meu caderno é meu espelho

Nas profundezas da superfície sob olhos de uma coruja

Domie Lennon

Calmamente ansiosa, desatenta por atenção, lentamente ágil, introvertidamente extrovertida, espontânea e uma velha sagitariana intuitiva

The Beatles: O maior fenômeno Musical do Mundo

A evolução dos temas abordados pelas músicas da banda em apenas 10 anos de existência revela um absurdo de criatividade, espontaneidade e amadurecimento.
Não há como negar: Os Beatles foram e ainda são a maior banda do mundo.
Desculpem a Beatlemaníaca aqui, se discordarem. E mantém-se o convite àqueles que ainda não tiraram um tempo para conhecer a obra.


the-beatles3.jpg

Os Beatles seguem como a banda mais desejada e mais copiada por todos os artistas do mundo. Também, pudera, uma banda que apenas existiu por 10 anos e lançou mais de 300 músicas e 13 álbuns, deixa claro que não faltou criatividade, numa média de mais de um álbum por ano.

O grupo iniciou com a fase "yeh yeh yeh", com músicas românticas e letras mais simples, como "I wanna hold your hand" ou "All my loving", com simples acordes. Nada muito diferente de ré, dó, sol, fá... e evoluindo para o grande título "Yesterday", composto por Paul McCartney após ter tido um sonho com a letra da música.

A evolução de temas das músicas é claro ao longo dos discos lançados. Letras, antes preocupadas com romances, passam a ser focadas em questões existenciais, como "When I´m Sixty-four", onde Paul questiona: Você ainda vai precisar de mim quando eu tiver 64 anos? Ou "She`s leaving home", com a forte citação sobre uma menina que deixa sua casa e onde é tida como uma pessoa que sente só dentro do próprio lar: "She`s leaving home after living alone for so many years".

Após alguns álbuns causadores de verdadeiras febres, o grupo entrou para a sua fase mais alucinógena, digamos, com o lançamento do disco "Magical Mistery Tour" e logo após, "Sgt. Pepper Lonely Hearts CLub Band", onde as músicas passaram a ser bem psicodélicas. Nesta fase, Paul e John usavam drogas e foram introduzidos ao LSD pelo Doctor Rocbert, dentista do grupo. Certa vez, quando foram jantar na casa de Robert, o doutor colocou LSD em suas bebidas. Claro que o grupo não sabia. De repente, John pergunta a Paul: - Paul, a mesa está esticando? E Paul responde que sim. Robert finalmente contou a verdade. John passou a fazer o uso e Paul ficou extremamente chateado com a falta de respeito de Robert, mas depois, tudo ficou bem e o grupo até lançou "Lucy in the Sky with Diamonds", uma alusão ao LSD devido às iniciais LSD nas palavras que compõem o nome da música.

Nos anos 60, o mundo vivia um momento de questionamento da ordem vigente, com protestos pela paz, direitos humanos e feminismo. As mulheres podiam controlar se queriam ou não engravidar, com o uso dos anticoncepcionais e o "Sexo, Drogas e Rock n`Roll" era a ideologia entre milhares de jovens. Os Beatles, assim como outras bandas, foram a trilha sonora desta época e conseguiram realizar o sonho de se tornarem grandes astros do rock.

Paul McCartney é tido hoje como o artista mais conhecido do mundo. Ringo Starr (o baterista) segue uma carreira bem mais tranquila, viajando com sua "All Starr Band", composta por grandes nomes da música, onde apenas toca em shows poucas canções dos Beatles, provavelmente devido aos direitos autorais, onde a maioria das músicas fora composta por John e Paul. No entanto, os shows de Paul McCartney lotam estádios de futebol pelo Brasil, se apresentando, em média, para 70 mil pessoas por show, onde pode-se assistir a um verdadeiro show dos Beatles, para aqueles que não eram da época da banda. Paul também apresenta músicas famosas de sua carreira solo, levando as pessoas à loucura.

Quanto aos outros dois membros, John Lennon (guitarrista) e George Harrison (guitarrista), não se encontram mais entre nós, o que é realmente uma tristeza. Mas vale muito à pena dedicar um tempo para ouvir seus trabalhos de carreira solo.

Beatles é um fenômeno a ser estudado. A banda segue tendo milhões de fãs ao redor do mundo mesmo tendo sido desfeita há 45 anos. E detalhe: os fãs são realmente loucos, a ponto de acamparem nas filas dos shows, passarem horas esperando, usando roupas a caráter, sabendo cantar todas as músicas, levando gerações e gerações para os shows e pagando até 3 mil reais para ter um pacote vip nesses shows. As conversas nas filas giram em torno somente de Beatles e todos têm uma história nova para contar. Existe até matéria de graduação sobre Beatles pelo mundo. A quem não conhece ainda a banda, fica o convite e o aviso: Depois que você conhece, não tem volta. É paixão na certa. Também, pudera... uma banda capaz de fazer música sobre qualquer assunto e, ainda por cima, música boa e que dá uma vontade incontrolável de dançar, tem realmente que agradar a todos. Por enquanto fica este gostinho de quero mais. Logo escrevo sobre mais detalhes da banda. Beatlemaníacos, Uni-Vos! Logo iremos a mais um show de Paul McCartney!

The Beatles: o maior fenômeno musical do mundo.


Domie Lennon

Calmamente ansiosa, desatenta por atenção, lentamente ágil, introvertidamente extrovertida, espontânea e uma velha sagitariana intuitiva.
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/musica// @obvious //Domie Lennon