mensagem da garrafa

Reflete o pensamento e o trabalho do Prof. Edgard Falcão

Edgard Falcão

Engenheiro, executivo, professor, palestrante, pesquisador na área de pessoas... Amante de viagens fora de estrada, música raiz e da natureza.

A farsa da solidão

Agirmos com apreço para com quem nos relacionamos, sermos gratos, vivermos a plenitude do momento, sermos honestos ao nos expressar, sabermos perdoar, estarmos sempre interessados nos outros, sermos gentis e sabermos pedir desculpas, podem ser um bom começo.


Revista-Clube-dos-Vinhos-vinhos-e-queijos.jpg

“A mistura de vinhos e queijos prova que o paladar tem horror à solidão” Carlos Drummond de Andrade

Estou sozinho, ninguém está ao meu lado. O que é solidão? Um sentimento? Creio que seja a ausência do sentimento de pertencer. Pertencer a um grupo, a uma família, ao mundo... Não pertencer nos leva ao vazio.

Sempre pertencemos, mas nem sempre nos damos conta.

Somos únicos, mas sempre integrantes de um contexto muito maior que extrapola, por vezes, nosso entendimento.

unnamed.jpg

Estou pensando que, se pertencemos, nunca estamos sozinhos.

Creia, estarmos nos sentindo sós é mais comum do que possa parecer. Isso é fruto de não havermos achado nossa significância no meio, não nos sentirmos valorizados e, talvez, não amados. Muitos de nós acreditam que, diante desses fatos, só existem duas possibilidades, prosseguirem insignificantes ou se afastarem, se obrigando então a enfrentar a solidão, mas garantindo a não rejeição.

A verdade é que ninguém é insignificante. Todos temos nosso lugar no mundo. A descontextualização, nosso não entendimento sobre o que nos cerca, pode ser o maior problema. O sentimento de inferioridade não é decorrente das pessoas se sentirem abaixo do nível da normalidade, mas sim de terem a necessidade de se sentirem acima. É muito difícil estar sempre acima e isso pode nos fazer assumir a sensação do fracasso e, esse sim, é um lugar perigoso.

unnamed (1).jpg

O fracasso nos coloca em uma zona de conforto que dificilmente saímos dela sozinhos, pois como um fracassado, temos para nós, de forma clara, todas as justificativas, todas as explicações, as pessoas nos olham e geralmente nos apoiam e isso acaba sendo reconfortante. Se não cuidarmos, ali ficaremos.

O segredo está, por incrível que pareça, na humildade.

humildade.jpeg

A humildade é a única virtude que nos permite saber quem somos e esse conhecimento é condição básica para que nos coloquemos de forma correta na vida. Ela permite uma ressignificação de nosso passado e um claro posicionamento diante de outros. Nos faz ver que ninguém, na realidade, é melhor do que ninguém, pois somos frutos de meios distintos, vivemos mitos diferentes, temos crenças várias e os que se julgam melhores, em algum momento, diante do inevitável passar dos dias, há de reconhecer que a falta da humildade o impediu de viver com plenitude.

Assim, voltando à solidão que nos aflige, creio que salvo por razões patológicas, é, paradoxalmente, fruto da nossa mais absoluta arrogância, prepotência, egocentrismo e desprezo a outros. Se em algum momento olharmos para nós com humildade, veremos que dependemos de quem está à nossa volta, que pertencemos, queiramos ou não.

fazer-amigos1.jpg

Agirmos com apreço para com quem nos relacionamos, sermos gratos, vivermos a plenitude do momento, sermos honestos ao nos expressar, sabermos perdoar, estarmos sempre interessados nos outros, sermos gentis e sabermos pedir desculpas, podem ser um bom começo.

coração vazio.jpeg

Se se sente sozinho é porque sobra lugar em seu coração, precisa buscar moradores.


Edgard Falcão

Engenheiro, executivo, professor, palestrante, pesquisador na área de pessoas... Amante de viagens fora de estrada, música raiz e da natureza. .
Saiba como escrever na obvious.
version 9/s/recortes// @obvious, @obvioushp, @obvious_escolha_editor //Edgard Falcão