A alma imoral
Foto da peça "A Alma Imoral" de Clarice Niskier.
Moral: conjunto dos princípios e valores morais de conduta do homem; Bons costumes.
Desconstruindo e ressignificando o livro "A Alma Imoral”, de Nilton Bonder, essa peça faz o público refletir sobre a importância da transgressão, da obediência, da desobediência, do certo e do errado. Como não ficar preso à verdades absolutas? A conscientização do ser humano deve ser constante.
"A alma é imoral não como um valor absoluto em si." A obediência e a desobediência são vistas como tarefas sagradas do ser humano, não devendo agir de forma rígida em relação à obediência nem a desobediência.
A consciência humana consiste em transcender a nós mesmos. A união da religião com a filosofia mostra que a zona de conforto tem seus riscos, como também a obediência absoluta tem os seus riscos. Nesse sentido, Clarisse Niskier diz que "mesmo a transgressão tendo riscos, às vezes, o pesadelo da acomodação é pior do que o risco da transgressão" e sobre isso, Amir Haddad - supervisor da peça, diz que o mar vermelho se abriu porque o povo se colocou em movimento. Se o ser humano ficar parado, esperando o mar abrir terá um resultado, se não se colocar em movimento e o mar abrir ou não é o risco que a pessoa terá em relação a sua própria vida.
A nossa sociedade dá mais atenção para certos assuntos e omite outros. Antes de ler esse livro ou ver essa peça, você já tinha pensado sobre o significado da tradição no sentido de ela romper com a norma e promover a evolução das espécies? Há uma dicotomia entre o lado bom e o lado certo. O lado bom está relacionado com a alma (a imoralidade) enquanto, o certo é a tradição. Qual lado seu que a sociedade oculta e que você pode priorizar?
"Devemos compreender quando o certo é o certo, devemos compreender quando o errado é o errado, mas devemos compreender, principalmente, quando o certo é o errado e quando o errado é o certo, mas comprernder um conceito pelo seu contrário é fotografar a alma." E se a atitude não for uma transgressão, mas a atitude correta para aquela circunstância? "Deus nunca está de forma definitiva em alguma moral."
Nilton Bonder diz que "Aquele que não faz uso de todo o potencial de sua vida, de alguma maneira diminui o potencial de todos os demais. Se fôssemos todos mais corajosos e temêssemos menos a possibilidade de sermos perversos, este seria um mundo de menos interdições desnecessárias e de melhor qualidade."
A alma da mulher é diferente da alma do homem. No seu íntimo, qual é a sua alma imoral?