imagens e palavras

REFLEXÕES SOBRE LITERATURA E CINEMA

Fernanda Villas Boas

BLUE JAY: A INTENSIDADE DO AMOR

Blue Jay dirigido por Alexandre Lehmann conta a história de um reencontro em sua pequena cidade natal na Califórnia de dois ex-namorados (Mark Duplass e Sarah Paulson) do ensino médio. Os dois lembram do passado que compartilharam e passam a refletir sobre ele, levando em conta suas vidas atuais, que parecem não serem satisfatórias para eles.


blue jay.JPG

Um filme escrito em 2016 filmado em preto por Alexandre Lehmann traz a melancolia e o resgate de um amor de juventude tão forte que jamais morrerá para estes dois jovens, agora, adultos numa convergência do tempo. A fotografia em preto e branco por si já remete ao passado quando os melhores filmes de arte de que se tem conhecimento foram filmados.

bluejay_01 (1).png Dentro de um tempo que inesperado e mágico Amanda e Jim corajosamente retomam em uma noite suas melhores lembranças. Encaram a paixão e o tempo implacável que paira sobre suas tão sinceras falas e olhares cúmplices e íntimos. O passado pede passagem para um futuro que poderia ter acontecido. Jantam, dançam, brincam o faz de conta, dentro de um retorno às suas almas delicadas e apaixonadas , onde já não se veem agora, mas há vinte anos atrás, e descobrem que o que tiveram juntos está vivo. Juntos olhando o céu estrelado criam a intimidade para aos poucos perceberem que se querem tanto, que é melhor deixar intacto o que não morrerá.

blkue jay 2 jpg.jpg Há um certo puritanismo americano,creio eu, da parte dela, que corta tudo por estar casada, infeliz e deprimida. Por que não tentam é uma boa pergunta para o caminho do roteiro. Vinte anos os separaram e os uniram através das lembranças engraçadas mescladas com sofrimento, dor e uma separação com a qual não souberam lidar. blue jay 3 .jpg


version 1/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Fernanda Villas Boas