ministério das letras

Visionário às ocultas

Profeta do Arauto

Mendigo, andarilho, irresponsável com pedigree de vacante, cínico com passaporte de intelectual que se encontrou, quando não, caminha dentro de sua essência... e adeus hipocrisia, religião, materialismo, futebol, melindres, carnaval, drogas, álcool etílico, taças de vinho, papo furado em botecos, praia, netos, animais domésticos, montanhas, arrebol, política, trabalho, vaidade, beijo insípido, catecismo, alter ego, adultério, viagens, sexo obrigatório e mecânico, filhos bastardos, medicamentos tarja preta, esquizofrenia, silhueta, filhos oficializados, depressão, aposentadoria, terapia, solidão... Chega: morri para os hedonismos dos normais!

  • cat2.jpg
    A dor e a música: agentes transformadores na vida de Cat Stevens

    A cidade do Rio de Janeiro já teve bons e nostálgicos motivos para ser condecorada com o título de "cidade maravilhosa"; e nos anos 70, teve o privilégio de receber sob seus domínios o violão do cantor, compositor, arranjador e músico completo, Cat Stevens. Contudo, o fluminense, o carioca e o brasileiro podem perguntar: "mas quem é Cat Stevens; algum invasor vindo de outra galáxia, usando tarbush e solidéu, fingindo ser humanista muçulmano?"

  • hospicio.jpg
    Quase um conto/resumo do livro O Ateneu de Raul Pompeia

    Início do ano letivo. Sérgio, moçoilo de 11 anos, é levado pelas mãos do pai ao internato Ateneu e assim que pôs os pés nas escadarias, despediu-se do filho com a seguinte expressão profética e motivadora: " Vais encontrar o mundo (...). Coragem para a luta ". Tomara tal decisão por dois motivos: em garantia do futuro do filho; e para que ele não fosse um resignado proscrito social, como o patriarca. Religioso fervoroso, benzeu-se com o sinal da cruz três vezes e virando-se como um corisco que risca o céu, deu as costas para a escola e retornou para o caminho árido e pedregulhoso que viera.

  • apache.jpeg
    É pau; é pedra; é o início do Hard Rock; é ácido chamado Jeronimo

    A banda Jeronimo chegou a competir, desafiar os ícones, os monumentos do rock, fato que fez Led Zeppelin e Black Sabbath apurarem as suas musicalidades, gerando ganhos incontáveis para o engradecimento do Rock.


    Em química, por definição, ácido-base são reações neutralizadoras; e tanto a base quanto o ácido são consumidos, dando condição que novos produtos se formem. Já na música, o rock ácido lisérgico, ácido gástrico corrosivo das vísceras, é contrário ao ácido-base, portanto não há reações neutralizadoras; em compensação, as moléculas de carbono agregam cultura, englobam valores e desanuviam obscuridades. Perante o rock, tudo é atomicamente transparente.

  • IMG_5356.JPG
    As duas faces de uma mesma patagônia

    Sem recorrer às minúcias da geografia, a patagônia chilena inicia sua aventurosa e gélida travessia nas Ilhas Chiloé. E se é um conjunto de ilhas, supõe-se que o portal de entrada seja Castro, cidade que está encravada pouco abaixo de Puerto Montt, comuna relativamente grande para os padrões do Chile, com mais de 200 mil habitantes.

  • vERES.jpg
    Vênus: quando uma deusa vale por todo trabalho musical da banda

    Uma homenagem da deusa Vênus às mulheres que soltaram o verbo, o palavrório, a garganta em nome da música. Dona de uma talentosa, levitante e arrebatadora voz, Mariska Veres é uma das homenageadas e certamente, contribuiu e muito, para dilacerar os corações de muitos marmanjos sacudos; afinal, quem disse que os corações dos brutos não amam, errou redondamente! Os brutos não amam, suicidam-se por amar demais!

  • casamento.jpeg
    ... mas o machado de Assis não era sério!

    Depois de uma noite de sexo e quem faz sexo não faz amor, avassalador, despudorado, profanamente safado, o beijo é o salutar: "tenha um bom dia meu amor. Quê a libido da longevidade e o feromônio do desejo esteja sempre por perto e nos leve ao amor sedento e enquanto dure, eternamente concupiscente"!

  • pardinho.jpg
    Os reis sem coroa do pagode de viola

    "Amor que não tem raiz, dura pouco, quase nada. Nasce na boca da noite, pra morrer de madrugada". Tião Carreiro

    Suas letras apresentam as entrelinhas dos sábios sertanejos moldados pela quentura da terra; e para entender seus sentimentos, prosa e viola; de sentimentos, prosa e viola, a sensibilidade auditiva dos perfumados pelos tufos de fumaça das megalópoles, na quentura da terra, tem que se moldar!

  • IMG_5085.JPG
    As duas faces de uma mesma Patagônia

    O complexo patagônico cobre uma faixa de terra no lado do Chile, mas é na parte argentina que ele se esparrama da região central à Sul.

  • arte4.jpg
    A Gênese das Artes e Ideias

    Deus criou o Anjo de luz. Na primeira piscadela, na primeira displicência, no primeiro vacilo do Criador, quem era anjo, se fez diabo!

  • lynyrd.jpg
    Entre a tragédia e a superação, prevaleceu o rock da banda Lynyrd Skynyrd

    O alarido do rock está para aqueles que fazem da vida, energia e movimento; assim como o silêncio supremo está para a estática da morte. Exatamente no centro, dividido em partes iguais, está a possibilidade de viver e o funesto e inesperado ato de morrer. Este é o prefácio biográfico da banda de rock americano, Lynyrd Skynyrd.

  • pelos cabelos.jpg
    Espírito Santo Enfurecido

    Em tempo, pensemos nos verdadeiros frutos do Espírito Santo: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas: 5:22

  • IMG_4948.JPG
    A Suiça brasileira

    Se o gelo dos alpes suiços não vem ao Brasil, o brasileiro vai à Bariloche; a Suiça brasileira.

  • clube da esquina (1).jpg
    A poesia de Carlos Drummond na música do Clube da Esquina

    Amar... esse verbo transitivo direto faz o coração repensar a criança sorridente, inocente, humilde e singela sumida na rudeza adulta. É ato pequeno, como as sementes que germinam o broto na terra fofa; e imenso como o ajuntamento das águas do mar.

  • eike.jpg
    Brasil: um país de todos - os tolos?

    A percepção é o signo. A reflexão é a pena colorida. E a folha de papel em branco desnuda a realidade negra e oculta do cotidiano de uma sociedade má formada devido os carunchos dos grãos, originando a mofinagem das raízes. E não é por causa do solo Brasilis, que é por demais, fértil.

  • focus.jpg
    Apenas uma nota musical é suficiente para reconhecer o honesto Rock Progressivo

    Focus é o expoente máximo, a banda precursora, a fonte geradora de energia do melhor Progressivo que faz soprar as notas musicais que movem as pás dos Moinhos de Vento no país dos diques hidráulicos e ciclovias. Aliás, a retumbância musical da banda vai além, motivo de ser considerada pelos críticos como a essência musical de todo território que compõe os Países Baixos.

Site Meter