idees

Meus pensamentos, sua opinião.

Jonas Moura

Uso as palavras para falar ao mundo o que penso.
Observo. Amo. Ouço. Declaro.
Compartilho ideias, quero colher pensamentos.

Uma vida sem revolução

Depois de 10 anos do grandioso Titanic, Leonardo di Caprio e Kate Winslet se reencontraram em cena. Dessa vez, para contar outra estória - A tragédia de uma vida sem revolução.


Fotor_148223193991683.jpg

Todos nós temos sonhos, vontades que alimentam nossos dias e o desejo de continuar a vida. Somos avessos a rotina e quando reféns dela, nos aprisionamos numa acomodação inconsciente capaz de reduzir nossos planos a mais profunda sensação de infelicidade. Há quem suporte às horas mornas da quietude, porém há quem se sufoque na ideia da vida sem movimento, sem sentido algum.

Mas, afinal qual é o sentido da vida?

Pensar essa questão pode nos fazer beirar à insanidade. Por isso, talvez, seja mais são ,apenas viver. Descobrir esse mistério é algo mais pessoal do que uma regra que possa ser aplicada ao senso comum. O sentido da vida é empírico. O mundo real te oferece os elementos, os modelos, as suposições. Mas, você é quem decide a sua motivação, a sua escolha. Ciente de que o peso dessas decisões serão o reflexo do que você é.

Um casamento, filhos, família. Um emprego bem remunerado, estabilidade financeira e profissional. Uma casa confortável num local admirado. A vida perfeita para todos, digna da inveja alheia, mesmo que esse não seja o objetivo. A liberdade de viajar, conhecer outros mundos, outras culturas. O desapego aos bens materiais, ao dinheiro, ao êxito no mundo cada vez mais capitalista, primitivo em sua essência competitiva. Percebam que há milhões de alternativas, o que se pretende é a opção.

Uma liberdade que levanta questionamentos. Somos realmente donos dessas escolhas ou vivemos em função da pressão cotidiana que nos submete ao conformismo? Somos mesmos felizes ou gozamos de uma aparente sensação de harmonia? O que se esconde por trás de toda essa perfeição que promete o mundo ? O que é realmente a felicidade? - Difícil responder.

Os sonhos e as frustrações devem permeiar essas respostas. Andam em linhas paralelas, se completam ou se destroem. Sobre o livre arbítrio que define o estilo de vida é que surge a dúvida. Uma ilusão de como se ver o mundo põe em risco a escolha de como viveremos neste mundo. Essa decisão define a plenitude ou o desastre que é se deixar sufocar pela realidade. Arrisque ou torne-se mais um... Nada mais, além do vazio e desprazer.

Essa é a conversa de "Foi apenas um Sonho" do diretor Sam Mendes. A busca pela felicidade, a tortura das aparências, o medo de seguir em frente, lutar pelo que se acredita. Como viver sem revoluções? Como aceitar o destino sem querer mudá-lo? Ser apenas espectador da própria história ? E, por fim, definhar sendo o que não se desejava ser. Triste, mas realmente possível.

O filme marca o reencontro do Di Caprio e da Kate Winslet, dez anos após Titanic, um dos maiores sucessos do cinema mundial. Mais maduros, os atores só reafirmam seus talentos. Numa temática muito mais complexa e densa, acertam em suas interpretações. O resultado é interessante e induz a reflexões mais sérias. Pois, nem sempre um final feliz é sinônimo de aprendizado. A vida real não é um conto de fadas


Jonas Moura

Uso as palavras para falar ao mundo o que penso. Observo. Amo. Ouço. Declaro. Compartilho ideias, quero colher pensamentos. .
Saiba como escrever na obvious.
version 6/s/cinema// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Jonas Moura
Site Meter