ministério das letras

Visionário às ocultas

Profeta do Arauto

O perfil de uma lesma canalha, anacrônica e gosmenta sem perfil, resume-se ao: "Ei, esperem por mim! Não entendo o porquê dessa correria atabalhoada, o porquê de tanta competição, se iremos para o mesmo lugar! Embora não aparentem, essas solas de sapatos mimetistas e camufladoras são egoístas e não suportam retardatários na pista. Faz-se saber, portanto, que se for pelo perfil, eu não sou exemplo a ser seguido por ninguém"

  • beija.jpg
    Sopro polinizador

    Impossível o sopro polinizador, polinizar; e as coisas da alma, os poetas, filósofos e doutos escreverem, sem antes desvendar os mistérios de Deus, a alma da Natureza.

  • artes.jpg
    A sinistra poesia nas falas de Zaratrusta e Nostradamus

    "Pregadores da igualdade, assim a tirânica loucura de vossa impotência reclama em brados a "igualdade". Assim, por detrás das palavras de virtude se escondem vossos mais secretos desejos de tiranos! - Nietzsche


  • bocalivre1.jpg
    Na toada do Boca livre, ventos, bicicleta e Natureza se tocam!

    "Vem morena ouvir comigo essa cantiga / Sair por essa vida aventureira

    Tanta toada eu trago na viola / Prá ver você mais feliz" - Toada


  • usp.jpeg
    Ensaio à cegueira (Ensaios Terroristas não devem ser lidos)

    Se eu não acreditar em meu semelhante, ainda que trapaceando-me, estarei duvidando de mim. Aplicando os bons aprendizados de discípulo, faço como Cristo: se me chicotearem pelas costas, viro de frente para tomar lambadas. Se estapearem a face direita, dou a esquerda para esbofetearem. Indubitavelmente, qualquer tipo de Cegueira é agressiva, vil, ignóbil. É o estupro coletivo promovido pelo terror!

  • jetro.jpg
    Plágio do Jethro Tull ou do Raul?

    Os dicionários trazem como significado de plágio, a assinatura indevida de parte, ou total de uma obra por outrem. Muitas vezes não registradas pelos autores oficiais, este "delito" literário, ocorre com trabalhos acadêmicos, na arte, nos filmes, vídeos, na escrita e óbvio, na música. E ainda que o desconhecimento e o tempo acobertem, passa hoje, vem amanhã, os casos mais bizarros e absurdos caem na malha fina da... legalidade?

  • Paladin.JPG
    Fantasias, plágio e a lei da matéria aplicadas às Artes

    Segundo o proposto pelo químico francês Lavoisier, toda massa é conservada, indiferente as modificações fisicoquímica que a matéria sofra. Transferindo esta tese para a Biologia, se não houver as mãos devastadoras do "Homem sapo", (respeitando a espécie e sua utilidade na cadeia trófica) na Natureza nada se cria, bem como nada se perde, tudo se transforma. E no universo das artes, especificamente na música brasileira, o que é assimilado dessas teorias?

  • IMG_4513.JPG
    Bicicleta combina com saúde, liberdade, ar puro e estradas

    "Viver é como andar de bicicleta: é preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio". - Einstein.

  • tarancon3.jpg
    Tarancón é a interatividade entre o que vem da alma e a cultura latina

    Através dos respingos na janela eu olho de soslaio, direto, reto. Sorvo semblantes: amantes, deserdados, felizes, errantes. Vejo tudo, ou quase tudo. Acima: vazio. No meio, de luz o facho. Nudez Cinderela. Embaixo. Silhueta em relevo; dança o enlevo. Fresta única. E muitas vidas que passam debaixo dela.


  • cat2.jpg
    A dor e a música: agentes transformadores na vida de Cat Stevens

    A cidade do Rio de Janeiro já teve bons e nostálgicos motivos para ser condecorada com o título de "cidade maravilhosa"; e nos anos 70, teve o privilégio de receber sob seus domínios o violão do cantor, compositor, arranjador e músico completo, Cat Stevens. Contudo, o fluminense, o carioca e o brasileiro podem perguntar: "quem é Cat Stevens; algum invasor vindo de outra galáxia, usando alpercatas, tarbush e solidéu, fingindo ser fiel seguidor dos mandamentos de Maomé e núncio da paz? Tenho dúvidas se esse terráqueo andou por aqui."

  • hospicio.jpg
    Quase um conto/resumo do livro O Ateneu de Raul Pompeia

    Início do ano letivo. Sérgio, moçoilo de 11 anos, idade propícia e perigosa que pode desviar o iniciante do único caminho da hombridade e cidadania, é levado pelas mãos do pai ao internato Ateneu e assim que pôs os pés nas escadarias, despediu-se do filho com a seguinte expressão profética e motivadora: " Vais encontrar o mundo (...). Coragem para a luta ". Tomara tal decisão por três motivos: em garantia do futuro do filho; porque a instituição era renomada e os educandos pertenciam quase que em sua totalidade, a elite da cidade e arredores; e para que ele (Sérgio) não fosse mais um resignado e discriminado proscrito social, como o patriarca era. Religioso fervoroso, benzeu-se com o sinal da cruz três vezes e virando-se como um corisco que risca o céu, deu as costas para a escola e retornou para o caminho árido e pedregulhoso que viera.

  • apache.jpeg
    É pau; é pedra; é o início do Hard Rock; é ácido chamado Jeronimo

    A banda Jeronimo chegou a competir, desafiar os ícones, "pichar" os monumentos do rock, fato que fez Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple e outras, apurarem as suas musicalidades, gerando ganhos incontáveis para o engradecimento do Rock.


    Em química, por definição, ácido-base são reações neutralizadoras; e tanto a base quanto o ácido são consumidos, dando condição que novos produtos se formem. Já na música, o rock ácido lisérgico, ácido gástrico corrosivo das vísceras, é contrário ao ácido-base, portanto não há reações neutralizadoras; em compensação, as moléculas de carbono agregam cultura, englobam valores e desanuviam obscuridades. Perante o rock, tudo é atomicamente transparente.

  • IMG_5356.JPG
    As duas faces de uma mesma patagônia

    Sem recorrer às minúcias da geografia, a patagônia chilena inicia sua aventurosa e gélida travessia nas Ilhas Chiloé. E se é um conjunto de ilhas, supõe-se que o portal de entrada seja Castro, cidade que está encravada pouco abaixo de Puerto Montt, comuna relativamente grande para os padrões do Chile, com mais de 200 mil habitantes.

  • vERES.jpg
    Vênus: quando uma deusa vale por todo trabalho musical da banda

    Uma homenagem da deusa Vênus às mulheres que soltaram o verbo, o palavrório, a garganta em nome da música. Dona de uma talentosa, levitante e arrebatadora voz, Mariska Veres é uma das homenageadas e certamente, contribuiu e muito, para dilacerar os corações de muitos marmanjos sacudos; afinal, quem disse que os corações dos brutos não amam, errou redondamente! Os brutos não amam, suicidam-se por amar demais!

  • casamento.jpeg
    ... mas o machado de Assis não era sério!

    Depois de uma noite de sexo e quem faz sexo não faz amor, avassalador, despudorado, profanamente safado, o beijo é o salutar: "tenha um bom dia meu amor. Quê a libido da longevidade e o feromônio do desejo esteja sempre por perto e nos leve ao amor sedento e enquanto dure, eternamente concupiscente"!

  • pardinho.jpg
    Os reis sem coroa do pagode de viola

    "Amor que não tem raiz, dura pouco, quase nada. Nasce na boca da noite, pra morrer de madrugada". Tião Carreiro

    Suas letras apresentam as entrelinhas dos sábios sertanejos moldados pela quentura da terra; e para entender seus sentimentos, prosa e viola; de sentimentos, prosa e viola, a sensibilidade auditiva dos perfumados pelos tufos de fumaça das megalópoles, na quentura da terra, tem que se moldar!

Site Meter