imagens e palavras

REFLEXÕES SOBRE LITERATURA E CINEMA

Fernanda Villas Boas

  • ella john 5.jpg
    DOIS IDOSOS NA ESTRADA

    Ella e John é um filme extremamente sutil, denso e humano dirigido por Paolo Virtz ( 2017) que nos abra corações e mentes para a velhice se esta for vivida com muito amor e companheirismo. A história deste casal nos faz acreditar em, nossa capacidade de amar, cuidar e viver juntos.

  • 8-em-Istambul-capa-conti.png
    8 em Istambul: A MUDANÇA EM ANÁLISE

    “8 em Istambul”, com direção e roteiro de Berkun Oya, nos apresenta uma trama que envolve 8 pessoas com vidas e condições sociais diferentes que têm seus caminhos interseccionados e mutuamente afetados por seus encontros.

  • parasita 1.jpg
    DESIGUALDADE, MISÉRIA E LUXO EM PARASITA

    PARASITA é um filme dirigido por Bong Joon-ho, sul- coreano (2019) que mostra o abismo violento entre as castas sociais em que a miséria não dialoga com a riqueza de poucos.

  • download (7).jpg
    MACHISMO E OPRESSÃO EM A VIDA INVISÍVEL

    O filme dirigido por Karim Anouiz se baseia na história de duas irmãs, Eurídice (Carol Duarte) e Guida (Julia Stockler), filhas de uma família tradicional de portugueses no final dos anos 40 e início dos 50 e suas vidas invisíveis e ofuscadas pelo machismo.

  • bacurau 1.jpg
    BACURAU: UMA METÁFORA DO BRASIL

    Bacurau ( 2019)dirigido por Kleber Mendonça Filho é um filme metafórico e distópico que no estilo faroeste mostra a vida de uma cidade fictícia no nordeste do Brasil, onde entre a fome, a violência e a morte,seus habitantes lutam para vencer invasores norte americanos e seguir vivos.

  • chicuarotes- cagalera e menino.jpg
    OS EXCLUÍDOS

    Chicuarotes, filme dirigido por Gael Garcia Bernal (2019) é costurado por um discurso poético que humaniza e enternece uma vez que, através dos personagens Cagolares e Moloteco entramos num universo denso, miserável e violento que pede uma saida.

  • gente que vem e vai 2.jpg
    POR UM NOVO AMOR

    Em idas e voltas, Bea, arquiteta em Madrid, é traída pelo namorado e resolve recomeçar sua vida buscando carinho e proteção com sua família excêntrica e amorosa.

  • DOR E GLORIA 3.jpg
    DOR E GLÓRIA: UMA METALINGUAGEM
    Dor e Glória, (2019)último filme de Almodóvar, faz um caminho em direção à sua história, principalmente pelo tom pessoal e emocionado do protagonista Salvador, interpretado com primor por Antônio Bandeiras. O diretor, depois da morte de sua ...
  • está  tudo certo.jpg
    ESTÁ TUDO SILENCIADO

    Filme alemão, Alles Ist Gut, "Está tudo certo" dirigido por Eva Trobisch relata com detalhes o estupro de uma jovem e o seu estado psicológico simbolizado pelo silêncio machista depois do crime.

  • a esposa 2.jpg
    A ESPOSA

    Baseado no livro “The Wife” da autora Meg Wolitzer, A Esposa, é dirigido pelo Björn Runge que passa a história com o foco principal na personagem Joan, e seu comportamento controlado pelo marido repressor e mentiroso.

  • não sou louca.jpg
    NÃO SOU LOUCA

    No estoy loca” dirigido por Nicolás López trata de Carolina, uma mulher de 38 anos, que leva uma vida de casada regular até o marido mostrar desinteresse. Devido à incapacidade de ter filhos, ela bebe muito e se acaba quando o marido conta sobre a traição com sua melhor amiga.Sem saber lidar com a situação, ela se desestabiliza e comete o suicídio, terminando internada em uma clínica psiquiátrica.

  • 20180406172912_00001.jpg
    COLAGEM, SONHOS, INCONSCIENTE COM MARCIO SILVA OLIVEIRA
    A colagem é uma forma de arte aceita e valorizada. Ela permite ao artista a liberdade de abordar o meio que o cerca de qualquer maneira sem restrições de formatos, texturas ou materiais. Este meio é uma forma direta de comunicação para o ...
  • candelaria-beijo.jpg
    CANDELARIA, LUZ, RISO, AMOR NA VELHICE

    Com direção de Jhonny Hendrix Hinestroza, Candelaria se passa em Havana, 1994. Com a Guerra Fria chegando ao fim e a União Soviética se desintegrando, o embargo à Cuba continua intacto e mais firme do que nunca. No meio disso tudo, a vida do casal Candelaria, 75, e Victor Hugo, 76, está cada vez mais monótona e triste. Mas toda a fase obscura começa a mudar quando encontram uma câmera e, curiosos, passam a filmar seu dia a dia, e reencontram parte de sua vida perdida.

  • My-Happy-FAmily-2017.jpg
    UMA MULHER À PROCURA DE SI MESMA

    My Happy Family (Georgia ჩემი ბედნიერი ოჯახი) é um filme da Georgia 2017 dirigido por Nana Ekytimishvill e ganhou diversos prêmios. A história de Manana (Ia Shughliashvil) uma mulher de 52 anos que resolve abandonar a família e buscar sua felicidade em uma sociedade religiosa que julga vergonhoso, uma mulher se separare ser independente.

  • as estrelas 2.jpg
    AS ESTRELAS ESPECIAIS

    Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial. O filme conta a história de um menino e 9 anos chamado Ishaan Awasthi, ele sofre de dislexia, estuda em uma escola normal e repetiu uma vez o terceiro período e vai para um internato onde seu sofrimento infinito é percebido pelo professor de artes.