metropolis

Reflexões da vida cotidiana

Fabio R. Marques

Agrimensor, Projetista e Gamer. Do coração do Brasil para o mundo

AUTOCAD: a evolução do desenho técnico

Sabe quando o nome de uma marca se torna o nome de um produto? Então, isso acontece com a Autodesk. Quando o assunto é desenho técnico feito com computador, o nome AutoCAD logo é lembrado.


1288243739_84becb65e4_o.jpgCrédito pela foto: Shaan Hurley

Nascida no ano de 1.982, por John Walker e mais 12 associados, a Autodesk revolucionou a indústria de desenhos técnicos. Chamado de CAD (desenho assistido por computador) o software AutoCAD mudou a forma de fazer desenhos técnicos. Como?

Antes do AutoCAD os desenhos técnicos eram feitos utilizando muitos materiais. Penas nanquins, monógrafos, aranhas, régua T, régua paralela, estilete e outros. Em escolas técnicas e faculdades ainda utilizam estes materiais para ensinar desenho técnico. Lembro que até o ano 2.000, a Central de Desenho Técnico do CEFET (hoje atual IFG) de Goiás era o departamento com maior fluxo de pessoas. Todas elas buscavam diversos materiais para fazer os desenhos solicitados pelos professores.

797px-Technical_drawing_instruments_1.jpg Exemplos de materiais de desenho técnico

Com o AutoCAD, todo esse material foi substituído por um computador. Além de economizar recursos, o AutoCAD economiza tempo. Já observei um engenheiro desenhar a mão uma planta baixa de uma residência familiar. Levou dois dias para concluir esse projeto, e olha que era uma planta bem simples: sala, cozinha, banheiro e dois quartos. Foi uma obra arte, não deveria ter sido anexado em um processo, mas sim colocado em quadro! Mas se este mesmo desenho fosse feito por uma pessoa que saiba desenhar utilizando o AutoCAD, um cadista, não demoraria nem quatro horas.

Tbbt_apartment.jpg Exemplo de desenho que é feito no AutoCAD de forma rápida

Assim como a Microsoft modificou o uso do computador pessoal com o Windows, a Autodesk modificou a forma de desenhar com o AutoCAD. Mesmo existindo vários softwares concorrentes, a Autodesk é líder absoluta de mercado. Tanto que o curso de AutoCAD é um dos mais procurados para pessoas que têm interesse de aprender a fazer desenhos técnicos utilizando o computador. Também aulas de AutoCAD fazem parte da grade curricular da maioria dos cursos de engenharia.

Mas é difícil aprender AutoCAD? Bem no começo vai parecer um pouco complicado aprender os comandos básicos, mas depois que se aprende o básico é possível fazer muita coisa utilizando a criatividade. Veja o meu caso: em 1.998 aprendi a usar o AutoCAD, versão R14. Ao longo do tempo trabalhei nas versões 2.000, 2.004, 2.009 e 2.013. Mesmo com essa experiência, não me considero um grande conhecedor do software. Devo utilizar apenas 15% do que o AutoCAD me oferece. Mesmo assim, consigo trabalhar em áreas como agrimensura, cartografia, construção civil, telecomunicações e mecânica apenas com estes 15% de conhecimento do software.

2064954394_e39157de60_o.jpgFazer desenhos como este não é tão complicado. Crédito pela foto: Lindsey

Para as pessoas que desejam aprender o AutoCAD, a Autodesk deixa disponível uma versão educacional do software que pode ser baixada gratuitamente através de seu site (clique aqui). Lembrando que é apenas uma versão educacional. Para trabalhar utilizando o AutoCAD e necessário obter a versão paga. Também existe diversos tutoriais no YouTube ensinando a utilizar o AutoCAD, muitos destes em português.

Atualmente a Autodesk não se limita ao AutoCAD. Existem diversos outros softwares que são específicos para áreas como: animação, jogos, edição de filmes etc. Quem deseja hoje trabalhar em uma área técnica, mais especificamente desenho técnico, tem como obrigação conhecer o AutoCAD.


Fabio R. Marques

Agrimensor, Projetista e Gamer. Do coração do Brasil para o mundo.
Saiba como escrever na obvious.
version 4/s/tecnologia// @destaque, @obvious //Fabio R. Marques