ministério das letras

Visionário às ocultas

Profeta do Arauto

Compromissado com a verdade e bem estar físico e mental do leitor, escrevo com palavras ácidas a receita de um doce amargo como fel. A página está aberta e a iguaria na mesa. Entre e fique à vontade. Puxe a cadeira, sente-se e sinta-se convidado a degustá-la comigo. Adianto que as verdades são indigestas; e em certos casos, além de causar complicações metabólicas e glicêmicas, são rejeitadas pelos ácidos biliares. O doce fabricado por mim, quando não mata, torna o intruso adiposo de sabedoria e cultura

  • rei1.jpg
    Repetindo o Passado em "O Rei da Vela"

    Eu vejo o futuro repetir o passado / Eu vejo um museu de (sem) grandes novidades - Cazuza

  • 20171103_072944.jpg
    Manias, mistérios e enigmas do "Velho Chico" em 8 fotos

    A lua enlaçada pelos anéis de brilhante; as cores do arrebol desfraldando a aurora; os fios de chuva que descem solenes ou ruidosos das nuvens e desfazem-se nos telhados; o céu cantado em cantilenas pelas estrelas, estão para os poetas e prosadores, como as águas mansas ou voluptuosas do Rio São Francisco estão para os letristas de música. Foi com esse olhar, que vários compositores molharam a ponta da pena nas manias dançantes das águas, ora túrbidas pela fúria de ter sido mau usadas, ora mareadas de felicidade pela satisfação de missão cumprida, do "Velho Chico".

  • socio.jpg
    Pequeno diário de uma enorme jararaca

    "A massa ainda comerá o biscoito fino que eu fabrico" - Oswald de Andrade.


  • sesc1.jpg
    A intolerância da sociedade versus a arte reveladora

    A loucura é o passaporte de quem não teme a malidicência da mesmice, não se entrega a igualdade dos padronizados e embora sofra severas consequências, aceita ser um resignado errante caminheiro na corda bamba que escolhera, para nela, equilibrar a felicidade de viver. Contam-se nos dedos os que entendem as metáforas de vida dos loucos.

  • jim.jpg
    Overdose de Riders on the storm, do The Door´s

    Jim Morrison is absolutely live; ou está absolutamente vivo em outras vozes que cantam e interpretam The Door´s! Representando a banda Sepultura, uma das vozes é de Derrick Green, com Andreas Kisser no violão.

  • POSTER 2.jpg
    Filantropia: a melhor ideia artística realizada por George Harrison

    A beleza da arte está além das vistas e bem perto, próxima e atada às mãos; e usando-as para doar, ainda que pouco, o doado espontaneamente e de coração, resulta em abundância para quem nada tem. Não há nada mais belo, gesto perfeito, ato mais sublime, do que pintar quadros, cantar canções, dançar valsas, tocar instrumentos, escrever sobre as inocuidades, doar com uma mão e a outra não ficar sabendo o que foi doado pela irmã gêmea. A mão que doa nesses moldes, ama incondicionalmente e não pede palmas, muito menos, aceita promoção alardeadora. Doa porque ama e ama porque doa!

  • 20171109_121613[1].jpg
    Que problema há em produzir lixo em série!?

    Uma reflexão sobre as raspas, restos e sobras; porque pensar sobre as várias maneiras de reciclagens está longe de meu entendimento, e sobretudo, demanda atitude e boa vontade, virtudes que menos trago incorporado no meu DNA. Geração Meio Ambiente, geração!..; querem saber tudo e como poderosos reis sem coroa, quem tudo sabe, tem o direito de sentar no trono e comandar os subalternos nas tarefas que não se propõem fazer. Ação consciente e trabalho árduo, dão trabalho e liberam suor em bicas. Contudo, diga-me a resposta do título, explique-me qual é o nome correto, como é classificado, por quem e como é produzido o lixo? Se não interessa para os demais, interessa-me saber a fundo sobre os meus restos e sobras de cada dia.

  • deep.jpg
    Neologismos. Krautrock. Futebol. Deep Purple. E elegia para um Lord

    Como os neologismos e as inovações propostas pelo homem no decorrer do tempo, e o homem e o tempo são mestres em destruir, dizimar o conservadorismo e lançar por terra o tradicionalismo, o Rock também sofre com os neologismos; e conforme o interesse das gravadoras, empresários inescrupulosos e certas posturas espalhafatosas e visuais esquisitos dos artistas, o que não faltam são nomenclaturas para expressar o mesmo sentimento latente de todos, que é a rebeldia, não da palavra em si, mas da literalidade e atitude cultural do Rock. Entretanto, melhor se mantivesse o Rock puro e honesto, como foi o caso de dezenas de centenas de bandas que desfilam o musical mund´afora.

  • mapa.jpg
    Os três bravios Indiana Jones Brasileiros

    Três brasileiros conseguiram a façanha de sair do Rio de Janeiro e percorrer quase 30 mil km, chegando perto do Canadá. Foi um feito e tanto para a época, que resultou no levantamento expedito e o traçado geométrico definitivo para implantação da carretera (rodovia em português) Pan-americana, a qual unifica as três Américas. E é considerada a mais longa de todo o Planeta Terra.

  • pinheiros.jpg
    Faltam técnicas; sobram engenheiros civis, ambientais, arquitetos e outros

    Nada digo sobre as lágrimas que escorrem nas folhas e galhos de uma árvore tosqueada, podada e cruelmente arrancada com raízes e tudo; apenas lamento, derramo nódoas pelas faces ao ver as cicatrizes e o terror deixado na Natureza pelas mãos humanas. O homem em pináculos e mares, constrói. E sem o menor ressentimento, os sentimentos daquilo que é naturalmente, natural, destrói. Não obstante, o futuro foi e continuará sendo construído pelas redundâncias ininteligíveis dos brutos.

  • nirvana.jpeg
    9 imagens de capas de discos que inspiraram a minha geração

    Algumas imagens de capas de discos representam fielmente a cultura hippie, a geração pós-moderna, atual e tecnológica. No fundo no fundo, lá nos recônditos da nossa essência, somos todos hippies rotulados. Mascarados. Ocultados pelas vestes.


  • exposição.jpg
    O dia que a arte despiu a mente dos espectadores

    Ao ter contato pela primeira vez com os índios, Pero Vaz Caminha escreveu a carta abaixo:

    "Andam nus, sem coberta alguma. Não fazem o menor caso de encobrir ou mostrar suas vergonhas; e nisso tem tanta inocência, como em mostrar o rosto. Até que um dia alguém viu maldade naqueles corpos nus, e os obrigaram a vestir suas vergonhas!

    Triste é quem vê pecado em um corpo nu. Assim como quem tem tesão ao ver uma mãe amamentando. Onde está a mente que realmente é doente? Nossa mente já foi tão bombardeada de erotismo barato estampada nas capas de revistas ou mesmo nas tiras de jornais, que já não conseguimos ver pureza e beleza natural em um corpo nu.

    É hora de despir a mente das impurezas... quem consegue?"



  • ramalho1.jpg
    Zé Ramalho em Literatura de Cordel - parte 1

    "... Mas pra aprender o jogo dos ratos / Transou com Deus e com o lobisomem"

  • vesperata.jpg
    Vesperata é música e cultura histórica no mesmo tom

    Sem dá-los como verdade absoluta, comentam por aí que quem não dança, embala o recém-nascido. Ora, segundo os maestros que regem a trilha sonora do cotidiano, realmente, o menos ruim é dançar para não dançar. E para os simples mortais, que não são pés-de-valsa e se recusam a embalar a criança, o que fazer?

  • terreno.jpg
    Magos, bruxos e druidas também morrem!

    Momento de introspecção sonora é quando levado pelas lufadas de vento, o pássaro voa, "Voa alto, pássaro azul"; e após desenhar vários círculos coloridos e levitantes ao redor do céu, volta à Terra assoviando as notas canoras do melhor ROCK PROGRESSIVO do (que) UNI poesia, filosofia, literatura, Natureza, mitologia, história, em prosa e VERSO.