Fábio Jorge

Não sou daqui nem sou de lá, eu sou de qualquer lugar.
Meu passaporte é espacial, sou cidadão da terra

Vai Jónsi!

Em "Go", Jónsi deixa de lado a figura hirta adotada enquanto à frente dos Sigur Rós para se divertir um pouco (também) em inglês.


tumblr_n25s0cqTJU1s56e7mo2_1280.jpg

"Go" é o primeiro álbum do vocalista Jónsi, integrante dos Sigur Rós, lançado em abril de 2010 pelo selo independente XL Recordings.

De cara percebemos a diferença entre as propostas musicais da banda e do Jón Þór Birgisson solo. Neste, é como se ele se despisse da atmosfera etérea e extremamente post-rock a qual ajudou a criar e abraçasse com todas as forcas criativas um quase-pop despreocupado, despretensioso, vez ou outra cedendo ao pieguismo (como em "Sinking Friendships" e "Grow Till Tall").

"Animal Arithmetic" (segundo single do disco) é contagiante, viva; perfeita sequência de "Go Do".

A identidade visual do álbum é bastante diferente de tudo que Jónsi fez em mais de uma década de existência da banda islandesa. Sua imagem se faz presente em todos os cantos, desde os pôsteres até imagens de divulgação, na contramão das sombras e da postura séria que seus conterrâneos assumem desde sempre.

A edição especial digital inclui o fantástico "Go Quiet", uma versão mais "enxuta" e quieta (literalmente) do álbum registrada em vídeo nos primeiros dias de 2010. O cenário é intimista (o flat do cantor em Reykjavík) e o resultado é um documento extremamente fiel a sua proposta. Outro produto lançado é "Go Live", pack de disco, DVD e livrinho de 16 páginas contendo registros feitos por Jónsi ao longo da turnê de divulgação naquele mesmo ano.

Sem dúvida alguma, "Go" e seus frutos ocupam lugares especiais em minha memória musical.


Fábio Jorge

Não sou daqui nem sou de lá, eu sou de qualquer lugar. Meu passaporte é espacial, sou cidadão da terra.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/musica// @obvious, @obvioushp //Fábio Jorge