imagens e palavras

REFLEXÕES SOBRE LITERATURA E CINEMA

Fernanda Villas Boas

OS EXCLUÍDOS

Chicuarotes, filme dirigido por Gael Garcia Bernal (2019) é costurado por um discurso poético que humaniza e enternece uma vez que, através dos personagens Cagolares e Moloteco entramos num universo denso, miserável e violento que pede uma saida.


chicuarotes- cagalera e menino.jpg

chicuarotes 2- caga.jpg

Os excluídos

O filme Chicuarotes dirigido Poe Gael Garcia Bernal (2019) nos mostra a história de dois rapazes, Cagalera e Moloteco que para ganhar algum trocado se vestem de palhaços para a diversão de passageiros dos ônibus. A história se torna densa e perigosa quando Cagalera propõe um assalto a mão armada com um revolver de seu pai e desde aí não param mais com o roubo, a miséria falando mais alto, passam a ter delírios de fugir do bairro e correm atrás de mais dinheiro. Eles têm personalidades diferentes. Moloteco quer ser palhaço, o que pode ser lido como uma metáfora da tristeza travestida de alegria. Uma alegria que nos entristece, uma máscara para representar a dor daqueles jovens. Moloteco quer ficar junto ao amigo segue seus passos e assim, ambos vão aos poucos se tornando bandidos. chicuarotes.jpg

A história se passa em torno da dinâmica violenta e mascarada do bairro pobre de Altapulco, distrito da cidade de México. Os jovens são protegidos pela mãe de Cagalera, que sofre violência doméstica do marido alcólico e também pela namorada Sugheile e o irmão homossexual.

chicuarotes -mãe.jpg

A anima feminina está presente para acolher o nosso lado humano sofredor, com um amor incondicional. Mostra-se então, a visão carinhosa do diretor contra uma violência crescente, de um povo analfabeto que nada tem nem representa, por serem excluídos da sociedade.

chicuarotes -PRAÇA.jpg

O elenco é composto por não atores do local, com exceção de Cagalera, Sughelli e os adultos e com este fato, o filme ganha mais autenticidade nas interações. No climax, há uma reviravolta muito grande quando eles decidem seqüestrar o filho do açougueiro e neste seqüestro, correm perigo de vida, são perseguidos e vigiados até o resgate da criança e para não ser um spoiler, vale a pena fazer do fim um segredo para o leitor. A vida é feita de escolhas. Cada um deve ter a sua escolha bem definida.


version 12/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Fernanda Villas Boas