CLEÂNE ALVES

"... A paz em cada gesto que faça..."

VESTIDO DE NOIVA: das palavras às imagens

A literatura revela contextos sociais e valores históricos e é por meio da linguagem artística que se constroem imagens, que alcançam resultados que superam a própria fonte geradora, a palavra. "Vestido de noiva" confirma tal relação entre palavra e imagem.


nelson rodrigues 1.jpg

Se considerado em seu contexto histórico, a obra traz à tona uma série de questões sociais, como: a submissão das pessoas às convenções e regras; a hipocrisia em se manter uma postura somente por ela ser exigida pelo meio social, para não ser considerado anormal ou louco.

ne8.JPG

A personagem Alaíde, moça rica, está presa às regras da época, mas no inconsciente consegue se desprender do círculo vicioso, e mantém uma verdadeira obsessão por Madame Clessi, prostituta que vivera na casa de Alaíde e fora assassinada pelo namorado adolescente. A obra consegue a fusão de dois mundos diferentes: Alaíde presa aos recatos, projeta suas ambições sexuais no modo de vida de Madame Clessi, símbolo de liberdade para Alaíde.

vestidodenoiva.jpg

Com o jogo de palavras a imagem vai sendo construída. Ao invés de descrever os acontecimentos com palavra, o autor usa a palavra para formar a imagem, o exemplo disso é quando num plano, as personagens querem desvendar um acontecimento e em outro surgem vozes. Ainda quando Alaíde está na clínica e não se tem a descrição sobre o quadro clínico dela, existindo apenas colocações “soltas”, que transportam o leitor para o local da cena. A imagem se apresenta sem ser necessárias explicações.

20150727-204908.jpg

A imagem constitui-se por meio do jogo de palavras, das metáforas e de outros elementos, por isso, talvez uma leitura desafiadora, que, por vezes, parece ser de difícil compreensão a um leitor ansioso.

ne5.JPG

Mas a complexidade não é dificuldade e promove o sentido se uma obra que atinge seu leitor. Leitor: palavras e imagens.


CLEÂNE ALVES

"... A paz em cada gesto que faça...".
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/literatura// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //CLEÂNE ALVES
Site Meter