mensagem da garrafa

Reflete o pensamento e o trabalho do Prof. Edgard Falcão

Edgard Falcão

Engenheiro, executivo, professor, palestrante, pesquisador... Amante de viagens fora de estrada, música raiz e da natureza.

A Liderança está em nossa versão básica

Ache-a dentro de você, qualquer coisa diferente disso, que se contraponha a isso, esqueça é mero detalhe a ser avaliado em outras versões de sua liderança.


Liderança está em nossa versão básica 2.jpg

Quando pensamos em liderança a primeira coisa que nos ocorre é um sentimento ligado ao poder, a força, a determinação, ao comando...

Na verdade, a liderança congrega isso tudo e muito mais, pois está ligada fortemente ao processo decisório em qualquer contexto e isso quer dizer que todas as vezes que tomamos uma decisão, estamos agindo como líderes que somos em algum momento.

A liderança está ligada a harmonização de forças. Há momentos, no mundo corporativo, na família, nas rodas sociais, em que enxergamos, como mágica a frente de nossos olhos, competências disponíveis, mas dessincronizadas, retrabalhando processos, buscando melhores práticas sem direção definida, todos observamos, todos temos lampejos de soluções, todos temos ímpetos de em algum momento interferir, mas nem todos estamos nesse momento, portanto só observamos.

E o líder que está dentro de nós? Será que ainda não despertou?

Isso nos leva a enxergar outra faceta da liderança que, além de harmonizar, ela cria outros líderes. Líderes desenvolvem líderes sem exceções. Chegará o momento que, de alguma forma absolutamente pessoal, todos iremos interferir na busca da harmonização dos processos.

Não há opções para esse fato. Acontecerá.

Liderança está em nossa versão básica 3.jpg

Preparar-se, portanto, não é opcional é uma questão de sobrevivência corporativa, familiar e social e isso pode pesar para alguns de nós.

A boa notícia é que essa preparação, dita como não opcional, é também inevitável. Isso implica dizer que aprendemos todo o tempo, queiramos ou não. Assim se é impossível evitarmos o aprendizado o conveniente é maximizá-lo de todas as formas.

A consistência de nossa liderança é medida também pela nossa capacidade de interagir no ambiente, suportando competências, abrindo espaços para o diálogo, conhecendo os membros da equipe e futuros líderes.

Essa liderança está dentro de nós, faz parte do conjunto de aplicativos da versão básica.

Ache-a dentro de você, qualquer coisa diferente disso, que se contraponha a isso, esqueça é mero detalhe a ser avaliado em outras versões de sua liderança.

Liderança está em nossa versão básica 4.jpg


Edgard Falcão

Engenheiro, executivo, professor, palestrante, pesquisador... Amante de viagens fora de estrada, música raiz e da natureza. .
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/// //Edgard Falcão