Isabela Boechat

Graduanda em Comunicação Social – Jornalismo na UFMG e, um bocadinho escorpiana. Encontra-se no caos, e perde-se na sinestesia poética dos versos de Drummond.

O lirismo que cabe num pincel que desenha faces e constrói carreiras

Nathália Teodoro procurou cada vez mais se aperfeiçoar e, hoje vive com a renda oriunda de seu trabalho.


nathaliateodoro.jpg

Nathália é um bocado de Caetano misto ao jazz de Lady Gaga – que vibra aos fundos de seu Ateliê, numa pequena caixinha de som (e de surpresas) que o seu irmão, e também assessor, traz num canto qualquer de uma sala que se apequena as tantas procuras pela arte de maquiar. Escorpiana, de um magnetismo ímpar – soma três décadas de vida. Nathália, graduou-se em Biologia e, cursava mestrado em Fisiologia, até que decidiu usar o seu hobbie profissionalmente.

A mineirinha, natural de Belo Horizonte, começou sua trajetória em seu quarto, na casa dos seus pais, onde começou a atender suas clientes e, posteriormente, ministrar cursos de maquiagem e de auto maquiagem. Nathália começou a trabalhar com maquiagem em 2012 e, atualmente ampliou o seu Ateliê, especializou-se ainda mais em técnicas modernas que desenham rostos e valorizam traços – delineando e moldando rostos com sua arte que cabe em pincéis.

Nathália possui licenciatura em Biologia e, trabalhou na área por pouco tempo. Nathália afirmou que foi pega de surpresa quando as pessoas começaram a procurar pelo seu trabalho e, não teve tempo de se preparar. Começou a ensinar suas técnicas com as ferramentas que possuía. Ressaltou também que unir a arte de maquiar com a arte de ensinar foi uma tarefa um tanto que árdua, "as pessoas dizem que é a mesma coisa, porém não é", afirmou.

nat.jpg

Nathália procurou o aperfeiçoamento e, atualmente, a maquiadora vive com a renda oriunda do seu trabalho. A profissional, nos dias de hoje, recebe clientes de diversos lugares do país, como a Juliana Kallot que saiu da Goiás para cursar maquiagem com a maquiadora. “Eu vi nela um diferencial e, imediatamente, identifiquei-me com o trabalho dela o qual eu admiro muito”, ressalta. Além de Juliana, que também é maquiadora, Nathália é procurada por meninas de diversos estados que cruzam fronteiras em busca de um certificado com a maquiadora.

“Eu fico muito feliz ao ver que as pessoas se deslocam de tão longe só para ter curso comigo”, afirma a maquiadora. O seu trabalho já atinge grandes proporções, e com as redes sociais o processo de divulgação se potencializa ainda mais. Antes das ferramentas Youtube, do Facebook e do Instagram, a maquiadora possuía um blog, que já não está mais ativo. O Youtube, para Nathália, foi fundamental para o processo de consolidação como maquiadora no mercado. A maquiadora relata que já cursou cursos com profissionais renomados da área, como Dany Rebecca, Elaísa Camilo e Brigitte Calegari.

clientesfacebook.jpg

Nathália mantém também um canal no Youtube, onde ensina dicas e técnicas de maquiagem. Atualmente, ela possui postagens periódicas, mas disse que quer ter uma rotatividade maior de vídeos. Com o demasiado aumento das suas demandas, Nathália se viu com a necessidade de ampliar sua equipe. Além de sua mãe, Cida Teodoro, que é especializada em penteados e trabalha com ela quando há produções, Nathália contratou mais dois maquiadores.

O seu assessor de comunicação, e também seu irmão, Hiago Teodoro agora vai passar a trabalhar também como maquiador ao lado da irmã. Hiago é responsável por agendamento de cursos de maquiagem e produções e, hoje vê a irmã como uma inspiração. “Eu vejo a Nathália como uma inspiração, ela é muito determinada e espero que um dia eu também seja assim. Eu comecei a maquiar com ela e, hoje, anseio chegar ao mesmo ponto que ela está atualmente”, disse o assessor e também maquiador da equipe de Nathália.

O assessor ressaltou também que a irmã atinge todos os tipos de pessoas, com as suas postagens nas redes sociais e que o seu conteúdo é de fácil consumo por profissionais, ou pessoas que buscam dicas de maquiagem. Além disso, a maquiadora sonha com um espaço maior, onde ela possa administrar espaço para cursos produções.

No momento, a maquiadora conta com mais de 59 mil inscritos no Youtube, 31.507 curtidas no Facebook e 135 mil seguidores no Instagram. Nathália analisa isso como uma forma de reconhecimento que está estritamente relacionada com o seu trabalho, e com o relacionamento que ela mantém com os seus clientes e seguidores.

olho.jpg

Em seu curso, a maquiadora ensina aproximadamente 10 técnicas de maquiagem, durante seis horas de curso. Nathália também segue as demandas vindas de outros estados, a qual viaja para outras cidades para ministrar cursos e palestras. Nesse final de semana, por exemplo, a maquiadora viaja para Uberlândia para ministrar um curso para um grupo de alunas que demonstraram interesse por meio do e-mail e /ou das redes sociais.

Nathália se declara uma pessoa sonhadora e determinada. A maquiadora foca nos seus objetivos e delimita estratégias para alavancar o alcance do seu trabalho, tanto nas redes sociais quanto no campo profissional. A maquiadora diz que é fundamental buscar o conhecimento de novas técnicas e tendência no mercado, e diz que a maquiagem é um desafio constante. “Eu procuro sempre me atualizar, enquanto as técnicas e formas de divulgação. Eu sempre tento expor o meu diferencial, pois quando eu comecei não tinha tanta concorrência. Acho que esse é o meu maior desafio na maquiagem”, finaliza a maquiadora.

* As fotos foram retiradas do facebook da maquiadora.


Isabela Boechat

Graduanda em Comunicação Social – Jornalismo na UFMG e, um bocadinho escorpiana. Encontra-se no caos, e perde-se na sinestesia poética dos versos de Drummond. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //Isabela Boechat