metropolis

Reflexões da vida cotidiana

Fabio R. Marques

Agrimensor, Projetista e Gamer. Do coração do Brasil para o mundo

Vídeo game é arte? Conceitos iniciais – primeira parte

O vídeo game é um entretenimento muito comum em nossos dias. Desde o mais simples celular, até o computador mais sofisticado, existe pelo menos um jogo instalado em sua memória. Mais do que diversão, vídeo games são matéria de estudo em faculdades, esportes e obra de arte. Será que todo game é arte? O que é arte afinal?


Pacman_Guggenheim.jpg

Arte é uma palavra simples, mas de difícil definição. Cada pessoa tem seu ponto de vista sobre o que seja “arte”. Mas podemos utilizar de conceitos básicos que são aceitos pela maioria das pessoas sobre o que seja arte.

Inicialmente arte e uma forma de expressão feita por seres humanos. Por mais belo que seja uma praia ou por mais perfeito que seja uma teia de aranha nenhum deles pode ser enquadrado como arte. A arte tem que ser transmitida a outras pessoas, não importando o meio para transmissão. Portanto um quadro é arte, pois é usada a visão para transmitir a obra. Uma musica é arte, pois é usada a audição para transmitir a obra. Um pão de queijo gourmet é arte, pois é usado o paladar para transmitir a obra.

Дебют_четырех_коней.jpgO xadrez além de esporte é considerado arte

Com essa definição simplista de arte podemos catalogar as principais artes. No final do século XVIII, as Escolas de Belas Artes definiram os campos de atuação da arte, a saber: arquitetura, pintura, escultura, música, literatura e teatro (teatro + dança). Posteriormente foi acrescentado o cinema como sendo a sétima arte.

Muito tempo se passou, a tecnologia evoluiu, e a arte aumentou seu campo de atuação. Podem ser consideradas artes: fotografia, quadrinhos (banda desenhada), artes digitais 2D, 3D (programação) e vídeo game sendo essa última bastante controversa.

Em 2013, o MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, fez uma exposição com uma 14 jogos eletrônicos. Também no ano de 2013, a então Ministra da Cultura, Marta Suplicy, deu um discurso onde não considera games como cultura. Não só a ministra, mas em 2014 uma crítica da revista britânica The Spectator disse que game não é arte. Realmente existem muitos fatores que fazem com que vídeo games não seja bem aceitos como obras de arte.

Museum_of_Modern_Art_New_York_2005-04-28.jpgMoMA - Museu de Arte Moderna de Nova Iorque

Mas vídeo game é ou não é obra de arte? Bem a resposta depende para quem você faz essa pergunta. Quando comecei a fazer este artigo, tinha uma opinião bem definida. Mas quanto mais pesquisei sobre este assunto, mais indeciso fiquei. Notei que responder essa pergunta em um único artigo era muito difícil. Por isso resolvi fazer uma série de artigos onde analisaremos os elementos artísticos que alguns games possui. No próximo artigo veremos uma forma de arte que esta cada vez mais íntima nos games: a música.


Fabio R. Marques

Agrimensor, Projetista e Gamer. Do coração do Brasil para o mundo.
Saiba como escrever na obvious.

deixe o seu comentário

Os comentários a este artigo são da exclusiva responsabilidade dos seus autores e não veiculam a opinião do autor do artigo sobre as matérias em questão.

comments powered by Disqus
version 1/s/artes e ideias// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Fabio R. Marques