maravilhoso

O mundo de Ettore

Ettore Cagni

Um texto óbvio salta aos olhos. Um texto bom mesmo é aquele ao qual saltam os olhos

  • asleep-movie.jpg
    POR QUE É TUDO TÃO RUIM?

    Não sei se é um sentimento compartilhado, acredito que sim pelas conversas que tenho e pelos comentários que vejo, mas cinema tem se tornado uma experiência broxante, profundamente entristecedora. Mesmo quando é bom, é ruim. E uma parte da alma fica no tapete vermelho. É uma questão ilusiva e tende a um maniqueísmo corrosivo, mas acredito que o bom e velho Aristóteles tem algo a nos dizer sobre isso.

  • chains.jpg
    JOGANDO PELAS REGRAS

    Já parou para pensar o que é que torna a vida divertida?

  • IMSORRY.jpg
    NOVA META DA ARTE

    Uma tendência iniciada em 1986 está tomando força no universo da arte. Você sabe o que é Metamodernismo?

  • emp.png
    EMPREENDEDORISMO ÀS AVESSAS

    Como a formação histórica e cultural do Brasil, juntamente com o sistema econômico capitalista, promovem a subversão e a aniquilação do empreendedorismo nacional

  • computer art.png
    ARTEFICIAL

    Criatividade, a fronteira final. Por séculos a humanidade se gabou de ser um conjunto especial de seres, conjugando uma capacidade intelectual extremamente potente e uma habilidade abstrativa simultaneamente. Mas será que essa soberania sobreviverá ao mundo da Revolução Digital? E quem será o artista dessa nova era?

  • caravelas.jpg
    A HISTÓRIA DE VOCÊ

    Já parou para pensar em você? Sim, “você”! Talvez devesse pensar mais a respeito, porque “você” tem uma história interessantíssima. Veja o desenvolvimento desse vocábulo que atravessou oceanos e se metamorfoseou de acordo com os lugares em que desembarcou.

  • s2.jpg
    A INVENÇÃO DO AMOR – PARTE II – A LINGUAGEM DO AMOR

    Já percebeu como dois namorados podem ter noções diferentes do que seria o amor (e nesse caso geralmente o namoro dá errado)? Gerações diferentes também. Cidades diferentes também. Agora imagine países diferentes, que sequer chamam o amor pelo mesmo nome. Aqui está um olhar mais aprofundado sobre como as línguas das pessoas podem afetar sua visão das coisas, no caso, o amor.

  • marriage.jpg
    A INVENÇÃO DO AMOR - PARTE I - O AMOR PELA HISTÓRIA

    Por que amamos da forma que amamos? Quem inventou o amor como ele é? Muita gente ao longo da história influenciou o que você sente hoje.

  • i am groot.png
    GUARDIÕES DA PSICANÁLISE

    Um olhar mais aprofundado sobre um dos grandes sucessos do circuito comercial, que tende a ser tão subestimado pela crítica: Guardiões da Galáxia 2.0. Alerta de spoilers!

  • cellphone sea.jpg
    O ESPETÁCULO NO SÉCULO XXI

    Do curioso caso do indivíduo que pesquisa a letra da música no celular durante o show para poder acompanhar o artista e cantar junto, negando a autenticidade e a espontaneidade que qualificam a exclusividade do que chamamos de sentimento e arte.

  • genero.jpg
    UM PROBLEMA GENÉRICO

    Para entender do que se tratam os debates sobre gênero, sexo e orientação sexual, suas raízes históricas, suas implicações contemporâneas e sua necessidade no mundo de hoje.

  • wall.png
    O PROBLEMA DO NADA

    Já presenciou uma tentativa extremamente tosca de encaixar uma citação em algum contexto? Alguém que cita filósofos a torto e a direito? Alguém que desmerece uma área do conhecimento em detrimento de outra como se houvesse uma hierarquia entre elas? Uma análise mais aprofundada sobre esses eventos demonstra uma preocupante deformação na visão social sobre a relação entre universidades, intelectualidade e academia. Por uma deselitização do ensino. Por uma universidade livre de amarras e jogos de interesse.

  • marco aurelio.jpg
    MEDITAÇÕES SOBRE A HIPOCRISIA

    Depois de 1800 anos, o último dos "cinco bons imperadores romanos" retorna, associado a Freud, Nietzsche, Sartre e diversos outros pensadores, para lançar um olhar mais aprofundado e dar seu parecer sobre a maior dádiva humana: a hipocrisia.

  • tinder.png
    SEGURO DE RELACIONAMENTO

    Hoje, você dando “like” ou “não”, quero falar dele, o “cardápio de pessoas”, o grande aplicativo de promoção de relacionamentos, Tinder. Mais especificamente, um olhar aprofundado nos efeitos dele sobre a geração que entrou em maturidade romântica durante o período ativo dessa rede social.

  • manzana.jpg
    apologia às adaptações

    É certo que o circuito comercial em geral já nos traz pouca esperança em relação a conteúdo reflexivo, e que adaptações de livros e jogos apenas pioraram esse cenário. Contudo, venho humildemente tecer uma apologia ao que foi, provavelmente, uma das raras adaptações com algum potencial e que foi cruelmente negligenciada e aponta para a nossa necessidade doentia de rotular as coisas.