inteligência evolutiva

Do óbvio ao inacreditável

Alexandre Pereira

Escritor, acadêmico de Comunicação Social, Educador Físico, Youtuber, Blogueiro e Pesquisador da Consciência. Penso que a Ciência é o caminho menos pior que irá nos levar as estrelas ao invés da destruição. Também vejo que o autoconhecimento é o caminho que nos levará a iluminação ao invés da autodestruição. Mais matérias e informações em: www.dimensaomental.com.br

A incrível história da Humanidade

A humanidade exposta de um jeito revelador.


humanidade homo sapiens.jpg

O livro Sapiens: uma breve história da humanidade, de autoria de Yuval Noah Harari, não é um livro qualquer e está longe de ser comum. O leitor em geral termina o livro com a sensação de que agora entende o mundo e como boa parte das coisas funcionam. E essa não é uma sensação equivocada, muito pelo contrário. A obra é bem mais do que a coleção de histórias legais e explicações generalistas. Ela causa impacto pela clareza exposta e pela cientificidade envolvida.

sapiens capa 18.jpg

Com passagens de tirar o fôlego, a evolução da humanidade é feita de modo interessante e conexo mesmo para “quem não é da área de humanas”. Em geral, as informações precisas servem como um triturador de ideias preconcebidas e de erros históricos que tratamos ainda com naturalidade. Importante ver o quanto a Ciência já avançou de modo significativo nas descobertas sobre nosso passado remoto até o momento atual. O livro é um compilado que vislumbra um caminho que antes parecia confuso ou óbvio demais.

Para uma pessoa moderna pode parecer natural que tenhamos dominado o planeta. No entanto, essa jornada é mais complexa e desafiadora do que um leigo possa imaginar. Entre as várias espécies de humanos do passado que viviam juntas (isso mesmo que você leu), a soberania do Homo sapiens foi realizada com boa parte do padrão que seguimos até hoje: com inteligência, violência e destruição. Quando se percebe que o humano nunca viveu em harmonia com a natureza, isso também vale para os indígenas, fica evidente nossa essência em construção.

Harari fala com brilhantismo de temas profundos e fundamentais como, por exemplo, a revolução cognitiva, que mudou a forma de pensamento e comunicação, bem como a revolução alimentar que permitiu a multiplicação da vida e o desenvolvimento social. A cada revelação, feita de modo sistemático, tudo vai se encaixando com um imenso quebra-cabeças. Mas o livro não fala apenas do passado, pois trata do nosso envolvimento com dinheiro, impérios, poder, sexo, religião e cientificidade.

Talvez uma das colocações mais eletrizantes e inquietantes de Sapiens seja sobre os mitos compartilhados. Ou seja, as ilusões e imaginações coletivas que todos tratam como se fossem verdades e, na realidade, são apenas conceitos humanos aceitos pela maioria. Só que não vou dar exemplos desses mitos, apesar de convivermos com eles atualmente, para manter o suspense e deixar as surpresas para aqueles que se aventurarem em suas páginas.

Para encerrar, a parte final dessa obra-prima trata do caminho para qual estamos seguindo. As previsões do futuro, baseadas na Ciência atual, são tanto empolgantes quanto estarrecedoras. As reflexões e ponderações evidenciam que há mais surpresas, tanto positivas quanto negativas, sobre o que estamos construindo para o amanhã. Você está pronto para as transformações sociais? Já entendeu o básico do ontem para se antecipar sobre o que virá?

Esse é um dos poucos livros que posso dizer a todos de forma imperativa: “LEIAM!”


Alexandre Pereira

Escritor, acadêmico de Comunicação Social, Educador Físico, Youtuber, Blogueiro e Pesquisador da Consciência. Penso que a Ciência é o caminho menos pior que irá nos levar as estrelas ao invés da destruição. Também vejo que o autoconhecimento é o caminho que nos levará a iluminação ao invés da autodestruição. Mais matérias e informações em: www.dimensaomental.com.br.
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/literatura// @obvious, @obvioushp //Alexandre Pereira