Isabela Boechat

Graduanda em Comunicação Social – Jornalismo na UFMG e, um bocadinho escorpiana. Encontra-se no caos, e perde-se na sinestesia poética dos versos de Drummond.

O lirismo que cabe num pincel que desenha faces e constrói carreiras

Num lirismo de um poema que traz versos de uma esperança sólida – Nathália Teodoro procurou cada vez mais se aperfeiçoar e, hoje vive com a renda oriunda de seu trabalho.


nathaliateodoro.jpg

Nathália é um bocado de um lirismo uno de Caetano misto ao jazz de Lady Gaga – que vibra aos fundos de seu Ateliê, numa pequena caixinha de som (e de surpresas) que o seu irmão, e também assessor, traz num canto qualquer de uma sala que se apequena as tantas procuras pela arte de maquiar. Escorpiana, de um magnetismo ímpar – soma três décadas de vida -, Nathália, graduou-se em Biologia e, cursava mestrado em Fisiologia, até que vinculou o seu pequeno hobbie a sua pequena taxa mensal de um orçamento que gritou por ajuda.

A mineirinha, natural de Belo Horizonte, começou sua trajetória em seu quarto, na casa de seus pais, onde começou a atender suas clientes e, posteriormente, ministrar cursos de maquiagem e auto maquiagem. Nathália começou em dois mil e doze e continua, hoje ampliou o seu Ateliê, especializou-se ainda mais com técnicas modernas que desenham rostos e valorizam traços – delineando e moldando rostos com sua arte que cabe em pincéis.

Nathália graduou-se em licenciatura em Biologia e, somou as disciplinas que aprendeu em sala e, somente com o tempo que aprendeu a lecionar. Nathália afirmou que foi pega de surpresa quando as pessoas começaram a procurar pelo seu trabalho e, não teve tempo de se preparar. Começou a ensinar suas técnicas com as ferramentas que possuía. Ressaltou também que unir a arte de maquiar com a arte de ensinar foi uma tarefa um tanto que árdua, porque por mais que as pessoas pensem que é a mesma coisa, não é.

nat.jpg

Num lirismo de um poema que traz versos de uma esperança sólida – a escorpiana procurou cada vez mais se aperfeiçoar e, hoje vive com a renda que vem do seu trabalho. Nathália saiu de casa buscando crescer profissionalmente na área, pois o pequeno espaço nas casas dos seus se tornou insuficiente e, teve que se mudar e procurou uma localização que abrangesse todas as suas clientes.

Atualmente, a profissional recebe clientes de diversos lugares do Brasil, como a Juliana Kallot que saiu da Goiás para cursar maquiagem com a Nathália. “Eu vi nela um diferencial e, imediatamente, identifiquei-me com o trabalho dela o qual eu admiro muito”, ressalta. Além de Juliana, que também é maquiadora, Nathália é procurada por meninas de diversos estados que cruzam fronteiras em busca de um certificado com a maquiadora.

“Eu fico muito feliz ao ver que as pessoas se deslocam de tão longe só para ter curso comigo”, afirma Nathália. O seu trabalho já atinge grandes proporções e com as redes sociais o processo de divulgação se alavanca ainda mais. Antes do Youtube, do Facebook e do Instagram, a maquiadora possuía um blog, hoje não mais ativo. Nesse ela descreve que foi com vídeos no Youtube que aprendeu a maquiar e, descreve os profissionais com os quais já teve cursos, como Dany Rebecca, Elaísa Camilo e Brigitte Calegari.

clientesfacebook.jpg

Nathália mantém também um canal no Youtube onde ensina dicas de maquiagem e, técnicas para meninas que gostariam de aprender a se maquiar. Atualmente, ela possui postagens periódicas, mas disse que quer ter uma rotatividade maior de vídeos. Já no Instagram e no Facebook ela procura se manter ativa para a divulgação de seu trabalho e também para a interação direta com as suas clientes e fãs. É notável, em suas páginas, clientes a procura de informações sobre produtos e até por agendamento de cursos.

Com o demasiado aumento de suas demandas, Nathália se viu com a necessidade de ampliar sua equipe. Além de sua mãe, Cida Teodoro, que é especializada em penteados e trabalha com ela quando há produções, Nathália contratou mais dois maquiadores.

O seu assessor de comunicação, e também seu irmão, Hiago Teodoro agora vai passar a trabalhar também como maquiador ao lado da irmã. Hiago é responsável por agendamento de cursos de maquiagem e produções e, hoje vê a irmã como uma inspiração. “Eu vejo a Nathália como uma inspiração, ela é muito determinada e espero que um dia eu também seja assim. Eu comecei a maquiar com ela e, hoje, anseio chegar no mesmo ponto que ela está atualmente”, disse o assessor e também maquiador na equipe de Nathália.

O assessor ressaltou também que a irmã atinge todos os tipos de pessoas, com as suas postagens em redes sociais e que o seu conteúdo é de fácil consumo por profissionais ou não da área. Além disso, Nathália busca diferenciais para se juntar a ela e hoje ela sonha com um espaço maior, onde ela possa administrar espaço para cursos e produções e onde sua mãe possa trabalhar juntamente com ela.

Atualmente, a maquiadora conta com mais de 59 mil inscritos no Youtube, 31.507 curtidas no Facebook e 135 mil seguidores no Instagram. Nathália analisa isso como um reconhecimento que vem estritamente do seu trabalho e, com o relacionamento entre ela e suas clientes.

olho.jpg

No dia-a-dia de seu trabalho, ela ensina aproximadamente 10 técnicas, de segunda a sexta, durante seis horas. Quando há demandas, ela viaja para ministrar cursos e workshops em outras cidades, como nesse final de semana, o qual ela viaja para Uberlândia para ministrar um curso para um grupo de alunas que demonstraram interesse por meio e-mail e /ou redes sociais.

A maquiagem é uma área que vem crescendo muito – temos exemplos na contemporaneidade de artes sendo moldadas em rostos e, essa arte sendo usada para alavancar auto estima e até para moldar padrões de consumo e de beleza. Como exemplo temos as Kardashian’s que, no ano passado, trouxe os contornos bem delimitados que virou febre em vários nichos sociais.

Sendo assim, é um desafio constante se manter como referência na área. “Eu procuro sempre me atualizar, enquanto as técnicas e formas de divulgação. Eu sempre tento expor o meu diferencial, pois quando eu comecei não tinha tanta concorrência. Acho que esse é o meu maior desafio na maquiagem”, afirma Nathália.

Nathália se declara sonhadora e determinada em seus objetivos, por isso todo esse reconhecimento pelo seu trabalho que é visível nas redes sociais no que a maquiadora faz tão naturalmente, como se faz arte – num magnetismo poderoso e apaixonado, próprio de uma escorpiana.

* As fotos foram retiradas do facebook da maquiadora.


Isabela Boechat

Graduanda em Comunicação Social – Jornalismo na UFMG e, um bocadinho escorpiana. Encontra-se no caos, e perde-se na sinestesia poética dos versos de Drummond. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //Isabela Boechat