inconvencional

Tudo depende do ângulo

Michelle Cruz

Em formação na escola da vida, uma artista-arteira, e também, comunicóloga. Fazendo da sua vida uma obra-prima, falando da vida e do mundo que a influencia

Como ter uma vida próspera?

A vida é um processo constante de transformação e crescimento pessoal. Que tal aprender algo novo com foco em quatro versículos cristãos? São sete qualidades para se juntar a fé na busca racional de mudanças positivas. É preciso acreditar no impossível: ter fé!


brown-209106_1920.jpg

Para ter uma vida próspera é preciso se conhecer, reconhecer o que realmente gosta de fazer e fazer. Muitas vezes, gastamos muito tempo pensando no que poderíamos fazer para ter uma vida próspera e pouquíssimo tempo colocando a ideia em prática.

Falar e realmente fazer algo que seja do nosso gosto parece não ser tão simples. Parece um bicho de 7 cabeças! É como se fosse impossível encontrar aquilo que nós gostamos de fazer e que faremos tão bem que nem pensaremos que estamos trabalhando.

Como colocar em prática a famosa frase de Confúncio, que diz "Escolha um trabalho que você ame e não terá de trabalhar um único dia de sua vida"?

Lendo a Bíblia, me deparei com o texto de 2 Pedro 1: 5-8:

27 03 mc blog.jpg Fonte: Bíblia NVI

O que um versículo bíblico pode ajudar? Pode ajudar ordenar nossas ideias. E facilitar a realização do nosso sonho e viver uma vida prospera.

Entendendo que prosperidade é abundância e fartura de conhecimento, quando bem aplicado, unindo-se a perseverança, pode ser tornar em bens materiais. Não existe ganho sem esforço, é preciso ficar claro, que o nosso crescimento pessoal acontece quando experimentamos diversas situações nas nossas vidas, boas ou ruins, e as superamos. A vida não é um jogo de sorte ou azar. Mas sim, de boas estratégias e soluções para os nossos objetivos.

No início do versículo 5 diz que devemos nos empenhar em acrescentar a a mais sete qualidades. A fé é a oportunidade de acreditar em Deus, de acreditar no próprio potencial e fazer algo bom acontecer.

Se nós não acreditarmos em nós mesmos quem irá acreditar? É o primeiro passo para conquistar o que se sonha. Fé todos nós temos, se todos exercitam é um outro tópico. Vamos refletir nas sete qualidades que serão necessárias para criar um caráter forte e alcançar a prosperidade.

Virtude. Quais são as suas virtudes? Quais são as virtudes que você vem cultivando na sua vida? Através da leitura da Bíblia, Cristo nos apresenta vários exemplos de boas virtudes e como cultiva-las.

Conhecimento. Quanto tempo tem se dedicado a conhecer e a pesquisar sobre as coisas que te interessam. Não estou dizendo do tempo gasto observando pessoas de sucesso para copiar. Quanto tempo gasta com seus interesses? Assistindo um filme ou documentário que tenha relação com a sua vivência, que te apresente algo novo, que desperte interesse de pesquisa e vivenciar ao novo. Conhecimento é a única forma de se ter poder. Podemos conquistar dinheiro, mas sem sabedoria, vamos perder-lo. E se tivermos conhecimento, com certeza, saberemos como administra-lo e poupa-lo.

Domínio Próprio. Como você tem se comportado diante das situações a sua volta? Fica revoltado com facilidade? É impaciente? Ou tem buscado orar, meditar, gastar sua energia fazendo algum esporte, gastando seu tempo com terapia? É preciso fazer algo com relação ao domínio próprio, se não consegue reagir silenciosamente aos ataques externos, das pessoas ou situações, você está fadado ao fracasso. Saber a hora certa de falar e se calar, de dizer "sim" e "não", tem valor de ouro. Ninguém é obrigado a ter que conviver com pessoas difíceis e intolerantes. Esse tipo de pessoa será sempre ignorada, não porque ela é muito sincera, e sim, porque é mal educada. Sinceridade tem mais valor quando é exposta em frente ao próprio espelho.

Perseverança. O que é perseverança pra você? Tentou uma, duas, três vezes e na quarta vez desistiu? Perseverança é aperfeiçoar! É ter um plano, um sonho, e criar uma estratégia para conquistar. E se caso a estratégia não der certo, criar uma nova mais viável. Desenvolver novas soluções, tendo foco no sonho, até que consiga realizar. E se depois de todas as tentativas e estratégias, perceber que não funcionou. Ainda sim, reavaliar suas estratégias, acreditar que é capaz de ser prospero e repensar em novos caminhos, se reinventar diante a crise. E nunca desistir de ser feliz. Perseverança é insistir! E NUNCA desistir!

Piedade. Piedade? Qual é a relação de piedade com a prosperidade? Estou valorizando somente o que eu gosto de fazer? É preciso olhar dos lados, ninguém consegue realizar nada sozinho. Qualquer plano ou estratégia que formos fazer precisamos avaliar se vamos ser impiedoso ou injusto com alguém a nossa volta. Tirar vantagem e prosperar não se combinam. Ser piedoso é ter compaixão. As pessoas que tem compaixão serão bem aceitas, são empáticas e convivem bem com as outras pessoas.

Fraternidade. Com quem você tem compartilhado seus dias? Quem são seus amigos? Não é apenas a questão de conviver com pessoas boas. As vezes, estamos rodeados de pessoas boas, mas essas pessoas não estão agindo para nada. Qual é o perfil do seu grupo de amigos? Acomodados? Críticos destrutivos? Fofoqueiros? Ou tem relação com pessoas positivas com críticas construtivas? Diz o dito popular "Diga com quem andas e direi quem és". Precisamos nos relacionar com pessoas que gostam das mesmas coisas do que nós. Que tenham mais experiências do que nós. Isso não significa que procurar pessoas ricas vai te ajudar a ser próspero. Dinheiro é uma consequência de fazer o que gosta. Lembre que ter conhecimento é a chave do sucesso. E ter os amigos, os parceiros certos, será um grande ponto para o seu bem estar pessoal. Existe uma situação melhor do que estar rodeado por pessoas que entendem o que você faz e fala? É isso que vai ganhar buscando as verdadeiras amizades.

Amor. Quem vive sem amor? O amor é o que move as pessoas para o bem, que une pessoas sem interesse. O amor que tornará possível cada passo acima. O amor pelo sonho. O amor pela realização desse sonho. O amor pelas pessoas que o ajudarão a realizar as estratégias. Simplesmente o amor que une os homens e faz valer a pena cada um querer cumprir a sua missão.

Em um país que suas leis são baseadas na religião cristã não pode deixar de consultar e buscar soluções na Bíblia.

O objetivo da reflexão não é converter alguém a fé cristã, e sim, de se ter mais uma opção de solução às nossas necessidades humanas e sentimentais, com argumentos racionais.


Michelle Cruz

Em formação na escola da vida, uma artista-arteira, e também, comunicóloga. Fazendo da sua vida uma obra-prima, falando da vida e do mundo que a influencia.
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Michelle Cruz
Site Meter