope pardo. Led é uma grande banda tanto no âmbito musical, quanto no âmbito artístico. Este álbum comparado ao seu antecessor "Presence", é algo bem mais voltado ao Pop, John Paul Jones domina o disco completamente nos teclados. Um ótimo disco do Zeppelin.

Ano de Lançamento: 15 de agosto de 1979

Recomendações de Música: Fool in the Rain, All My Love, I'm Gonna Crawl.

CODA09b.jpg

Sobre: Ultimo disco da banda, lançando o que restava para lançar. Page não é um grande fã de lançar sobras, segundo ele, o que o Led gravou, é o que a banda tem a oferecer, tanto que ele queimava qualquer sobra de estúdio. Por isso que a discografia do Zeppelin é algo tão redondo e encaixado,por esse motivo eles tem essa fama e essa presença, porque só lançavam o melhor deles.

Ano de Lançamento: 19 de novembro de 1982

Recomendações de Música: We're Gonna Groove, I Can’t Quit You Baby, Bonzo's Montreaux.

Com certeza uma das bandas mais importantes do Rock, um jeito único de tocar, 4 integrantes desempenhando de forma magistral cada instrumento, uma verdadeira banda de Rock. Agressivo, inovador, genial e que faz muita falta nos dias de hoje, com o Rock praticamente sonolento e respirando sobre aparelhos. Uma banda que faz muita falta para todos nós.


Guilherme Mariano

tenho medo de começar a ser feliz e surgir efeito colateral como puxar coro de musica de onibus de excursao ou tirar foto de braços abertos..
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/musica// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Guilherme Mariano
Site Meter