Eliza Doré

Uma jornalista tentando levar as coisas menos a sério, ok?

Zoom – Uma animação crítica aos padrões de beleza

Um cineasta que vê seu pênis diminuir, uma mulher preocupada com o tamanho dos seus seios. A animação cinematográfica de Pedro Morelli é uma crítica a busca pela perfeição.


gael.jpg

O ator mexicano Gael García Bernal, a atriz brasileira Mariana Ximenes e a canadense Alisson Pill protagonizam um filme metade animação, metade atores de carne e osso. A co-produção Brasil-Canadá está sendo realizada pela O2 filmes, com direção de Pedro Morelli.

Sem data prevista para lançamento, “Zoom” é o primeiro longa do diretor, e teve suas filmagens realizadas entre Toronto, Rio de Janeiro e São Paulo. A surpresa são os 29 minutos de animação, realizados pela técnica de rotoscopia, que consiste em filmar os atores e desenhar por cima. São 25 animadores realizando um trabalho praticamente artesanal.

Como um gibi amador a animação acompanha a trajetória da personagem que retrata Gael, na medida em que seu traço vai sendo aprimorado. A referência para a animação produzida é o filme “Walking Life” (2001), de Richard Linklater, diretor de “Boyhood”.

Mariana Ximenes interpreta uma modela que quer abandonar tudo para virar escritora, Alisson Pill é uma autora de histórias em quadrinhos, enquanto Gael vive um cineasta. As três histórias estão inter-relacionadas.

Gael realiza um filme sobre a personagem de Mariana, que está escrevendo sobre a ilustradora vivida por Alisson, que utiliza o personagem de Gael em seu mundo de quadrinhos. Confuso? Tem mais. Cada personagem possui suas próprias inseguranças e características psicológicas.

O pênis que está diminuindo, a busca pelos seios perfeitos, o filme é resultado de uma grande crítica sobre a busca pela perfeição e os padrões de beleza. Uma metalinguagem sobre a prisão de tendências visuais que vivemos.

ZOOM_divulgacao_04_ALTA1-652x297.jpg


Eliza Doré

Uma jornalista tentando levar as coisas menos a sério, ok?.
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/cinema// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Eliza Doré