imagens e palavras

REFLEXÕES SOBRE LITERATURA E CINEMA

Fernanda Villas Boas

POR UM NOVO AMOR

Em idas e voltas, Bea, arquiteta em Madrid, é traída pelo namorado e resolve recomeçar sua vida buscando carinho e proteção com sua família excêntrica e amorosa.


gente que 1.jpg

O filme Gente que Vai e Volta dirigido por Patricia Font, 2019 é baseado no romance de Laura Norton. Da Netflix, o filme é espanhol. Uma comédia com ares divertidos em suas diferentes proporções.

Apesar de não ser muito longo, este original condensa a história da protagonista Bea, arquiteta e independente, habitante de Madrid. Sentimo-nos irresistivelmente conectados a ela, Bea (Clara Lago). A protagonista é uma mulher insegura, namora Diego e pouco perto de seu casamento, descobre pela internet que ele está tendo um caso com um jornalista conhecida e bonita. Desesperada e deprimida com a traição, Bea vai para a pequena cidade onde nasceu em busca de carinho de sua mãe e irmãos.

gente-que-vai-e-volta-1.jpg-2-1.jpg

A trama segue com os acontecimentos do lugar. Sua irmã prefeita, quer abrir uma empresa, e é da oposição, vindo a perder o cargo. A outra, casada com um filho anão fruto de um caso que ela teve com um anão e não quer mostrar a criança a ninguém. Não só pelo fato do bebê ser anão, como pela sua traição, tudo com um ponto de vista cômico e acolhedor. A família se completa com o irmão gay. Temos uma família excêntrica, muito fora dos padrões rígidos da sociedade. Há um questionamento sobre os valores da natureza, como a preservação das árvores. e o resgate do amor que nos dias atuais é tão descartável e líquido.

gente que vai 1.jpg

A família é unida e centrada na figura matriarcal, que aconselha, observa e conversa com os filhos, principalmente pelo seu exemplo de uma mulher forte que sempre acha uma maneira de solucionar os problemas. Ao longo da história, sabemos que a divertida e sábia mãe está com um ano de vida devido a um câncer. Ela opta por viver naturalmente até sua morte, sem interferência médica.

gente que vem e vai 2.jpg Assim, Bea conhece Victor e os dois se sentem atraídos, namoram e entre idas e voltas Bea volta para o primeiro noivo e sente que não quer mais se casar. No enterro da mãe, todos dançam e Hector aparece, para demonstrar seu sentimento. É quando de súbito, ela larga Juan, enterro, família para ficar com Hector numa completude de quem fica, de quem a protege e quer constituir uma família. O conceito principal do filme é mostrar que as pessoas, assim como o título diz, podem ser passageiras, assim como nós somos provisórios. Contudo, é possível buscar a felicidade que todos merecem ter e fruir com aqueles que ficam verdadeiramente conosco, por amor.

gente-que-vai-e-volta-1.jpg-3-1.jpg


version 1/s/cinema// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Fernanda Villas Boas