inconvencional

Tudo depende do ângulo

Michelle Cruz

Em formação na escola da vida, uma artista-arteira, e também, comunicóloga. Fazendo da sua vida uma obra-prima, falando da vida e do mundo que a influencia

Todo mundo faz fofoca?

Acredite se quiser, a fofoca é uma forma de evoluir. Independente de ser verdade ou não, o que importa é a reação de cada pessoa ao ouvir uma fofoca. Você acredita que todo mundo faz fofoca?


Fofoca.jpg

Fofocar é o ato de descobrir informações secretas sobre algo ou alguém e compartilhar com outras pessoas. Essa atitude, socialmente, tem uma conotação negativa. Mas, o filósofo Julian Baggini diz que a fofoca é uma "avaliação moral de outras pessoas, é o julgamento sobre o que as pessoas estão fazendo, se é certo ou errado, bom ou mau". Partindo dessa definição, pode-se dizer que... todo mundo faz fofoca! Quem é que não fala sobre a vida do outro que age diferente?

Pode-se considerar que a fofoca é uma forma de esclarecer ou apenas de lançar boatos. Pode trazer benefícios ou malefícios, tornando o assunto bisbilhotar um tema ambíguo.

A doutora, em neurociências e comportamento, Claudia Feitosa-Santana publicou um vídeo falando sobre o PAPEL DA FOFOCA EM NOSSA EVOLUÇÃO, um ângulo bem interessante sobre o assunto.

Pensar que a fofoca seja uma forma de evoluir é quase uma loucura, pois, analisando a história do Brasil, houveram muitas fofocas que não favoreceram para que o país se tornasse o exemplo de "Ordem e Progresso", para uma real democracia. Porém, o atual cenário em que a Operação Lava Jato busca os corruptores do sistema, muitos políticos e executivos estão sendo obrigados, judicialmente, a relatar o que ficou oculto sobre o que foi feito com o dinheiro do povo brasileiro. Graças a fofoca, a delação premiada, os cidadãos brasileiros podem ter a esperança de ver o país em ordem.

Entendendo que a fofoca tem dois lados, sendo necessária no processo de evolução social, que tipo de fofoca você faz: Fofoca Positiva ou Fofoca Negativa?

Fofoca 2.jpg

Qual é a sua reação nas seguintes situações:

  1. Quando você escuta no ponto de ônibus que uma mulher está sequestrando crianças no bairro... A) Você confere se a informação é real, buscando informações nas agências de comunicação ou em um posto policial. B) Você fica indignado, sem confirmar a veracidade da notícia, compartilha a informação em todas as suas redes sociais para avisar o maior número de pessoas sobre a sequestradora.

  2. Se você estiver trabalhando com uma pessoa que você não gosta do jeito que ela te trata... A) Você procura conversar com essa pessoa sobre o que te afeta e tenta manter um relacionamento amistoso. B) Você elenca todos os motivos que te afetam e comenta com todo mundo que aquela pessoa é péssima porque não se dá bem com ela.

  3. Na roda de bate papo... A) Você fala mais das suas vivências e experiências pessoais, rindo de si mesmo. B) Você fala mais dos outros e faz piada com a vida de todo mundo.

Se optou pelas respostas A é sinal de que está preocupado com as suas ações e como elas podem influenciar o mundo a sua volta. Caso optou pelas opções B, cuidado! Você pode estar atrapalhando a sua evolução e das pessoas a sua volta.

A fofoca é um canal de evolução. E um país só evolui quando cada cidadão entende a sua importância em diferenciar fofocas maldosas de fofocas informativas. E souber optar por praticas melhores do que apenas reclamar.

Infelizmente ou felizmente, todo mundo faz fofoca sim!


Michelle Cruz

Em formação na escola da vida, uma artista-arteira, e também, comunicóloga. Fazendo da sua vida uma obra-prima, falando da vida e do mundo que a influencia.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// @obvious, @obvioushp //Michelle Cruz
Site Meter