imagens e palavras

REFLEXÕES SOBRE LITERATURA E CINEMA

Fernanda Villas Boas

MELHOR É IMPOSSÍVEL: O TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

Em Nova York, um escritor grosseiro e sarcástico (Jack Nicholson) tem transtorno obsessivo compulsivo e seus alvos principais são um artista gay (Greg Kinnear), que é seu vizinho gay e uma garçonete (Helen Hunt) que enfrenta problemas por ser mãe solteira e ter que se desdobrar para cuidar de seu filho, que tem asma crônica. Mas o destino vai fazer com que eles fiquem muito mais próximos do que imaginavam.


MELHOR-É-IMPOSSIVEL.jpg

Melhor É Impossível (em inglês: As Good as It Gets) é um filme norte-americano de 1997, do gênero comédia romântica, dirigido por James L. Brooks e produzida por Laura Ziskin. É estrelado por Jack Nicholson como um romancista obsessivo-compulsivo misantropo, Helen Hunt como uma mãe solteira com um filho asmático, e Greg Kinnear como um artista gay. O roteiro foi escrito por Mark Andrus e James L. Brooks.

Melvin é um sujeito atormentado por uma doença.Ele sofre de TOC ( Transtorno Obsessivo Compulsivo) uma psiconeurose que disassocia a afetividade da razão e leva o sujeito a ter manias, como lavar as mãos sem necessidade, levar os talheres para almoçar na lanchonete, ser servido sempre pela mesma garçonete, ser arrogante e exigente com a arrumação dos objetos, pondo sempre tudo em perfeita ordem e principalmente não amar ninguém. Melvin vive recluso, odeia todo mundo, briga com vizinhos, usa as palavras da maneira mais cruel possível e, numa deliciosa contradição, escreve sobre o amor. Ele vive uma relação conturbada com Simon, seu vizinho. Um dia vai comer no restaurante de sempre e começa a conversar com a garçonete Carol. Num primeiro momento, fala coisas horríveis para ela. Depois começa a se apaixonar.

A garçonete que lhe serve o almoço todos os dias, conversa com ele a respeito de um filho doente e aos poucos os dois conversam. Ele vai se curando à medida que se permite amar. A vida de Melvin toma novo rumo a partir do momento em que, contra a sua vontade, começa a cuidar do cachorro do seu vizinho. Isto porque, seu vizinho, o artista plástico homossexual Simon Bishop (Greg Kinnear) é internado em um hospital por causa de um assalto à sua casa. Melvin é forçado a cuidar de Verdell, o cachorro de Simon. Apesar de Melvin odiar o cachorro, ele acaba criando laços de amizade com o animal à medida em que começa a ganhar mais atenção da garçonete. Suas vidas começam a se misturar a partir da volta de Simon do hospital.

A doce garçonete leva o filho ao médico e humaniza Melvin pelo seu laço de ternura. Melvin se declara: " Por sua causa, me tornei um homem melhor."

Além disso, ele não consegue mais ficar sem ver Carol, o sentimento que surge entre eles é o caminho para a cura através do amor e suas nuances.

MELHOR-E-IMPOSSIVEL03.jpg

A união dos três personagens centrais numa viagem para que Simon peça ajuda aos pais é um divisor de águas na vida de cada um. Quando descobrimos com clareza nossa posição no mundo ficamos mais tranquilos e menos ressentidos para a vida. É uma frase dita por Melvin que coloca todos os três no lugar que eles realmente ocupam. Ao invés de ter um efeito negativo, o diálogo abre os olhos de todos os três e faz com que eles se permitam a vida que tem que viver, sem maiores sonhos ou promessas.


version 1/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Fernanda Villas Boas