maria luisa martins

Notícias e Entretenimento

Maria Luisa Martins

Professora de Inglês, escritora, tradutora e revisora e apaixonada por linguística.
Adora falar de cinema, música, literatura e temas afins.
Acredita que a escrita pode mudar o mundo e por isso ela o faz

A arquitetura inclinada de o Beco Diagonal e sua relação com Dickens

Será que a arquitetura de Charles Dickens tem a ver com as obras contemporâneas de J.K Rowling? Como será que o chamado Beco Diagonal chegou a ter sua arquitetura tão inclinada?


O Beco Diagonal dos filmes da saga de Harry Potter não foram somente baseados na imaginação de J.K Rowling. Ele é o primeiro contato de Harry com o mundo mágico e por isso se faz tão importante. "O Beco Diagonal foi um dos primeiros cenários que criamos para Harry Potter e a Pedra Filosofal" relembra Stuart Craig. "Começamos com a ideia de uma rua estilo Dickens". Eles fizeram pesquisas na época sobre arquiteturas da época de Charles Dickens e reparam que os prédios tinham uma inclinação estrutural interessante. UNIVERSAL-32_Diagon-Alley-at-Night.jpg

"A arquitetura vitoriana inicial tinha uma angulação que desafiava a gravidade. Assim, começamos a explorar a ideia de uma arquitetura tão inclinada que parecia estar despencando". Diz ele que também acrescentou estilos Tudor, georgiano e da rainha Anne para obter uma mistura arquitetônica única para o Beco Diagonal que é uma das primeiras cenas da parte mágica do mundo dos bruxos. O diretor Chris Columbus e Stuart Craig percorreram as ruas de Londres em busca de locações práticas para filma-lo. "Esperávamos que ainda existissem lugares que realmente parecessem com o mundo de Dickens em alguma parte de Londres, mas há bem poucos." cffbf3.jpg O que é necessário entender é que no período de Charles Dickens foi o período romântico, da época vitoriana, que prevaleceu, o romance foi o gênero mais importante na época vitoriana. Charles Dickens (1812-1870) dominou a primeira metade do reino de Vitória: o seu primeiro romance, Pickwick Papers foi publicado em 1836 e o seu último, Our Mutual Friends, foi publicado entre 1864 e 1865.

Voltando ao beco diagonal, Craig sentia que o mundo mágico teria que mostrar certo abandono decadente e antigo, bem típico dos cenários de Dickens.

Após a aparência e o design da rua foram determinados, a cenógrafa Stephenie McMillan e sua equipe é que assumiram a tarega de encher as lojas com vassouras, caldeirões e outras necessidades mágicas. 43f180af18ff07a52478ee5d7ba5f72a.jpg

A paixão na construção do Beco Diagonal e a atenção aos detalhes foram recompensados com J.K Rowling fez uma visita ao cenário, onde chegou a ficar com lágrimas nos olhos. E assim, nasceu o Beco Diagonal.


Maria Luisa Martins

Professora de Inglês, escritora, tradutora e revisora e apaixonada por linguística. Adora falar de cinema, música, literatura e temas afins. Acredita que a escrita pode mudar o mundo e por isso ela o faz.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/literatura// @obvious, @obvioushp //Maria Luisa Martins