inconvencional

Tudo depende do ângulo

Michelle Cruz

Em formação na escola da vida, uma artista-arteira, e também, comunicóloga. Fazendo da sua vida uma obra-prima, falando da vida e do mundo que a influencia.

Pirâmide de Maslow: quais são suas necessidades e prioridades?

Um mundo melhor só pode ser construído por pessoas melhores, com pessoas conscientes de suas necessidades e vontades. Você sabe o que é preciso para se tornar uma pessoa realizada? Você entende das suas necessidades e prioridades? A teoria de Maslow pode te ajudar a criar o seu mundo melhor e dos que vivem ao seu redor.


Pirâmide de Maslow 1.jpg

Todo ser humano tem algum tipo de necessidade, de realização individual ou coletiva, fisiológica ou emocional que o motiva a viver. E para entender a motivação das necessidades humanas, estudiosos da psicologia sempre buscaram entender o comportamento humano e o que os motivam.

Um dos estudos mais conhecidos é do psicólogo Abraham Maslow, que constatou que a motivação humana depende da satisfação de suas necessidades pessoais e coletivas. Ele criou uma pirâmide hierárquica das necessidades que o ser humano tem para alcançar o seu topo, que é a realização pessoal. Segundo Maslow, o ser humano só é capaz de sentir-se realizado quando tem todas as suas necessidades satisfeitas em uma ordem determinada, caso alguma de suas necessidades não for satisfeita é como se ele se distanciasse da realização pessoal.

Nessa hierarquia de necessidades, na base estão as necessidades básicas, o primeiro degrau: as necessidades fisiológicas (comer, beber, respirar, necessidades para sobreviver). No segundo degrau: necessidades de segurança (segurança do corpo, emprego, saúde, de moralidade). Terceiro degrau: necessidade de amor e relacionamento (amizade, intimidade sexual, família). Quarto degrau: Estima (auto-estima, confiança, conquista, respeito dos outros, respeito aos outros). E o quinto degrau, o último: a necessidade de realização pessoal (criatividade, espontaneidade, solução de problemas, ausência de preconceito, aceitação dos fatos). Em cada etapa que o ser humano se sente satisfeito ele se motiva a conquistar outros degraus.

Pirâmide de Malow O2.jpg

A teoria da Pirâmide de Maslow sempre foi usada para desenvolvimento de estratégias de marketing, como uma maneira de conhecer o comportamento dos públicos-alvos, para criar produtos e serviços que os agradassem. Quando na realidade, o ser humano deveria ser motivado por suas necessidades. Essa foi a maneira que o espírito do consumismo dominou boa parcela da sociedade, fazendo das pessoas reféns de produtos e serviços que, muitas vezes, nem são suas reais necessidades. Os fazendo ignorar suas necessidades básicas, para uma ideal de realização pessoal que segue padrões impossíveis a todos.

Por exemplo, por muitos anos, o ideal feminino era ter cabelos lisos e loiros, e atualmente, o ideal é que cada uma assuma seu estilo próprio, seja o mais natural possível. Valorizando a satisfação pessoal e viver cada uma sua realidade.

Essa mudança pode ser percebida na maneira em que as empresas e seus marqueteiros tem criado suas estratégias de divulgação e vendas, buscando realmente entender as necessidades e os interesses dos públicos-alvo. Não é apenas uma moda de como empreender ou uma moderna maneira de desenvolver negócios que tem levado empresários e empreendedores a criarem Negócios Sociais. Mas sim, porque para criar conexão com as pessoas elas precisam ser inclusas com suas reais necessidades, sem manipulação ou oferta de produtos supérfluos, que muitas vezes, usa a imagem de uma celebridade que nem usa o produto.

Toda pessoa que estiver interessada em criar um mundo melhor para si e para os outros, precisa analisar como está as suas prioridades, entender em que degrau da pirâmide está suas necessidades. Para que em algum momento da vida consiga chegar ao topo da pirâmide, na realização pessoal.

Os empresários e empreendedores que pretendem manter seus negócios ativos precisam colaborar com produtos e serviços que realmente colaborem para criar um ambiente coletivo saudável para todos. Da mesma maneira, os líderes políticos terão a mesma responsabilidade. Enquanto não ocorrer uma diminuição entre as diferenças de classes sociais, muitas pessoas irão ter dificuldade de subir alguns degraus básicos na pirâmide.

Investir na Educação é o ponto mais importante em satisfazer as necessidades dos seres humanos. É só através do conhecimento, do esclarecimento, do diálogo que se torna possível unir pessoas e criar um ambiente saudável. Esse é primeiro passo na construção de uma democracia, na construção de um ambiente mais justo e satisfatório para todos. Com cidadãos conscientes de seus deveres e direitos, necessidades e vontades.


Michelle Cruz

Em formação na escola da vida, uma artista-arteira, e também, comunicóloga. Fazendo da sua vida uma obra-prima, falando da vida e do mundo que a influencia..
Saiba como escrever na obvious.
version 11/s/sociedade// @obvious, @obvioushp //Michelle Cruz