infinito saber

Em busca do conhecimento do ser nas trilhas da vida...

Daniela Castro

Interessada no conhecimento do ser, repleto de detalhes e suaves toques que nos cercam por aí..

A alma imoral

A peça ressignifica conceitos da história do ser humano: obediência e desobediência. Tradição e transgressão. Certo e errado. Alma e corpo. "Haverá maior solidão do que a ausência de si?" Clarisse Niskier


a_alma_imoral.jpg

Foto da peça "A Alma Imoral" de Clarice Niskier.

Moral: conjunto dos princípios e valores morais de conduta do homem; Bons costumes.

Desconstruindo e ressignificando o livro "A Alma Imoral”, de Nilton Bonder, essa peça faz o público refletir sobre a importância da transgressão, da obediência, da desobediência, do certo e do errado. Como não ficar preso à verdades absolutas? A conscientização do ser humano deve ser constante.

"A alma é imoral não como um valor absoluto em si." A obediência e a desobediência são vistas como tarefas sagradas do ser humano, não devendo agir de forma rígida em relação à obediência nem a desobediência.

A consciência humana consiste em transcender a nós mesmos. A união da religião com a filosofia mostra que a zona de conforto tem seus riscos, como também a obediência absoluta tem os seus riscos. Nesse sentido, Clarisse Niskier diz que "mesmo a transgressão tendo riscos, às vezes, o pesadelo da acomodação é pior do que o risco da transgressão" e sobre isso, Amir Haddad - supervisor da peça, diz que o mar vermelho se abriu porque o povo se colocou em movimento. Se o ser humano ficar parado, esperando o mar abrir terá um resultado, se não se colocar em movimento e o mar abrir ou não é o risco que a pessoa terá em relação a sua própria vida.

A nossa sociedade dá mais atenção para certos assuntos e omite outros. Antes de ler esse livro ou ver essa peça, você já tinha pensado sobre o significado da tradição no sentido de ela romper com a norma e promover a evolução das espécies? Há uma dicotomia entre o lado bom e o lado certo. O lado bom está relacionado com a alma (a imoralidade) enquanto, o certo é a tradição. Qual lado seu que a sociedade oculta e que você pode priorizar?

"Devemos compreender quando o certo é o certo, devemos compreender quando o errado é o errado, mas devemos compreender, principalmente, quando o certo é o errado e quando o errado é o certo, mas comprernder um conceito pelo seu contrário é fotografar a alma." E se a atitude não for uma transgressão, mas a atitude correta para aquela circunstância? "Deus nunca está de forma definitiva em alguma moral."

Nilton Bonder diz que "Aquele que não faz uso de todo o potencial de sua vida, de alguma maneira diminui o potencial de todos os demais. Se fôssemos todos mais corajosos e temêssemos menos a possibilidade de sermos perversos, este seria um mundo de menos interdições desnecessárias e de melhor qualidade."

A alma da mulher é diferente da alma do homem. No seu íntimo, qual é a sua alma imoral?


Daniela Castro

Interessada no conhecimento do ser, repleto de detalhes e suaves toques que nos cercam por aí...
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //Daniela Castro