imagens e palavras

REFLEXÕES SOBRE LITERATURA E CINEMA

Fernanda Villas Boas

  • candelaria-beijo.jpg
    CANDELARIA, LUZ, RISO, AMOR NA VELHICE

    Com direção de Jhonny Hendrix Hinestroza, Candelaria se passa em Havana, 1994. Com a Guerra Fria chegando ao fim e a União Soviética se desintegrando, o embargo à Cuba continua intacto e mais firme do que nunca. No meio disso tudo, a vida do casal Candelaria, 75, e Victor Hugo, 76, está cada vez mais monótona e triste. Mas toda a fase obscura começa a mudar quando encontram uma câmera e, curiosos, passam a filmar seu dia a dia, e reencontram parte de sua vida perdida.

  • My-Happy-FAmily-2017.jpg
    UMA MULHER À PROCURA DE SI MESMA

    My Happy Family (Georgia ჩემი ბედნიერი ოჯახი) é um filme da Georgia 2017 dirigido por Nana Ekytimishvill e ganhou diversos prêmios. A história de Manana (Ia Shughliashvil) uma mulher de 52 anos que resolve abandonar a família e buscar sua felicidade em uma sociedade religiosa que julga vergonhoso, uma mulher se separare ser independente.

  • as estrelas 2.jpg
    AS ESTRELAS ESPECIAIS

    Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial. O filme conta a história de um menino e 9 anos chamado Ishaan Awasthi, ele sofre de dislexia, estuda em uma escola normal e repetiu uma vez o terceiro período e vai para um internato onde seu sofrimento infinito é percebido pelo professor de artes.

  • o-autor-2017-screen2.jpg
    O AUTOR: A METALINGUAGEM DO CINEMA

    El autor direção de Manuel Cuenca (2018) com Álvaro (Javier Gutiérrez) sonha em ser escritor, de alta literatura, não escritor de bestsellers que sua esposa Amanda (María León) gosta. Quando ele encontra a mulher o traindo, ele decide largá-la e sair do emprego para tentar alcançar seu sonho. Ele começa a provocar conflitos reais para então poder escrever sobre eles, mas ele é a principal vítima dos seus atos.

  • rita pensando jpg.jpg
    RITA: A SOLIDÃO DE UMA PROFESSORA

    Rita é uma série dinamarquesa dirigida por Christian Torpe para a Netflix que obteve grande sucesso no exterior e no Brasil.Em quatro temporadas, a série segue a trajetória de uma professora rebelde, querida pelos alunos, imatura emocionalmente, mas convincente, até por razões do roteiro ir perdendo tudo, ou quase tudo, que a mantinha forte em suas botas.

  • o quadrado 4.jpg
    O QUADRADO: ATÉ QUE PONTO A ARTE É ARTE

    O Quadrado, filme dirigido pelo sueco, Ruben Ostland (2017) faz uma autocrítica às instalações e outras formas de arte contemporânea que pretendem criticar as desigualdades sociais, mas nem sempre são fiéis ao seu papel de criação subjetiva que liberta e elucida a consciência humana, por causa dos organizadores de exposições caras.

  • merli 2.jpg
    MERLÍ: reflexão e filosofia renascem na série catalã

    Uma série catalá encanta e seduz à filosofia através de Merlí, um professor que ousa ensinar do seu modo Filosofia a adolescentes que nem pensavam que existia esta ciência humana. Com a produção de Héctor Lozano a história se abre entre conflitos, soluções, diferenças e conquistas dentro de uma escola pública em Barcelona.

  • o estranho que nós amamos  6jpg.jpg
    o estranho que nós amamos: sexualidade e repressão

    O filme de época O Estranho que nós amamos, baseado em um romance de Thomas P. Cullinan, de 20161966, que tinha virado filme em 1971, de mesmo nome, com Clint Eastwood é dirigido por Sofia Coppola que ganhou seu primeiro prêmio de direção em Cannes em 2016.

  • bluejay_01 (1).png
    BLUE JAY: A INTENSIDADE DO AMOR

    Blue Jay dirigido por Alexandre Lehmann conta a história de um reencontro em sua pequena cidade natal na Califórnia de dois ex-namorados (Mark Duplass e Sarah Paulson) do ensino médio. Os dois lembram do passado que compartilharam e passam a refletir sobre ele, levando em conta suas vidas atuais, que parecem não serem satisfatórias para eles.

  • grace-.jpg
    Alias, Grace:Assassina ou Vítima?

    Alias, Grace filme dirigido por David Cronenberg é baseado no romance da Margaret Atwood e relata a história verídica de Grace Marks presa por duplo homicídio em 1843 em Toronto e sua trajetória durante 43 anos em uma prisão com passagem no manicômio até sua própria narração ao psiquiatra Dr. Jordan.

  • 80dcb12c4cc949db8e1871b20ea5e4f6.jpg
    EUNGYO: ANJO SEDUTOR

    Eungyo - Musa é um filme sul coreano dirigido por JungJi-woo (2012)que envolve o amor de uma jovem colegial virgem e sedutora que encanta um senhor poeta e professor com setenta anos, com pureza e um erotismo sonhado até o desequilíbrio causado pelos ciúmes do assistente também jovem e ambicioso Ji Woo, símbolo da posse e da inveja destrutiva.

  • nossas noites 3.png
    NOSSAS NOITES: VAMOS DORMIR JUNTOS?

    Our souls at night ( 2017)Nossas Noites, dirigido por Addie Moore (Jane Fonda) é uma viúva que vive solitária desde que seu marido faleceu. Um dia, ela resolve fazer uma visita inesperada ao seu vizinho, Louis Waters (Robert Redford), cuja esposa também faleceu recentemente. Do encontro, uma relação inusitada, sensível e romântica.

  • ultimos dias 5.jpg
    ÚLTIMOS DIAS EM HAVANA: CONFLITOS E SEPARAÇÕES

    Últimos Dias em Havana dirigido por Fernando Pérez (2017), que também é roteirista do longa ao lado de Abel Rodríguez, é estrelado por Patricio Wood e Jorge Martínez e retrata as dificuldades vividas pelos habitantes de Cuba nos dias atuais e o desejo de muitos de seus habitantes de emigrar para os Estados Unidos.

  • 20170303_081207.jpg
    REVOLUÇÃO DIGITAL

    Novos e poderosos computadores de mesa; novos softwares adaptáveis e autoevolutivos; novos dispositivos móveis de comunicação que estendem as conexões on-line para qualquer espaço a qualquer hora; novos trabalhadores e gerentes conectados entre si em torno de tarefas e desempenho, capazes de falar a mesma língua, a língua digital. ( Castels, 1995:214)

  • el-morro-havana-cuba-2302669[1].jpg
    MORANGO E CHOCOLATE: PRECONCEITO E LIBERDADE

    Fresa y chocolate (Morango e chocolate, em português) é um filme de co-produção cubano-mexicano-espanhola, dirigido em 1994 por Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío, a partir do conto El Lobo, el bosque y el hombre escrito por Senel Paz em 1990 que revela o preconceito aos gays e a rigidez fidelista em relação ao homossexualismo.