ministério das letras

Visionário às ocultas

Profeta do Arauto

Nem um nano de sensibilidade a mais ou a menos, nada além de núncio do caos; a guerra assinada e não declarada pela democrática diplomacia; o tic-tac regressivo do pavio aceso que causa explosão em bombas silenciosas; a barragem de rejeitos de minério que está por um átimo de tempo; o porta-voz e procurador da morte, na Terra. Em outras palavras, eu represento o futuro da humanidade

  • draz.jpg
    O médico que se interessa por Humanismo, Gente e Vidas

    "É humilhante a sensação de que a vida se esvai em conseqüência de um descaso pessoal". - Dráuzio Varella

  • IMG_5168.JPG
    Um concerto inesperado para Solitude

    Esse conto fábula/fantástica foi inspirado no capítulo "Uma festa inesperada" do livro "A Sociedade do Anel"; primeiro volume da trilogia "O Senhor dos Anéis" escrito pelo hippie Tolkien.

  • índios.jpg
    Os índios também transam Rock Sem Reservas!

    "Enquanto os índios brasileiros só pescam, caçam (quando muito) dormem, comem, tamborilam o pandulho após as refeições, reivindicam o que não tem direito, tatuam o corpo, "fazem bobagens escondidos" nos lagos e matas; e imitando os brancos que aumentam significativamente a pobreza mund`afora, lançam os seus restos e dejetos no Meio e Ambiente e fazem o mesmo com a limpeza das tripas, emporcalhando as águas, dos quais dependem, caraca, veja as obras dos caras!"

  • malala2.jpg
    Quando os legados dos pais moldam o bom caráter do filho!

    "Não quero ser lembrada como a menina que levou tiros. Quero ser lembrada como a menina que não baixou a cabeça". - Malala Yousafzai.


    "A educação é o caminho para salvar vidas, construir a paz e fortalecer os jovens. Essa é a lição que Malala e outros milhões como ela estão tentando ensinar ao mundo". - Ban ki-moon

  • cassia1.jpg
    11 Capas de Discos Revelam a Sensualidade Feminina

    Ainda que desordenada, um mês regular e no outro sufocada pela injeção, equilibrada pela lua ou não, respeite a minha regra. Se vocês são dominados pelas regras matemáticas, por que ignoram meu fluxo de caixa? Adiantada ou atrasada, bem ou mal humorada, minha regra mensal, são minhas dores pedindo, implorando pela libertação depuradora. Consegue compreendê-la; ou é complexa demais para o entendimento dos homens machos?

  • barragem.jpg
    Lá vêm o Brazil descendo a lameira!

    A Vale é amarga feito fel; mas o rio é (era) de água doce, feito mel! parafraseando Carlos Drummond de Andrade.

    Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. - aforismo anacrônico é crença de Matuto astuto.

    Se tens que lidar com água, consulta primeiro a experiência, depois se sobrar tempo, adquirir conhecimento o suficiente e saber de cor as lições teóricas de hidráulica, a razão. - parafraseando Leonardo da Vinci, cuja frase original prefaciava alguns livros da disciplina mister das águas.

  • oswaldo.jpeg
    A Música, a poesia e a arte de Oswaldo Montenegro

    Ontem eu era...; agora eu sou...; daqui a pouco pode ser o fim do agora; por isto, a esperança afetuosa em poesia, a música cantada e o teatro encenando uma vida de passadas ligeiras, são inscrições que aparecem nas nuvens e desfazem-se com o pincel tocado numa tela de papel úmido...; um frágil e mal feito barquinho de papel sem velas que desce a correnteza aos tropeços e cambalhotas. Um barquinho desengonçado que rodopia nos surreais redemoinhos murmurantes da arte.

  • lula.jpeg
    Oswald de Andrade e Machado de Assis para cidadãos autossustentáveis

    Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria - Machado de Assis

  • chico.JPG
    As Últimas Lágrimas Derramadas dos olhos de Belchior!

    Na noite que Rolando Boldrin contou ca(u)sos e recitou um poema de Chico Anysio; por sua vez, o "Senhor do humor", contou uma hilária estória de seu personagem: "Pantaleão". E ao ouvi-lo declamar a letra da música: "Galos, noites e quintais"; Belchior sorriu lágrimas que escaparam-lhe dos olhos; e a plateia entre êxtase, deleite e gargalhadas, assoviou e aplaudiu em uníssono, os Três Senhores, além de Brasileiros, latino-americanos.

  • Raulseixas.jpg
    Raul rock Seixas em 7 belezas de letras bregas

    As letras de Raul e parceiros conseguem causar todo tipo de sentimento, desde tristeza, reflexão, dúvidas, amor, euforia, dor, gratidão, alegria, angústia, cornagem (chapéu de touro ou chifre postiço, tanto uma modalidade quanta a outra, é a moda da cornagem amorosa transada pelos adúlteros modernos) e morte. Por sinal, sobre a morte, eles escreveram uma letra exclusivamente para a morte de Raul. Para que o rock brasileiro permaneça dando as notas, o "Doidão Beleza" deveria ser soprado no ventre de Maria e reeditado, reconstruído pelo carpinteiro José. Por que, para conceber miraculosos gênios, sexo carnal, macho e fêmea, androceu e gineceu, não basta; tem que haver algo mais. Um sopro fecundo do vento, talvez!

  • 20180413_071931.jpg
    Inspirado em Legião Urbana; Goleman; Leis e o tal Dia da Gentileza

    Do obscurantismo social, fez-se os subterfúgios enganosos da gentileza moderna dos não gentis; e uma vez que não sou eu o criador do dia, mas o mentor da homenageada: muito prazer, meu nome é Gentil. Em tempo, se não fosse o descaso generalizado, aliado à ineficácia de meu nome, tudo deveria ser inspirado em mim. De qualquer maneira, desejo uma excelente leitura! Isto se o leitor não se envergonhar com as verdades descritas e fragilizado emocionalmente, cair em profunda depressão, ter um colapso cardíaco no decorrer dela.

  • jim.jpg
    Overdose de Riders on the storm, do The Door´s

    Jim Morrison is absolutely live; ou J.M está absolutamente vivo em outras vozes que cantam e interpretam The Door´s! Representando a banda Sepultura, uma das vozes que perfaz a alquimia sonora, é de Derrick Green, com Andreas Kisser no violão.

  • galinha.jpg
    Qual a cor da carne que você consome, animal?

    Desde a Idade da Pedra Lascada, passando pela era de "apertar parafusos da Revolução Industrial, até o atual bater teclas tecnológico", a diferença entre o animal de cativeiro, aquele que tem água, alimento, dormida; aquele que é bicho solto no campo, silvestre por natureza e o animal intelectualizado, possuidor de livre arbítrio e racionalidade, é a caminhada à procura de quem projetou o universo e implantou as diferentes vidas, nele. Sobretudo, respirar livremente é uma necessidade e direito de todas as espécies viventes no Planeta. Estudada como agente decompositora, até as bactérias são úteis ao Meio Ambiente; e a espécie humana, qual é o papel biológico do insaciável e dispendioso homem no Planeta?

  • harrison.jpg
    Filantropia: a melhor ideia artística produzida por George Harrison

    A beleza da arte está além das vistas e bem perto, próxima e atada às mãos; e usando-as para doar, ainda que pouco, a oferenda doada espontaneamente e de coração, resulta em abundância para quem nada tem. Não há nada mais belo, gesto perfeito, ato mais sublime, do que pintar quadros, cantar canções, dançar valsas, tocar instrumentos, escrever sobre as inocuidades, doar com uma mão e a outra não ficar sabendo o que foi doado pela irmã gêmea. A mão que doa nesses moldes, ama incondicionalmente e não pede palmas, muito menos, aceita promoção alardeadora. Doa porque ama e ama porque doa!

  • 20180913_091107.jpg
    Entre a Poesia e a Consciência, há outra Ciência

    "Como água é vida, gente inteligente dotada de livre arbítrio com seus contínuos e viciados maus hábitos, não acaba nunca; mas Vida, sim!"