in quietude

Uma pausa para pensar nas coisas do mundo

Claudio Lasas

Três coisas que nunca recuso: filosofia, yoga e um cafezinho.

  • 1984.jpg
    O dia em que abandonei o Facebook

    Um relato sobre o dia em que decidi me livrar de um vício chamado Facebook, liberando assim uma parte preciosa do meu tempo para coisas mais importantes e interessantes e deixando de fazer parte da estatística que diz que o aplicativo guarda dados bastante peculiares de aproximadamente um bilhão de pessoas no planeta.

  • TheSoundOfMusic.jpg
    Restituindo a Dama Dourada

    A Dama Dourada é uma surpresa agradável. Despretensioso, o filme causa um forte impacto no espectador, porque trabalhando no terreno da emoção, nos faz pensar sobre as dívidas que as sociedades contemporâneas têm com as vítimas de injustiças cometidas no passado.

  • educacao reificante.jpg
    O paradoxo da educação

    Os filósofos da Teoria Crítica (também conhecida como Escola de Frankfurt) defendem que o capitalismo contemporâneo controla todas as esferas da vida, entre as quais a mídia, a religião, a cultura e a própria educação. Tudo é contaminado por uma ideologia que nos faz impregnados da forma de pensar do capital.

  • midia digital 3.jpg
    Mídias Digitais: Amar ou Odiar?

    As mídias digitais vieram para ficar. Livros, jornais e tantas outras publicações em papel estão dando lugar à rede. Vou sentir saudade do papel, mas a internet tem grandes coisas a nos oferecer. O que ela nos promete é um mundo mais justo, a partir de uma sociedade mais consciente e engajada.

  • as chaves de casa imagem chamada.jpg
    As Chaves de Casa: a vontade e o amor como forças de superação humana

    Na relação com o outro, o óbvio é aquilo que percebemos de forma imediata ou é necessário um esforço para conhecermos o cerne da alma humana? As máscaras que usamos para projetar uma imagem idealizada à sociedade servem para mostrar ou para esconder aquilo que somos e sentimos? O filme “As Chaves de Casa” nos convida a ponderar sobre esta e outras questões pertinentes aos nossos relacionamentos humanos e familiares.