imagens e palavras

REFLEXÕES SOBRE LITERATURA E CINEMA

Fernanda Villas Boas

O SEGREDO DE SEUS OLHOS: EM TEMPOS SEM JUSTIÇA

El Secreto de Sus Ojos (no Brasil e em Portugal, O Segredo dos Seus Olhos) é um filme argentino de 2009, dirigido por Juan José Campanella e baseado no livro La Pregunta de sus Ojos, de Eduardo Sacheri.


o-segredo-dos-seus-olhos 1 jpg.jpg

O SEGREDO DE SEUS OLHOS O filme se passa em Buenos Aires em 1999. Benjamin Esposito é um funcionário do Forum de Justiça e investiga casos criminais. Ele está aposentado e resolve fazer um romance sobre o caso Muriel de 1974, quando tomou a frente das investigações sobre a morte de Liliana , uma jovem bela, casada com Ricardo Muriel. Ela havia sido estuprada e morta e aquela imagem dela violentada levou Benjamin a levar o caso com uma profunda obsessão. Vale a pena lembrar que a Argentina estava sob o fraco e corrupto poder de Isabelita Peron para depois passar para o regime militar de Varella. Benjamin passará por inúmeras situações de injustiça e falta de ética no poder. E com ele o fio condutor da narrativa. Eles caçavam comunistas e o dinheiro rolava solto em todos os departamentos. Tudo estava sob o controle dos corruptos e poderosos.

o se4gredo-estuprador.jpg

Após 25 anos do crime, ele resolve escrever um romance sobre o caso Muriel, que marcou sua vida, dado aos fatos que sucederam na morte de seu melhor amigo. A narrativa é circular e os tempos presente e passado se misturam e se completam seguindo com perfeição o fluxo do inconsciente. O protagonista se recorda deste outro tempo que traz consigo o mais valioso presente. O amor velado e apaixonado que sente por sua colega Irene e cujo segredo nunca revelou a ninguém. Achava-se pouco, perto dela, tanto econômica como socialmente e assim ela havia se casado e tido filhos. Mas o cerne da questão é que ambos seguem apaixonados. A trama poderia ser outra, uma vez que se trata de um drama policial também. Mas, ficamos tão encantados pela força dessa paixão de Benjamin e Irene, que a perseguição ao estuprador também se mistura a uma busca obsessiva por vingança. O assassino Gomes é preso, mas será solto pelo próprio judiciário que tem plenos poderes sobre quem quer que seja. Nessa liberdade, ele mata o melhor amigo de Benjamin, Sandoval, que morre no lugar de Benjamin.

o segredo 3- com amigo.jpg O viúvo da moça assassinada, segue em paralelo com Benjamin e se percebe que ficou fixado na ideia de punir o Gomes. Para o suspense ser completo, só sabemos do paradeiro do viúvo e do estuprador na reta final, onde Benjamin descobre o segredo de Muriel que botara uma prisão na sua casa com a tortura até a morte do assassino de sua mulher. E silenciosamente fecha o caso.

o segredo.jpg O belo, em O segredo dos seus Olhos, é a tênue linha que divide, violência e afeto. O motor do filme é exatamente questionar o que se faz para viver uma vida vazia? A vida de Benjamin é plena de vazios que correspondidos o levam ao encontro dos olhos e da paixão por sua amada Irene.


version 1/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Fernanda Villas Boas
Site Meter