infinito saber

Em busca do conhecimento do ser nas trilhas da vida...

Daniela Castro

Interessada no conhecimento do ser, repleto de detalhes e suaves toques que nos cercam por aí..

Revista Bodisatva

Na equipe dessa revista há diferentes mandalas - as pessoas responsáveis pela tradução, edição, revisão... E se tivermos uma dose de esperança, transformando os nossos corações a cada dia, construindo juntos a mandala da vida?



1_EBw41i6YYnFea-TP351hHQ.png

A revista Bodisatva traz ensinamentos budistas valiosos para todas as pessoas, sem distinção, relacionando o budismo com áreas da filosofia, ciência, saúde, arte, entre outras.

Textos clássicos e importantes para uma era que, ainda não tinha acesso à internet como nos dias de hoje, desde 1990, já foram publicados “Erros na prática”, de Shunryu Suzuki; “A prece do virtuoso começo, meio e fim”, deTsong Khapa; "A Palavra Secreta", de RyotanTokuda; além de diversos textos assinados por S.S. o Dalai Lama, S. Em. Chagdud Tulku Riponche, S. Em. Jamgon Kongtrul Rinpoche III, Moriyama Roshi, Lama Alan Wallace, etc. Quando a revista foi idealizada, os editores eram o Lama Padma Samten (na época, Alfredo Aveline) e José Fonseca, o qual hoje possui diversos colaboradores - mais de 90 - entre jornalistas, revisores, fotógrafos, ilustradores, professores, tradutores e pessoas das mais diferentes áreas, dentre eles, a mandala da tradução: um espaço para unir aqueles interessados em outras línguas capazes de disponibilizar, juntos, textos importantes traduzidos do inglês e espanhol para o público.

Recentemente, ela publicou um texto de Jetsunma Tenzin Palmo, cujo tema era "Uma dose de esperança", onde ela diz que "a solução para os nossos problemas não está no nosso corpo, mas está na nossa mente, no nosso coração e é isso que precisa ser mudado. Por isso, todos nós aqui compartilhamos as mesmas questões; na verdade, temos os mesmos problemas — nós precisamos domar e transformar os nossos próprios corações e nossas próprias mentes."

Numa entrevista realizada com essa monja budista, questionada sobre como dialogar com pessoas que defendem a morte da vereadora da cidade do Rio de Janeiro, que lutava pelos direitos humanos, negra, feminista, ela diz que ciclicamente, o planeta está muito poluído e que devemos manifestar bondade amorosa ao invés de ódio.

Há a revista impressa e o site - uma plataforma de comunicação voltada para a produção e divulgação de conteúdo de transformação de mundo inspirada na visão budista de Terra Pura. Tem como propósito celebrar iniciativas baseadas em compaixão e lucidez. Assim como, na revista há a equipe de colaboradores: edição, revisão, impressão e a mandala da tradução, temos no dia-a-dia, diferentes papéis - professor, cliente, vendedor, médico, enfermeiro, mãe, pai, avó, avô, filho, chefe, colega, amigo, vizinho... O que você acha de praticar uma dose de esperança, transformando os nossos corações a cada dia, construindo juntos a mandala da vida?

Bodisatva_logo_tagline_300.png


Daniela Castro

Interessada no conhecimento do ser, repleto de detalhes e suaves toques que nos cercam por aí...
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/literatura// //Daniela Castro