imagens e palavras

REFLEXÕES SOBRE LITERATURA E CINEMA

Fernanda Villas Boas

  • el-morro-havana-cuba-2302669[1].jpg
    MORANGO E CHOCOLATE: PRECONCEITO E LIBERDADE

    Fresa y chocolate (Morango e chocolate, em português) é um filme de co-produção cubano-mexicano-espanhola, dirigido em 1994 por Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío, a partir do conto El Lobo, el bosque y el hombre escrito por Senel Paz em 1990 que revela o preconceito aos gays e a rigidez fidelista em relação ao homossexualismo.

  • eleanor-rigby.jpg
    Eleanor Rigby- a dor da perda

    Cristopher Nolan (2014) dirige The Disappearance of Eleanor Rigby : Them com maestria a partir da dor de um casal jovem que desesperadamente não consegue mais viver juntos por causa de um sofrimento que só nos é dito no final.

  • o-silencio-do-ceu 2 .png
    O SILÊNCIO DO CÉU: UM CASAL SILENCIADO PELA DOR

    O filme dirigido por Marcos Dutra (2016)começa com uma cena de estupro. Dois homens se revezam na agressão sexual a Diana (Carolina Dieckmann). Mario (Leonardo Sbaraglia), chega em casa e flagra o ato pela janela. O início constitui um trauma de grande impacto que mostra dois pontos de vista que serão desenvolvidos ao longo da trama.

  • o cidadão ilustre 1.jpg
    O CIDADÃO ILUSTRE: O IMPACTO DA LITERATURA

    O Cidadão Ilustre (2016) é um filme argentino dirigido por Mariano Chon e Gaston Duprat que mostra até que ponto a literatura é de fato a interpretação sígnica da realidade em todos os seus aspectos.

  • tempestade de areia. 3.jpg
    TEMPESTADE DE AREIA

    Melhor filme estrangeiro em Sundance 2016, “Tempestade de Areia” da diretora Elite Zexer é um interessante mosaico etnográfico sobre culturas rígidas no sul de uma Israel beduína menos cosmopolita ou menos evoluída do que a imagem que se tem para o resto do mundo. Com autorização ainda do casamento poligâmico nas tribos beduínas sulistas e a total submissão da mulher.

  • moon 3.jpg
    MOONLIGHT: COMO SER NEGRO E GAY

    Filme mais reconhecido pelo Oscar 2017, com oito indicações, Moonlight: Sob a Luz do Luar se encontra no meio do caminho entre esses dois pólos, o cinema eminentemente narrativo que a Academia prestigia e o estilo mais contemplativo que costuma emplacar em festivais. Há uma tentativa de passar da narrativa para a estética pura, como anunciou Godard “ a morte da linguagem.” Este é o principal ponto nervoso do longa do roteirista e diretor Barry Jenkins.

  • belchior-morre-aos-70-anos-no-rio-grande-do-sul.jpg
    BELCHIOR- SOMENTE UM RAPAZ LATINO AMERICANO

    Nascido em 26 de outubro de 1946, em Sobral, Ceará,Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes tem 23 discos lançados. Uma da canções de maior sucesso foi " Como nossos pais", do seu segundo LP “ Alucinação”. Belchior é um ícone da MPB com seu canto melancólico e desesperado por mudanças radicais em nossa sociedade, morreu em 30/04/]2017.

  • tempo de despertar.jpg
    TEMPO DE DESPERTAR

    Tempo de Despertar de Penny Marshall ( Awakenings, 1990) relata a intervenção do médico neurologista Malcolm Sayer em um hospital psiquiátrico onde encontram-se vários pacientes que, aparentemente, estão catatônicos. Sayer sente que eles estão só "adormecidos" e que, se forem medicados da maneira certa, poderão ser despertados. Pesquisando sobre o assunto, ele chega à conclusão de que os pacientes sofrem de encefalite letárgica, e que a droga L-DOPA, usada em pacientes com o mal de Parkinson, poderia ser o medicamento ideal para tratá-los.

  • um divã bananas jpg.jpg
    UM DIVÃ PARA DOIS: ENQUANTO O AMOR DURAR

    Em Um Divã para Dois, o diretor David Frankel mostra a rotina e a solidão do casal de terceira idade, Kay (Meryl Streep) e Arnold Soames (Tommy Lee Jones) casados há 30 anos. Já não suportando a vida, Kay agenda um terapeuta de casais, Dr, Feld, com o qual tentam reavivar o sexo e o desejo entre ambos.

  • OApartamento_ finaljpg.jpg
    O APARTAMENTO: AS CONTRADIÇÕES DE UM PAÍS

    Dirigido por Asgarh Farhadi, prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes, O Apartamento conta a história de um jovem casal de atores obrigado a abandonar o lar devido ao risco de desabamento de seu prédio. Enquanto preparam-se para levar ao palco uma versão da famosa peça A Morte do Caixeiro Viajante, Rana (Taraneh Alidoosti) e Emad (Shahab Hosseini, prêmio de melhor ator em Cannes) mudam-se para um apartamento no centro de Teerã.

  • eu, daniel 5.jpg
    EU, DANIEL BLAKE: QUANDO O SISTEMA MATA

    Filme dirigido por Ken Loach, “Eu, Daniel Blake”, que lhe garantiu a segunda Palma de Ouro no Festival de Cannes 2016 nos acorda para a estupídez da burocracia e a gradativa pobreza do capitalismo.

  • LaLaLand_clip_play 5.jpg
    La La land : a música em movimento

    Ao chegar em Los Angeles o pianista de jazz Sebastian (Ryan Gosling) conhece a atriz iniciante Mia (Emma Stone) e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem o sucesso.

  • marguerite-abre-e1454002071975.jpg
    MARGUERITE- A HIPOCRISIA DA ELITE

    Nos anos 1920, a rica Marguerite Dumont (Catherine Frot) está convencida de que tem uma belíssima voz, e organiza vários concertos privados em sua mansão. Ela é muito apreciada pela generosidade e pelas belas festas, mas ninguém tem coragem de dizer que Marguerite canta incrivelmente mal. Um dia, a artista decide se apresentar em público. O marido teme a reação negativa, mas ela contrata um professor e se prepara para a apresentação de sua vida.

  • cafe society 3.jpg
    CAFE SOCIETY

    Filme dirigido por Woody Allen ( 2016) narra a vida de Bobby (Jesse Eisenberg) um jovem aspirante a escritor, que resolve se mudar de Nova York para Los Angeles. Lá ele deseja ingressar na indústria cinematográfica com a ajuda de seu tio Phil (Steve Carell), um produtor que conhece a elite da sétima arte. Após um bom período de espera, Bobby consegue o emprego de entregador de mensagens dentro da empresa de Phil. Enquanto aguarda uma oportunidade melhor, ele se envolve com Vonnie (Kristen Stewart), a secretária particular de seu tio. Só que ela, por mais que goste de Bobby, mantém um relacionamento secreto.

  • elis-regina-filme-blah-cultural.jpg
    ELIS, a vida de uma grande mulher pequena

    Cantora desde a infância, Elis Regina Carvalho Costa (Andreia Horta) entra na vida adulta deixando o Rio Grande do Sul para espalhar seu talento pelo Brasil a partir do Rio de Janeiro. Em rápida ascensão, ela logo conquista uma legião de fãs, entre eles o famoso compositor e produtor Ronaldo Bôscoli (Gustavo Machado), com quem acaba se casando. Estrela de TV, polêmica, intensa e briguenta, a "Pimentinha" não tarda a ser reconhecida como a maior voz do Brasil, em carreira marcada por altos e baixos.

Site Meter