imagens e palavras

REFLEXÕES SOBRE LITERATURA E CINEMA

Fernanda Villas Boas

CAFE SOCIETY

Filme dirigido por Woody Allen ( 2016) narra a vida de Bobby (Jesse Eisenberg) um jovem aspirante a escritor, que resolve se mudar de Nova York para Los Angeles. Lá ele deseja ingressar na indústria cinematográfica com a ajuda de seu tio Phil (Steve Carell), um produtor que conhece a elite da sétima arte. Após um bom período de espera, Bobby consegue o emprego de entregador de mensagens dentro da empresa de Phil. Enquanto aguarda uma oportunidade melhor, ele se envolve com Vonnie (Kristen Stewart), a secretária particular de seu tio. Só que ela, por mais que goste de Bobby, mantém um relacionamento secreto.


cafe society.jpg

Café Society ( 2016) dirigido por Woody Allen nos remete aos clássicos do diretor, como A Rosa Púrpura do Cairo e A Era do Rádio. A fotografia é excelente somada ao figurino com estilo impecável marca a virada do século XX. É uma história de amor romântico, na qual a protagonista, Vonnie, ama dois homens ao mesmo tempo. O poderoso produtor Phil, de quem é amante até conhecer Bobby um jovem em busca de trabalho, talentoso e sincero na sua paixão. Vonnie tem que decidir se fica com o tio ou com o sobrinho. E a história busca caminhos dramáticos, uma vez que Phil e James descobrem que estão apaixonados pela mesma mulher.

Cafe-Society-2016.jpg

Há impasses, de ambos os lados. A verdade que Woddy Allen esconde atrás das palavras, é de que se pode amar a mais de uma pessoa, principalmente se essas pessoas são opostos. Um homem poderoso, que poderia ser pai da jovem e está disposto a divorciar-se de um longo e fiel casamento, e um jovem que faz Vonnie pensar em ter uma casa, constituir família e seguir para New York. Ela escolhe o poder que Phil representa e decide casar com ele. Bobbie não supera a rejeição e volta às suas origens em New York. Woody Allen não esconde seu humor ácido nas personagens desencontradas dentro da sociedade.

cafe society.2jpg.jpg Aos poucos Bobby se ergue, consegue trabalhar no cassino do irmão gangster e faz sua carreira. Casa-se com uma bela mulher, tem filhos e a vida segue bem à maneira de Allen que consegue sempre nos presentear com as histórias da vida comum, que se tornam grandiosas pela sua mágica. Em um encontro fortuito, Bobbie e Vonnie se reencontram e sentem que ficou no sonho, a paixão da juventude, que não se explica, mas acaba, tornando-se um sentimento nobre eternizado nas almas dos amantes.

cafe society 3.jpg


version 6/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Fernanda Villas Boas
Site Meter