imagens e palavras

REFLEXÕES SOBRE LITERATURA E CINEMA

Fernanda Villas Boas

QUEM É FORREST GUMP

Forrest Gump, Forrest Gump: O Contador de Histórias é um filme norte-americano de 1994, dirigido por Robert Zemeckis com Tom Hanks no papel-título e baseado no romance homônimo de 1986 escrito por Winston Groom. O filme também traz no elenco Robin Wright Penn e Gary Sinise.


forrest gump685.jpg

Em um banco de praça, o personagem-narrador conta sua história que atravessa várias décadas. Forrest Gump, um homem comum do Alabama que viaja ao redor do mundo, encontra figuras históricas, influencia a cultura popular e é testemunha de alguns dos eventos históricos mais notórios dos anos 60 e 70 do século XX.

Logo no começo do filme, Forrest é discriminado pelas outras crianças e possui apenas uma amiga na escola, Jenny, seu primeiro e único grande amor. Jenny dá força a Forrest e lhe ajuda nas dificuldades sempre apontando saídas, como a frase que significa a primeira vitória de Forrest sobre si mesmo e a conquista de sua liberdade física e emocional com a frase: “Run Forrest, Run” .

forrest (6).jpg

Forrest Gump, do ponto de vista subjetivo é uma história de superação, onde um garoto com problemas em suas pernas, tendo dificuldades para se locomover e para aprender e estudar, é discriminado desde criança pela escola, onde o diretor diz não poder aceitar alguém com o QI abaixo de 75 considerado um débil mental. Quanto à sua representação coletiva, Forrest Gump encarna uma grande parte da sociedade americana com dificuldades cognitivas, uma total ingenuidade baseada na vontade fazer o bem com neutralidade e sem julgamento.

A mãe de Forrest sempre pediu que seu filho acreditasse que era igual a todos (mesmo sabendo que seu filho era deficiente) e lutou muito para que ele tivesse os mesmos direitos de qualquer cidadão e seu espaço dentro da sociedade.E é através de seu amor, que Forrest vai enfrentar o mundo com todas as suas diferenças, sua consciência de que nada sabe além do mantra deixado pela querida mãe: "A vida é como uma caixa de bombons, você nunca sabe o que vai encontrar". E também, quando ele se sente ridicularizado, sempre responde: “Idiota é quem faz idiotice”. Ele e Jenny crescem juntos e ela é a única que o aceita mesmo com suas diferenças, torna-se sua melhor amiga e ao mesmo tempo, desperta em seu coração, muito amor. Jenny fora abusada sexualmente por seu pai e foge de casa na mesma época em que Forrest vai para a Universidade. Ela vai se afastando de Forrest e fazendo outras escolhas entre namoros, drogas, violência, rebeldia, Não se encontra, nem se identifica com o grupo de hippies desta geração americana que se uniu contra a Guerra do Vietnam.

forrest gump (27).jpg Forrest vai para a universidade como jogador de futebol e é reconhecido como campeão por sua rapidez notada pelo técnico do time e chega a conhecer o Presidente Kennedy que o congratula. Já formado é convocado para a Guerra do Vietnam sem questionar e de todos que cruzam seu caminho, encontra em Bubba, o melhor amigo e no Tenente um homem tenaz que ao perder as duas pernas em combate, mais tarde se torna o grande amigo de Forrest que o acolhe e escuta.

forrest3.jpg

Ele segue o filme encontrando presidentes devido o grande sucesso que adquire principalmente após servir a Guerra do Vietnã, onde salva alguns de seus companheiros, após um bombardeamento dos inimigos e também após o encerramento da guerra torna-se um grande jogador de ping-pong. Forrest vai à casa de seu melhor amigo morto na guerra, Bubba, e cumpre sua promessa de pescar e vender camarões em um barco. Forrest realiza o sonho junto a seu amigo, o Tenente Dan, e juntos criam uma fortuna com a empresa de pesca. Forrest é generoso e dentro de suas qualidades, talvez por ser uma criatura solitária, mantém suas amizades e o sonho de um dia casar-se com Jenny. O dinheiro que ganha como empresário não era o seu ideal de vida e o tédio o leva a atravessar o país correndo durante mais de dois anos, com seguidores, sendo inclusive reconhecido pela mídia televisiva como “o jardineiro de Alabama” corajoso e excêntrico.

forrest-gump-is-awful.jpg Forrest Gump é a representação de grande parte do povo norte americano, que é manipulada desde criança e que não aparece como heroica dentro de suas vidas simples, ingênuas e obedientes aos governos dos quais são alienadas, mas de como por acaso, alcançam fama e poder. Forrest Gump pode ser visto como um conto de fadas sobre a realidade americana dentro de um período de 40 anos. É claro que a construção de um personagem meio bobo, idiota, ingênuo, herói de guerra e puro de coração nos deixa refletir sobre a vida em sua essência em contraposição à ideologia dominante. É uma crítica ácida aos poderosos que dentro da imaginação do diretor passam a conhecer Forrest em situações gloriosas, em que Forrest Gump, metáfora do homem comum, recebe medalhas de herói do Vietnam, de jogador de ping pong na China, e um vencedor por acaso nas finanças por ter ajudado junto ao Tenente paraplégico, à família do seu amigo de guerra, Bubby e construir uma empresa de camarões. É uma história sobre os vitoriosos desconhecidos, pelos humildes, desengoçados, esquisitos, diferentes dos que costumam se destacar por beleza ou inteligência. É uma história de encontros de almas que se completam, como a sua relação com Jenny, de quem fica com um filho, semente pura que dará continuidade à vida, ao cuidado, à essência divina que está viva em nossa condição humana.

Forrest Gump O Contador de Histórias.jpg


version 4/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Fernanda Villas Boas
Site Meter