ministério das letras

Visionário às ocultas

Profeta do Arauto

Próximo, lado a lado com as teorias e longe, anos luz da solução, sigo impotente, escrevendo nada de óbvio em palavras não lidas; e se lidas, mal interpretadas, para a Obvious

  • galinha.jpg
    Qual a cor da carne que você consome, animal?

    Desde a Idade da Pedra Lascada até a era de "bater teclas ou apertar botões", a diferença entre o animal de cativeiro, aquele que tem água, alimento e dormida e bicho solto no campo, silvestre por natureza, é a caminhada à procura de quem projetou o universo e implantou as diferentes vidas, nele. Sobretudo, respirar livremente é uma necessidade e direito de todas as espécies viventes no Planeta. Estudada como agente decompositora, até as bactérias são úteis ao Meio Ambiente; e a espécie humana, qual é papel biológico do insaciável e dispendioso homem no Planeta?


  • Raulseixas.jpg
    Raul rock Seixas em 7 belezas de letras bregas

    As letras de Raul e parceiros conseguem causar todo tipo de sentimento, desde tristeza, reflexão, dúvidas, amor, euforia, dor, gratidão, alegria, angústia e morte. Por sinal, sobre a morte, eles escreveram uma letra exclusivamente para a morte de Raul. Para que o rock brasileiro permaneça dando as notas, o "Doidão Beleza" deveria ser soprado no ventre de Maria e reeditado, reconstruído pelo carpinteiro José. Por que, para conceber miraculosos gênios, sexo carnal, macho e fêmea, androceu e gineceu, não basta; tem que haver algo mais. Um sopro fecundo do vento, talvez!

  • invencível4.jpeg
    O Invencível (a representação de um povo)

    Em CNTP e rigorosamente aferido, o pêndulo oscila o ir e vir compassadamente, realizando o chamado MHS: Movimento Harmônico Simples. Em tempo, manter-se equilibrado emocionalmente, é contrário a euforia, que pode ser o princípio da frustração. Equilibrar-se psicologicamente, é o mesmo que "pendular" fisicamente.

  • chico.JPG
    Três senhores, além de Brasileiros, latino americanos

    Na noite que Rolando Boldrin contou ca(u)sos e recitou um poema de Chico Anysio; por sua vez, o "Senhor do humor", contou uma hilária estória de seu personagem: "Pantaleão". E ao ouvi-lo declamar a letra da música: "Galos, noites e quintais"; Belchior sorriu lágrimas que escaparam-lhe dos olhos; e a plateia entre êxtase, deleite e gargalhadas, assoviou e aplaudiu em uníssono, os Três Senhores, além de Brasileiros, latino americanos!

  • pai e filho.jpg
    O último diálogo - primeiro ato

    Encontrar-se, é a confluência ou o desvencilhamento de um caminho, trilha ou estrada com a outra.

  • rui.jpg
    Hipocrisia Curta e Grossa! (ser ou não pertencer?)

    "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer as injustiças, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto!" - do polímata Rui Barbosa. 1849 - 1923


  • rei1.jpg
    Oswald: o anarquista Brasileiro que deu certo

    Segundo Abrahan Lincoln, "Pessoas sem vícios tem poucas virtudes". Já Oscar Niemeyer, senhor que por princípios e crença era socialista e defendia com todas as forças a arquitetura; mas empregou o concreto armado, que somado ao petróleo, são sinônimos máximos do capitalismo, em seus projetos para os Estados da União, disse em certa ocasião que a "Vida é um sopro; por isso não há motivo para tanto ódio". Perante um e outro, o que falou e como Oswald de Andrade se portou em vida?


  • 20171103_072944.jpg
    Manias, mistérios e enigmas do "Velho Chico" em 8 fotos

    A lua enlaçada pelos anéis de brilhante; as cores do arrebol desfraldando a aurora; os fios de chuva que descem solenes ou ruidosos das nuvens e desfazem-se nos telhados; o céu cantado em cantilenas pelas estrelas, estão para os poetas e prosadores, como as águas mansas ou voluptuosas do Rio São Francisco estão para os letristas de música. Foi com esse olhar, que vários compositores molharam a ponta da pena nas manias dançantes das águas, ora túrbidas pela fúria de ter sido mal usadas, ora mareadas de felicidade pela satisfação de missão cumprida, do "Velho Chico".

  • socio.jpg
    Pequeno diário de uma enorme jararaca

    "A massa ainda comerá o biscoito fino que eu fabrico" - Oswald de Andrade.


  • sesc1.jpg
    A intolerância da sociedade versus a arte reveladora

    A loucura é o passaporte de quem não teme a malidicência da mesmice, não se entrega a igualdade dos padronizados e embora sofra severas consequências, aceita ser um resignado errante caminheiro na corda bamba que escolhera, para nela, equilibrar a felicidade de viver. Contam-se nos dedos os que entendem as metáforas de vida dos loucos.

  • jim.jpg
    Overdose de Riders on the storm, do The Door´s

    Jim Morrison is absolutely live; ou está absolutamente vivo em outras vozes que cantam e interpretam The Door´s! Representando a banda Sepultura, uma das vozes é de Derrick Green, com Andreas Kisser no violão.

  • POSTER 2.jpg
    Filantropia: a melhor ideia artística realizada por George Harrison

    A beleza da arte está além das vistas e bem perto, próxima e atada às mãos; e usando-as para doar, ainda que pouco, o doado espontaneamente e de coração, resulta em abundância para quem nada tem. Não há nada mais belo, gesto perfeito, ato mais sublime, do que pintar quadros, cantar canções, dançar valsas, tocar instrumentos, escrever sobre as inocuidades, doar com uma mão e a outra não ficar sabendo o que foi doado pela irmã gêmea. A mão que doa nesses moldes, ama incondicionalmente e não pede palmas, muito menos, aceita promoção alardeadora. Doa porque ama e ama porque doa!

  • 20171109_121613[1].jpg
    Que problema há em produzir lixo em série!?

    Uma reflexão sobre as raspas, restos e sobras; porque pensar sobre as várias maneiras de reciclagens está longe de meu entendimento, e sobretudo, demanda atitude e boa vontade, virtudes que menos trago incorporado no meu DNA. Geração Meio Ambiente, geração!..; querem saber tudo e como poderosos reis sem coroa, quem tudo sabe, tem o direito de sentar no trono e comandar os subalternos nas tarefas que não se propõem fazer. Ação consciente e trabalho árduo, dão trabalho e liberam suor em bicas. Contudo, diga-me a resposta do título, explique-me qual é o nome correto, como é classificado, por quem e como é produzido o lixo? Se não interessa para os demais, interessa-me saber a fundo sobre os meus restos e sobras de cada dia.

  • deep.jpg
    Neologismos. Krautrock. Futebol. Deep Purple. E elegia para um Lord

    Como os neologismos e as inovações propostas pelo homem no decorrer do tempo, e o homem e o tempo são mestres em destruir, dizimar o conservadorismo e lançar por terra o tradicionalismo, o Rock também sofre com os neologismos; e conforme o interesse das gravadoras, empresários inescrupulosos e certas posturas espalhafatosas e visuais esquisitos dos artistas, o que não faltam são nomenclaturas para expressar o mesmo sentimento latente de todos, que é a rebeldia, não da palavra em si, mas da literalidade e atitude cultural do Rock. Entretanto, melhor se mantivesse o Rock puro e honesto, como foi o caso de dezenas de centenas de bandas que desfilam o musical mund´afora.

  • mapa.jpg
    Os três bravios Indiana Jones Brasileiros

    Três brasileiros conseguiram a façanha de sair do Rio de Janeiro e percorrer quase 30 mil km, chegando perto do Canadá. Foi um feito e tanto para a época, que resultou no levantamento expedito e o traçado geométrico definitivo para implantação da carretera (rodovia em português) Pan-americana, a qual unifica as três Américas. E é considerada a mais longa de todo o Planeta Terra.