imagens e palavras

REFLEXÕES SOBRE LITERATURA E CINEMA

Fernanda Villas Boas

  • gente que vem e vai 2.jpg
    POR UM NOVO AMOR

    Em idas e voltas, Bea, arquiteta em Madrid, é traída pelo namorado e resolve recomeçar sua vida buscando carinho e proteção com sua família excêntrica e amorosa.

  • DOR E GLORIA 3.jpg
    DOR E GLÓRIA: UMA METALINGUAGEM
    Dor e Glória, (2019)último filme de Almodóvar, faz um caminho em direção à sua história, principalmente pelo tom pessoal e emocionado do protagonista Salvador, interpretado com primor por Antônio Bandeiras. O diretor, depois da morte de sua ...
  • está  tudo certo.jpg
    ESTÁ TUDO SILENCIADO

    Filme alemão, Alles Ist Gut, "Está tudo certo" dirigido por Eva Trobisch relata com detalhes o estupro de uma jovem e o seu estado psicológico simbolizado pelo silêncio machista depois do crime.

  • a esposa 2.jpg
    A ESPOSA

    Baseado no livro “The Wife” da autora Meg Wolitzer, A Esposa, é dirigido pelo Björn Runge que passa a história com o foco principal na personagem Joan, e seu comportamento controlado pelo marido repressor e mentiroso.

  • não sou louca.jpg
    NÃO SOU LOUCA

    No estoy loca” dirigido por Nicolás López trata de Carolina, uma mulher de 38 anos, que leva uma vida de casada regular até o marido mostrar desinteresse. Devido à incapacidade de ter filhos, ela bebe muito e se acaba quando o marido conta sobre a traição com sua melhor amiga.Sem saber lidar com a situação, ela se desestabiliza e comete o suicídio, terminando internada em uma clínica psiquiátrica.

  • 20180406172912_00001.jpg
    COLAGEM, SONHOS, INCONSCIENTE COM MARCIO SILVA OLIVEIRA
    A colagem é uma forma de arte aceita e valorizada. Ela permite ao artista a liberdade de abordar o meio que o cerca de qualquer maneira sem restrições de formatos, texturas ou materiais. Este meio é uma forma direta de comunicação para o ...
  • candelaria-beijo.jpg
    CANDELARIA, LUZ, RISO, AMOR NA VELHICE

    Com direção de Jhonny Hendrix Hinestroza, Candelaria se passa em Havana, 1994. Com a Guerra Fria chegando ao fim e a União Soviética se desintegrando, o embargo à Cuba continua intacto e mais firme do que nunca. No meio disso tudo, a vida do casal Candelaria, 75, e Victor Hugo, 76, está cada vez mais monótona e triste. Mas toda a fase obscura começa a mudar quando encontram uma câmera e, curiosos, passam a filmar seu dia a dia, e reencontram parte de sua vida perdida.

  • My-Happy-FAmily-2017.jpg
    UMA MULHER À PROCURA DE SI MESMA

    My Happy Family (Georgia ჩემი ბედნიერი ოჯახი) é um filme da Georgia 2017 dirigido por Nana Ekytimishvill e ganhou diversos prêmios. A história de Manana (Ia Shughliashvil) uma mulher de 52 anos que resolve abandonar a família e buscar sua felicidade em uma sociedade religiosa que julga vergonhoso, uma mulher se separare ser independente.

  • as estrelas 2.jpg
    AS ESTRELAS ESPECIAIS

    Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial. O filme conta a história de um menino e 9 anos chamado Ishaan Awasthi, ele sofre de dislexia, estuda em uma escola normal e repetiu uma vez o terceiro período e vai para um internato onde seu sofrimento infinito é percebido pelo professor de artes.

  • o-autor-2017-screen2.jpg
    O AUTOR: A METALINGUAGEM DO CINEMA

    El autor direção de Manuel Cuenca (2018) com Álvaro (Javier Gutiérrez) sonha em ser escritor, de alta literatura, não escritor de bestsellers que sua esposa Amanda (María León) gosta. Quando ele encontra a mulher o traindo, ele decide largá-la e sair do emprego para tentar alcançar seu sonho. Ele começa a provocar conflitos reais para então poder escrever sobre eles, mas ele é a principal vítima dos seus atos.

  • rita pensando jpg.jpg
    RITA: A SOLIDÃO DE UMA PROFESSORA

    Rita é uma série dinamarquesa dirigida por Christian Torpe para a Netflix que obteve grande sucesso no exterior e no Brasil.Em quatro temporadas, a série segue a trajetória de uma professora rebelde, querida pelos alunos, imatura emocionalmente, mas convincente, até por razões do roteiro ir perdendo tudo, ou quase tudo, que a mantinha forte em suas botas.

  • o quadrado 4.jpg
    O QUADRADO: ATÉ QUE PONTO A ARTE É ARTE

    O Quadrado, filme dirigido pelo sueco, Ruben Ostland (2017) faz uma autocrítica às instalações e outras formas de arte contemporânea que pretendem criticar as desigualdades sociais, mas nem sempre são fiéis ao seu papel de criação subjetiva que liberta e elucida a consciência humana, por causa dos organizadores de exposições caras.

  • merli 2.jpg
    MERLÍ: reflexão e filosofia renascem na série catalã

    Uma série catalá encanta e seduz à filosofia através de Merlí, um professor que ousa ensinar do seu modo Filosofia a adolescentes que nem pensavam que existia esta ciência humana. Com a produção de Héctor Lozano a história se abre entre conflitos, soluções, diferenças e conquistas dentro de uma escola pública em Barcelona.

  • o estranho que nós amamos  6jpg.jpg
    o estranho que nós amamos: sexualidade e repressão

    O filme de época O Estranho que nós amamos, baseado em um romance de Thomas P. Cullinan, de 20161966, que tinha virado filme em 1971, de mesmo nome, com Clint Eastwood é dirigido por Sofia Coppola que ganhou seu primeiro prêmio de direção em Cannes em 2016.

  • bluejay_01 (1).png
    BLUE JAY: A INTENSIDADE DO AMOR

    Blue Jay dirigido por Alexandre Lehmann conta a história de um reencontro em sua pequena cidade natal na Califórnia de dois ex-namorados (Mark Duplass e Sarah Paulson) do ensino médio. Os dois lembram do passado que compartilharam e passam a refletir sobre ele, levando em conta suas vidas atuais, que parecem não serem satisfatórias para eles.