infinito saber

Em busca do conhecimento do ser nas trilhas da vida...

Daniela Castro

Interessada no conhecimento do ser, repleto de detalhes e suaves toques que nos cercam por aí..

Prazer, alegria e felicidade

O que é prazer, alegria e felicidade? Todo ser humano está em busca da felicidade. Frei Betto diz que a vida somente será eterna, se desse lado, ela for terna. Como você busca a felicidade na sua vida?


baloes.jpg

São tomas de Aquino dizia que não existe uma pessoa que não procura pela felicidade na sua própria vida, mesmo aquele que pratica o mal. Do latim, felix, quer dizer, originalmente, “fértil”, “que dá frutos”. Frei Betto diz que felicidade é uma infinita saudade da nossa origem e do nosso futuro, de Deus. E jamais, a pessoa está saciada de felicidade, está sempre em sua busca.

Prazer e alegria. Prazer é um momento temporário, relacionado aos nossos cinco sentidos. A alegria também é momentânea, mas está relacionada a um fato específico, como uma premiação, assistir a um vídeo, um filme interessante, ver pessoas queridas. Uma pessoa pode estar feliz, mas não necessariamente alegre: em momentos de catástrofes, violência, tristezas, a pessoa sadia não sentirá alegria, mas ainda assim, pode ser feliz.

O que você faz para ser alegre? A alegria varia de acordo com os interesses, objetivos e idades de cada um. Um bebê, por exemplo, sentirá alegria ao dar o primeiro passo; uma criança ao soltar o balão e vê-lo subir no céu. Há amizade para descobrir a felicidade. Amizade verdadeira, uma relação profunda e simples. Um partilhar sem objetivos, pelo simples fato de existir, uma relação com respeito, afinidade, intimidade e sinceridade. Fabrício Carpinejar, no seu recente livro, "Amizade é também amor" diz que o amigo nos impulsiona, nos devolve quando nos roubamos e nos conserta quando quebramos. Assim, ela é felicidade em forma de amor.

Nós tendemos a buscar a felicidade no consumo, status e poder. Há também aqueles que seguem as bebidas e as drogas. Buscamos comprar produtos ou ideias que são circunstâncias momentâneas. Todos esses, momentos de prazer. Frei Betto diz que a felicidade é um estado de espírito, o sentido que cada um emprega na sua vida. Não existe uma pessoa que seja feliz sem fazer os outros felizes.

Como você busca a sua felicidade? Que possamos cada vez mais olhar para a direção do coração e seguir aquele balão que, quando criança, soltamos no céu, observando a sua cor, suas sombras, seu brilho e seguindo o nosso caminho...


Daniela Castro

Interessada no conhecimento do ser, repleto de detalhes e suaves toques que nos cercam por aí...
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// //Daniela Castro