Tainá Viana Alves

Indecisa, comunicativa e amante da vida, sou aspirante a tentar tudo que me encanta, mesmo sem conhecer. Intensa em tudo que faço, desejo poder chegar à velhice dizendo: eu vivi tudo que poderia viver.

LIBERDADE: UM ESTADO DE ESPÍRITO

A liberdade é um sentimento que vem de dentro. Você determina se irá ou não se sentir livre.


4.jpg

Sentir-se livre é algo almejado pela maioria das pessoas. Mas, nem todas sabem o que é de fato ser livre. Muitos confundem ter liberdade com não ter limites, e ingenuamente acreditam que é impossível ser livre e obedecer qualquer tipo de regra simultaneamente. Assim, pensam que ser livre é não ter que dar satisfação a ninguém, não depender de ninguém. Enganam-se, pois o impossível é viver independente de todos em uma sociedade em que conviver é uma das mais básicas relações envolvidas. E a convivência por si só abrange dependência entre os relacionados.

Liberdade é um estado de espírito. Você deve se sentir livre onde e com quem quer que esteja. Ser livre é ter pleno controle do que acontece na sua vida, ter autonomia para tomar decisões próprias. Se para se sentir livre, você depende da autorização de outra pessoa, seu conceito de liberdade precisa ser repensado. A liberdade vem de dentro e só nós mesmos somos responsáveis pela presença, ou não, dela em nossas vidas.

Desta forma, penso que ser livre é se aceitar e se amar como é. É encarar uma sociedade que impõe padrões para serem vividos e mesmo assim ter opiniões próprias, escolhendo o caminho que irá trilhar e aceitando as falhas e os acertos. É ter coragem para desbravar o mundo em busca do que quer, mas entender que quando algo não acontece da forma que gostaria, é porque não era para ser assim.

5.1.jpg

Ademais, a liberdade envolve o olhar para o outro. Além de se aceitar, é preciso acolher as pessoas com toda sua diversidade. Não podemos confundir a nossa liberdade com o desrespeito alheio. É preciso entender que não são todos que pensam e compartilham dos mesmos princípios e opiniões que nós, e não deixar que a nossa busca em nos amar e nos sentir livres se torne um preceito para condená-los. É aqui que observamos que dependemos de outras pessoas para estabelecer boas relações, ou seja, ser livre em sociedade não é ser sozinho e alheio ao que nos rodeia.

Assim, concluo dizendo que ser livre está bem atrelado ao conceito de respeito. Pra ser livres, precisamos respeitar a nós mesmos e a todos que convivemos. A liberdade é de certa forma mais uma expressão do amor. Se sentir livre é se sentir aceito, amado e respeitado simultaneamente. E como já dito, esse sentimento vem de dentro e só nós mesmos podemos nos permitir senti-lo. Sinta-se livre em todas as suas relações, independente de quem está envolvido, pois você é o único responsável por essa sinestesia.

Texto originalmente publicado em: http://www.memoriasdeoutrora.com.br/


Tainá Viana Alves

Indecisa, comunicativa e amante da vida, sou aspirante a tentar tudo que me encanta, mesmo sem conhecer. Intensa em tudo que faço, desejo poder chegar à velhice dizendo: eu vivi tudo que poderia viver..
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/recortes// @obvious //Tainá Viana Alves