meu caderno é meu espelho

Nas profundezas da superfície sob olhos de uma coruja

Domie Lennon

Calmamente ansiosa, desatenta por atenção, lentamente ágil, introvertidamente extrovertida, espontânea e uma velha sagitariana intuitiva

Como otimizar o tempo

É quebrando as regras que a gente volta a sentir a vida.


tempo.jpg

Já se sentiu tão cansado que a vontade que dá é dormir e somente dormir e o lazer se torna uma obrigação? Do tipo, "estou trabalhando tanto que preciso sair mais, preciso fazer atividades que me agradem para eu me renovar." Se você nunca passou por isso, sua vida deve estar muito tranquila. Agradeça por isso.

A ideia aqui é melhorar a qualidade de vida sem chegar ao esgotamento para isso. Às vezes na vida nós passamos por fases de maior e menor intensidade com relação a nossos afazeres. O normal é que a fase se maior intensidade seja a fase de maior produtividade e que a fase de menor intensidade seja a fase onde nós desfrutamos daquilo que conseguimos antes.

Mas o que acontece se a fase de maior intensidade não passa e se nela, não conseguimos ser produtivos? Esgotamento.

É preciso neste momento rever as causas desta improdutividade. Às vezes, nossas ambições em melhorar de vida, em alcançar mais degrau se tornam algo pesado e improdutivo. Precisamos parar.

Mas não dá pra parar com prazos no trabalho não é? ok... Depois de pensar e pensar, vou compartilhar aqui algumas coisas que deram certo comigo.

O excesso de responsabilidade bloqueia a criatividade. Existem pessoas brilhantes que trabalham pouco e outras que vivem pelo trabalho e se bloqueiam, vivendo como apenas mais um tijolo na parede, chegando em casa esgotados, sem criatividade. Estes deixam a vida passar e não vivem o agora. Somos eu, você e tantos outros.

Preocupada com isso, comecei a notar algumas coisas que me ajudaram.

1) Saiba parar. Veja TV sem compromisso, passe dois ou três dias sem fazer nada. Até que fazer nada se torne um saco e sua criatividade retorne para pensar em novos passeios, novas atividades de diversão. Tire férias regulares.

2) Não tente começar o dia de forma pesada. Faça durante a parte da manhã atividades rápidas, que sejam muitas e simples. Quanto mais você sentir que fez coisas e que terminou de fazê-las, mais sentirá que seu dia está sendo produtivo.

3) Por mais que tenha tempo de sobra, se limite a trabalhar somente as horas necessárias. Não tente adiantar as coisas em um dia só, pois sem perceber, todos os dias terá algo para adiantar e é aí que o ciclo de exaustão começa, pois quanto mais fizer, mais perceberá que falta fazer. As coisas não acabam. Aprenda isso.

4) Entenda que o cérebro tem um limite para absorver as coisas. Quantidade não é qualidade.

5) Deixe um horário todos os dias reservado para o lazer. De 6 às 10 da noite por exemplo. Este horário não deve ser pela manhã, porque o máximo que você fará pela manhã será dormir. Admitamos que somos preguiçosos de manhã... Pelo menos a maioria das pessoas que eu conheço. Se todos os dias de noite você se ver "obrigado" a relaxar, um dia isso será normal e a parte boa do dia voltará a acontecer em sua vida. Saiamos da rodinha de ratinho de laboratório. Acreditem que até relaxar é um hábito. Trabalhar o dia todo só faz a vida passar sem que a gente perceba. Existem fases da vida em que não há saída, mas não será sempre assim.

6) Desotimize seu tempo para otimizá-lo. Não tente ser produtivo o tempo todo. Faça coisas que jamais julgou certas. Coma besteiras de vez em quando, durma até mais tarde de vez em quando. Não lave as louças de vez em quando, não vá a academia de vez em quando. A vida é muito longa para viver num quadrado de regras e muito curta para não fugir dessas regras.

7) Aprenda coisas novas e, principalmente, dancem! Dancem! Porque é a forma mais fácil de um corpo se expressar. Não precisa aprender a tocar algum instrumento, não precisa fazer aula de teatro, não precisa aprender a pintar. Dançar pode ser numa aula, sozinho em casa ouvindo MTV ou jogando Zumba. Pode ser na aula de forró de noite, pode ser no tum tum de uma boate sem graça, mas dance! Faz toda a diferença e deixa o corpo mais bonito que aquele porre de academia.

8) Tirem um tempo para se descobrirem. Existem coisas que fazemos apenas porque a sociedade faz e academia é uma delas. A não ser que você precise fortalecer um joelho ou algo do tipo. Mas de for atividade física, existem milhões de outras alternativas. Explore-as.

9) Saia deste casulo.

10) Descubra em qual casulo você se fecha e, boa sorte.

observação: Nada é tão simples, mas pode ser mais simples do que se parece se olharmos com outros olhar. Minha experiência de vida apenas serve como dica e não como regra. Mas, no final das contas, é trocando experiências que a gente evolui.

"Opte pelo que faz seu coração vibrar." Faça mais do que ser apenas mais um tijolo no muro.

muro.jpg


Domie Lennon

Calmamente ansiosa, desatenta por atenção, lentamente ágil, introvertidamente extrovertida, espontânea e uma velha sagitariana intuitiva.
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/sociedade// @destaque, @hplounge, @obvious, @obvioushp //Domie Lennon
Site Meter