imagens e palavras

REFLEXÕES SOBRE LITERATURA E CINEMA

Fernanda Villas Boas

MATCH POINT- SEM ÉTICA, NA SORTE

Match Point é um filme americano de 2005, do gênero drama, escrito e dirigido por Woody Allen e filmado na Inglaterra.. Por ele, Allen foi nomeado para um Oscar na categoria de melhor roteiro original. Este filme é fortemente influenciado por Dostoyevski, do romance Crime e Castigo, e faz referência diversas vezes a trechos do livro no filme.


match point chris e nola.jpg

A narrativa se dá através do protagonista Chris, um professor de tênis com cultura e ambição, não sendo exatamente um mau caráter, ele faz amizade com Tom, um bon vivant de uma família milionária e assim começa a frequentar a casa, ir a óperas, passar weekend com os ricos e namorar a irmã, Chloe. Assim vai se comprometendo com a família a partir do momento em que aceita trabalhar em uma das firmas do futuro sogro, como administrador.

match_point tenis.jpg

O ponto central do roteiro é a sede por status, dentro de uma visão machista e oportunista do protagonista, Chris, em cujas atitudes e modo de pensar demonstra uma frieza imensa ao cometer um crime de assassinato para manter sua condição social. Chris é amante de Nola, ex namorada de Tom. Há entre os dois uma cumplicidade muito grande, fora a identificação social.

match-point-in-rain-wallpaper.jpg

Nola vem dos EUA e quer seguir a carreira de atriz. É uma jovem muito sensual com um desequilíbrio emocional vindo de sua relação com o álcool. Ela é impotente, vulnerável e pobre. Com a separação de Tom, passa a ser vendedora e amante de Chris que a seduz e manipula até ela ficar grávida. É o ápice da narrativa, pois sua escolha de ter a criança afasta Chris que irá revelar sua sombra destrutiva e maligna.

Após arquitetar seu plano de assassinato, Chris mata Nola e a vizinha para simular um assalto, por força da sorte, algum ladrão acha um anel jogado na rua e é este o match point, ou seja, o ladrão paga por um crime que não cometeu, redimindo o criminoso. Uma crítica ácida aos aparentes burgueses londrinos assim como a uma filosofia de vida que privilegia a aparência e a riqueza material, mantendo a desigualdade e o preconceito dentro de uma mesquinhez onde vivem a falsidade, o egoísmo e o interesse de classe dominante, onde ou se devora ou se é devorado.

match point 4.jpg


version 4/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Fernanda Villas Boas