mensagem da garrafa

Reflete o pensamento e o trabalho do Prof. Edgard Falcão

Edgard Falcão

Engenheiro, executivo, professor, palestrante, pesquisador... Amante de viagens fora de estrada, música raiz e da natureza.

Altas Aventuras - Sonhar a antecipação do viver

Sr. Carl Fredericksen tem sua história contada em uma animação feita pela PIXAR no ano de 2009. Trata-se de um idoso ranzinza que tinha muitos sonhos aventureiros dos quais se viu obrigado a abdicar pelo acontecer de sua vida. Foi feliz com a Ellie, mas ela se foi. Vendo a rabugice tomar conta de sua vida foi atrás de viver o sonho que havia sonhado com Ellie.


Sonhar 3.jpg

A realidade norteia nossa vida, mas saiba que enquanto sonhamos estamos vivendo intensamente e por vezes, melhor...

Sonhar é dispor-se a visitar lugares, provar sensações, sentir gostos e cheiros antes que qualquer um destes faça parte de nossa vida. Os devaneios irresponsáveis que nunca serão vividos na realidade, a imaginação livre, o ato de visitar insistentemente um lugar, uma posição, ter a certeza de que é possível... Isso é sonhar. Todas as vezes que sonho busco ser irresponsável. Sonhar com responsabilidade deve ser ruim, limitado. Sonhar é como voar e não se voa preso ou cerceado por algo. Não se pode sonhar sob a égide de preconceitos, limites ou a realidades efetivas.

Quando se sonha tudo é permitido. O inimaginável é permitido

Quem sabe ganhar muito dinheiro, tornar-se rico, imaginar-se vivendo as supostas delícias de uma vida com os prazeres de tudo que o dinheiro possa comprar e por que não também poder ajudar aos que ama, tornando-os felizes também. Sempre somos generosos em nossos sonhos, não há graça em ser feliz sozinho.

Quem sabe conhecer Paris, a cidade luz, ou Roma, a cidade eterna, quem sabe Praga, a cidade das pontes..., caminhar livremente pelas ruas e alamedas. Enquanto se sonha pode-se sentir a brisa no rosto, o cheiro das flores, insere-se com imensa facilidade na fotografia diante da qual sonhamos...

Por que limitar imaginando que nunca o fará? Por que limitar avaliando seu futuro somente por aquilo que seus olhos podem enxergar?

Sonhar.jpg

Sonhar não requer investimentos financeiros ou materiais, já dispomos dos equipamentos necessários para tal empreitada

A vida é regida em sua realidade por sonhos que foram sonhados e desdobrados.

Observe com sabedoria e discernimento que essa mesma realidade sempre cumprirá seu papel nos trazendo de volta à terra colocando nossos pés apoiados no chão depurando os sonhos para inserção em nossa vida. Deixe que ela o faça, não se preocupe com isso, sonhe.

Partindo do que sentimos, dos lugares e prazeres que contemplamos, desdobrar um sonho é um ritual que nos leva a um objetivo e nele se consolida o que queremos. O fato a destacar é que esse objetivo será, com certeza, um a mais entre os muitos que temos afinal somos todos colecionadores, acumuladores de objetivos.

A verdade é que pouco fazemos com um objetivo. Na prática estes servem para o desenvolvimento de uma retórica de vida que possa influenciar a nós e a outros. A ação deflagradora está relacionada a algo mais palpável que chamamos de meta!

A meta é o objetivo inserido em contexto temporal. Quero conhecer a Europa, objetivo. Quero conhecer a Europa, ainda esse ano, meta.

Só há algo a ser feito, um recurso a ser gasto quando a meta for colocada.

Assim diferentemente da forma como nos comportamos frente aos objetivos, onde sempre nos portamos como acumuladores, colecionadores, com as metas somos comedidos, são poucas as divulgadas pois, muitas vezes, nos acovardamos para a efetiva assunção e a consequente exposição do compromisso.

Trabalhe com serenidade na construção das metas. Uma meta pode e deve ser dividida em metas menores que, uma vez atingidas, configurarão o que quer de sua vida.

Sonhe, desdobre seus sonhos, gere objetivos para sua vida, eleja os que de fato o atraem, defina metas e planeje como realizá-las, é simples assim. Olhe para o caminho.JPG


Edgard Falcão

Engenheiro, executivo, professor, palestrante, pesquisador... Amante de viagens fora de estrada, música raiz e da natureza. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/cinema// @obvious, @obvioushp //Edgard Falcão