imagens e palavras

REFLEXÕES SOBRE LITERATURA E CINEMA

Fernanda Villas Boas

AS ESTRELAS ESPECIAIS

Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial. O filme conta a história de um menino e 9 anos chamado Ishaan Awasthi, ele sofre de dislexia, estuda em uma escola normal e repetiu uma vez o terceiro período e vai para um internato onde seu sofrimento infinito é percebido pelo professor de artes.


--

O filme indiano,(2007) no original intitulado Taare Zameen Par - Every Child is Special, é dirigido pelo também ator Aamir Khan. Em português o longa metragem foi traduzido para Estrelas na Terra - Toda criança é especial.

a estrela primeira-ISHAAN.jpg O protagonista do longa metragem é o menino Ishaan Awasthi, que sofre de dislexia e é incompreendido pela família e pela escola sendo vítima de preconceito e bullying. Seu destino muda quando o professor de artes Nikumbh consegue diagnosticar a razão da dificuldade de aprendizagem do menino e se esforça para motivá-lo.

AS ESTRELAS DA TERRA 1.jpg A infância de Ishaan é conturbada pela má compreensão dos pais sobre a personalidade do menino. O pai autoritário e seco, repreende-o sempre, o que naturalmente o prejudica ainda mais. Ele briga, não se socializa, mas não leva troco pra casa, porque tem sua imaginação como consolo. Há uma compensação na fantasia que o salva.Seus olhos enxergam outra realidade, principalmente em sua mais profunda solidão, e talvez por isso mesmo, Ishaan encontra conforto na natureza. Passa horas contemplando o verde dos parques, o azul dos lagos e nas pessoas não encontra uma volta para sua sensibilidade, exceto, do seu irmão e de sua mãe, por quem nutre um amor filial.

a estrela na terra 3.jpg Quando repete de ano mais uma vez, os pais resolvem interná-lo em um colégio tradicional que “ doma cavalos”. Ishaan vai se isolando, esquivo e triste, entra em uma grande depressão. Depois de uma visita dos pais, ele nos diz: “ Estou anestesiado”. Ele fica em silêncio perfeito, e o seu interesse por qualquer estudo desaparece. Não se concentra, é expulso de aula, por não conseguir ler um verso, leva surra nas mãos por não fazer o dever de sala. Tudo vai tomando uma proporção perigosa que beira sua vontade de morrer e seu medo de enlouquecer.

a estrela da terra- PROFESSOR.jpg

O filme é musicado e as canções têm uma bela lírica que nos emociona e nos abre para este sofrimento. Através do novo professor de arte, um homem excepcional, sabe-se que Ishaan tem dislexia e por isto, não consegue ler nem escrever. “As letras estão voando” diz ele numa linguagem poética. Com a supervisão do professor Nikumbk, começa a aprender a ler por métodos especiais, usando o tato, a invenção, outras ferramentas, diferentes do lápis. Há uma mudança radical, naturalmente, com a sua alegria em aprender a conhecer as palavras e o números. Sai da sua solidão de mãos dadas com o professor e volta a pintar com cores fortes e expressivas, deixando vir à tona sua inteligência e imaginação antes reprimidas. Temos um filme exemplar no olhar humano que tanto fez falta ao menino Ishaan com suas diferenças genéticas, com sua percepção aguçada que por pouco o levam à loucura do isolamento, da dor da separação, da rejeição paterna e do abandono. Belíssima história para todos nós, que temos nossas diferenças, lutamos para nos expressar e na maioria das vezes somos ignorados, e desprezados por nossos familiares e conhecidos por falta de carinho, análise dos gestos, por falta de aceitação irrestrita pelo que genuinamente somos. Assim há uma mensagem de amor e pelo amor, nossa essência se abre e cresce como uma estrela na terra.

A ESTRELA DA TERRA- FINAL.jpg

as estrelas 2.jpg


version 2/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Fernanda Villas Boas