i appear missing

vou ser feliz e já volto.

Guilherme Mariano

tenho medo de começar a ser feliz e surgir efeito colateral como puxar coro de musica de onibus de excursao ou tirar foto de braços abertos.

STONER ROCK – MAIS SECO, MAIS QUENTE E MUITO MAIS GRAVE.

Sejam bem vindos ao deserto, vamos falar sobre Stoner rock. Pegue a base de Heavy Metal e misture com sub gêneros e elementos como Acid Rock, Rock Psicodélico, Blues Rock e na maioria das vezes Doom Metal e com uma afinação baixa, pesada e suja.


Fica até difícil falar quando foi o ponto inicial do Stoner Rock, esse termo “Stoner Rock” só foi surgir em 1997 quando foi lançado uma coletânea chamada “Burn One Up – Music For Stoners”, nessa coletânea havia musicas do Fu Manchu, Queens Of The Stone Age e Sleep entre outras bandas.

Antes vamos falar sobre a sonoridade do gênero, claramente o Stoner pegou como fonte estilos variados como Heavy Metal, Doom Metal, Hard Rock, Blues, Rock Psicodélico e Acid Rock, tendo como uma das principais características Riffs densos, andamentos em tempo médio e vocais graves e marcantes.

Podemos dizer que o gênero nasceu oficialmente na Califórnia (E.U.A.) e tem como bandas que ajudaram a popularizar o gênero as bandas Kyuss e Sleep, ambas são consideradas as principais do estilo, tendo o Kyuss iniciado sua carreira em 1988 e o Sleep em 1990.

kyussnew.jpg

Kyuss, uma das maiores referências Stoner da época, contava com John Garcia (vocal), Chris Cockrell (baixo), Nick Oliveria (guitarra base), Brant Bjork (bateria) e Josh Homme (guitarra). A banda inicialmente se chamava “Katzenjammer ”, porém, logo trocaram o nome para “Sons of Kyuss”, para o lançamento do seu primeiro EP. E com isso surgem as chamadas "generator parties", festivais no meio do deserto regadas a bebidas e drogas ilícitas, basicamente o festival usava geradores movidos a gasolina para gerar energia para os equipamentos. Josh Homme começou a ganhar notoriedade por tocar guitarra elétrica através de amplificadores de baixo para criar um som grave e pesado. Após o lançamento do primeiro EP, Chris Cockrell deixa a banda. Nick Oliveri é chamado para tocar baixo no lugar de Cockrell e a banda consegue assinar um contrato com um pequeno selo californiano chamado Dali Records. A banda então muda seu nome novamente somente para Kyuss.

Irei recomendar grandes Álbuns para você que não conhece o gênero, e assim quer conhecer melhor.

RECOMENDAÇÕES:

Kyuss_Wretch.jpg

Kyuss_Welcome_to_Sky_Valley.jpg

QUEENS-OF-THE-STONE-AGE-same-title.jpg

queens-of-the-stone-age_rated-r_1.jpg

Sleep's_Holy_Mountain.jpg

Folder.jpg

É evidente que nomes como Black Sabbath e Led Zeppelin, foram as primeiras bandas a influenciar esse novo som que estava surgindo, também podemos citar a primeira banda do Lemmy (Motorhead) chamada “Hawkwind”, que mistura elementos de psicodélico e space rock. Um dos grandes diferencias do estilo é sua premissa de aliar música com o imaginário e viagens psicodélicas atuais.

Também temos bandas de Stoner Rock aqui no Brasil. O Evil Motor carrega o peso Stoner no seu primeiro álbum, lançando em 1994 o álbum, “Mr Insane”. Porém foi no estado de Goiás, na capital Goiânia, que o estilo obteve um “boom” generalizado com as bandas, Hellbenders e Black Drawning Chalks, que com seus primeiros registros podemos ver nitidamente um grande trabalho, ambas as bandas de alta qualidade. Sendo a banda Hellbenders a primeira banda a gravar o Album no lendário estúdio “Rancho de La Luna”, o principal estúdio de Stoner e Desert Rock do mundo, já passaram grandes bandas lá como por exemplo: Queens Of The Stone Age, Arctic Monkeys, Foo Fighters e também as lendárias “Desert Sessions” organizado por Josh Homme (Queens Of The Stone Age), que consistia em sessões de gravação que aconteceram entre 1997 e 2003, e no fim tudo foi reunido em 10 discos/EPS, com vários convidados como integrantes da banda Kyuss, PJ Harvey, Soundgarden, Monster Magnet. Tem muito Stoner Rock mas também bastante rock experimental.


Guilherme Mariano

tenho medo de começar a ser feliz e surgir efeito colateral como puxar coro de musica de onibus de excursao ou tirar foto de braços abertos..
Saiba como escrever na obvious.
version 5/s/musica// @obvious, @obvioushp //Guilherme Mariano