infinito saber

Em busca do conhecimento do ser nas trilhas da vida...

Daniela Castro

Interessada no conhecimento do ser, repleto de detalhes e suaves toques que nos cercam por aí..

Como motivar os alunos de Língua Inglesa?

Cada aluno possui sua forma de ser, como motivá-lo na relação de ensino-aprendizagem? Ken Wilson propõe algumas dicas para aqueles que se sentem desmotivados em sala de aula.


motivation.jpg

Verb to be. Quantos alunos, no primeiro dia de aula, falam que estudaram apenas isso? Presente simples, passado simples... Como aprender esses verbos no passado?

Muitos alunos se sentem desmotivados nas aulas de Língua Inglesa. A matéria tem grande influência no interesse dos alunos e, por isso, a aula deve ser estimulante para que eles se sintam bem e interessados. É importante também que o professor conheça seus alunos, bem como suas turmas, pois cada uma possui sua característica própria e, assim, é possível criar meios adequados para que eles se sintam motivados e possam realizar bem as atividades propostas.

Para motivar os alunos desmotivados, Ken Wilson propõe algumas dicas. Seguem algumas adaptadas:

1- NUNCA FORMAR AS MESMAS DUPLAS OU OS MESMOS GRUPOS

Toda turma possui alunos com mais facilidade em certas matérias e alunos que possuem uma maior dificuldade em outras. Observe como é cada um e motivem que sempre mudem a formação de grupos e duplas. Assim, além de conviverem com pessoas diferentes, poderão conversar, aprender e ensinar.

2- COLOCAR A TURMA EM CÍRCULO

Já é comprovado que a disposição das carteiras em sala de aula influencia a aprendizagem dos alunos. Apesar da carteira em fila - como é normalmente usada na maioria das escolas atuais - ter o objetivo do professor perceber com mais facilidade o que cada aluno compreendeu sobre a matéria, formar um círculo com as carteiras é muito mais estimulante aos alunos, incentiva-os a compartilhar informações e ideias, crescendo a comunicação e o aprendizado.

3- CONHECER CADA UM

Cada aluno tem sua forma de ser, como também, cada turma tem suas características. Algumas são mais agitadas, outras são mais quietas. Algumas têm mais interesse em fazer as atividades extraclasses, outras, não. Observando cada um será possível criar meios para que fiquem mais comprometidos e se sintam motivados.

4- ENTUSIASMÁ-LOS

É importante que os alunos se sintam motivados com os exercícios feitos, corretos ou não. Mas feitos com esforço e dedicação. Motivar cada progresso, cada palavra nova pronunciada é uma forma de estimulá-los.

5- DAR A ELES RESPONSABILIDADE

Se o tema da aula abranger 10 tópicos, por exemplo, divida a turma em grupos ou duplas e deixe cada um responsável por um tópico de seu interesse. Estabeleça um tempo. Propõe que estudem esse tema e depois apresentem para o restante da turma. Dando a eles responsabilidade, consequentemente, sentirão mais motivados.

6- USAR DIFERENTES RECURSOS

Caso a matéria seja nova e o vocabulário desconhecido, não traduza a palavra. Procure outro meio para que os alunos descubram o significado, seja por mímica, desenho ou jogo da forca. O importante é que sejam disponibilizados diferentes recursos para que os alunos também utilizem entre eles.

7- MOSTRAR QUE NINGUÉM APRENDE ACERTANDO

Cada aluno possui um grau de facilidade ou dificuldade de pronunciar determinadas palavras. É importante mostrar que a pronúncia correta só é obtida com o erro. Ninguém começa aprendendo uma língua estrangeira acertando todas as palavras, por isso eles estão lá, para aprender.

desmotiv.jpg

“A motivação faz parte da ação. É um momento da própria ação. Isto é, você se motiva à medida que está atuando, e não antes de atuar”. Paulo Freire


Daniela Castro

Interessada no conhecimento do ser, repleto de detalhes e suaves toques que nos cercam por aí...
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// @obvious //Daniela Castro