ministério das letras

Visionário às ocultas

Profeta do Arauto

Leio livros, ouço música, indiferença observo, assusta-me o sombrio, queimo as minhas retinas nuas na réstia dos raios sol que chocam-se contra a alvura da neve, reflito sobre os porquês dos ecos, fumo uma bituca de cigarro, crio asas, imito os pássaros, tento entender por quem os sinos dobram; deleito-me com a agilidade dos macacos pulando de galho em galho, por fim, junto as letras na escrita para salvar, evitar a queda do mutável e incomodado teto da residência de meu semelhante. Escrever é disseminar intimidades, é praticar a solidariedade, sentir-se útil. Ainda que carente, altruísmo em essência é a intensa expressão escrita pelos atos de um coração silente

  • olimpiadas.jpg
    O Parque Nacional da Tijuca é o que restou da "cidade maravilhosa"

    "Em geral, é o caráter pessoal do escritor e não a arte do seu talento que lhe marca a importância aos olhos do público."

    Essa frase foi dita por Johann Goethe. Traçando um paralelo entre o caráter e trabalho de Dom Pedro II, na época do império, com o estático e incomunicável Cristo Redentor do Rio de Janeiro, o que é visto de importante e digno de ser elogiado pela criticidade dos olhos do leitor?


  • blues1.jpg
    Desce mais uma dose de Blues brasileiro, por favor!

    Apenas uma? Que nada bluseiro, solicitamente, vou descer quatro doses exageradamente etílicas para sua escolha e prazer. Como peru bêbado em véspera de natal, quero ver você em transe absoluto, rodopiando sua alucinação em cima dos calcanhares. Deguste, saboreie, tome um porre, caia com a taça e tudo, pelo chão; afinal, nunca é tarde para embriagar-se com o melhor do Blues feito em terras indígenas e o mais sublime, as obras não fica(va)m devendo nada para os trabalhos dos americanos, considerados mestres do gênero.

  • filme.jpg
    A filosofia nicotinada da bituca de cigarro

    …o maldito Filósofo é o núncio de uma sociedade alienada que se recusa à ouvi-lo. Portanto, impede-o de anunciar certas verdades intoleráveis. O que é compreensível e também puderas, a nicotina das guimbas de cigarro são armas brancas que dilaceram, cortam, ferem, sangram, enfumaçam, agonizam os pulmões, mas não matam cristão e fumante nenhum. Porém, o fluxo de tudo isto no metabolismo social, é o sofrimento, é a depressão, é a psicose silenciosa.


  • telonius.jpg
    12 capas inigualáveis de discos de Rock

    Para entender de Rock, de capa de disco de Rock, o roqueiro tem que transar e se isso não lhe passa pela mente, desculpe-me a franqueza, o nobre ouvinte está derrapando na pista, não está encaminhando os seus olhos à felicidade. Sinto em ter que dizer que está faltando materiais apurados, tanto quanto, em banheiro público; e o primeiro passo para um longo e demorado orgasmo sonoro, é apurar o sútil conhecimento sobre o estilo. O segundo é arregalar os olhos para o trabalho de capa, mas quando digo arregalar os olhos, é procurar observar, fazer uma viagem íntima à lucidez musical do estilo, como se faz ao observar uma pintura; e minuciosamente, enviar ao sistema nervoso central o signo visto e através de uma codificação imaginativa, principiar o que a foto, a gravura, ou a imagem tem em comum com as letras. Boa e bela sacada perceptiva ao leitor!

  • cachoeira.jpg
    Parque Estadual Guartelá (o porquê de preservar)


    Espalhem árvores. Fartem-se de sorrisos. Colham os frutos. Semeie a paz. Cultive o amor. Exercite a paciência. Lancem as sementes. Abram os sombreiros. Fertilizem os pássaros. Polinizem as abelhas e quaisquer insetos. Salve o deus, Poseidon. Corra formigueiro. Dá-lhe tamanduá. Soprem pétalas de flores ao vento. Repare detidamente o que o escaravelho leva empurrando, dando cabeçadas, para o buraco. Atente-se ao toque de recolher passarinheiro. Mais rápido bicho-preguiça. Psiu, recém-nascidos dormindo no bercário natural; por favor, pare de ler, feche a boca e desligue o som. Não falte com a educação ambiental, ou caso a tenha, guarde-a só para você. Tenha respeito e faça uso racional do que não lhe pertence! Ou se pertence, é apenas uma ínfima, quase que uma desprezível parte do patrimônio de todos. Certamente, ainda que haja o processo de parasitagem natural, a Natureza não necessita de você, assim como não precisa de mim. Resiliente, auto-depuradora, ela sobrevive sozinha; e os humanos? Qual é a segunda pergunta que o crocodilo de dentes afiados, esperando pela presa que desdenha de seu apetite, tem a fazer: perante a questão interacional e restauração biológica, quem usurpa, quem é o parasita de fato nesse "processo natural"?

  • Walter.jpg
    Um espetáculo musical dedicado aos Canalhas!

    O radialista Gil Gomes iniciava e terminava os programas com a frase: "Se você agir com dignidade, poderá não consertar o mundo, mas certamente, será um canalha a menos".

    Já Padre Nicolau desafiou os incrédulos e enrustidos ao dizer: “Acredite: só o canalha precisa de uma ideologia que o justifique e absolva.” E o que foi dito pelo músico e compositor paulistano, Walter Franco, sobre a canalhice?

  • alepo.jpeg
    O solilóquio dos inocentes na canção The logical song do Supertramp

    E as perguntas não desistem, ao contrário, assaltam o meu silêncio, roubam a minha paz, sovelam a minha inocência: "Será que a felicidade é uma constante na vida dos homens adultos? Se não, então, o que é essa tal infelicidade e quais são os fatores limitantes para não obtê-la? Embora não tenha uma opinião formada e nada saiba sobre coisas subjetivas, lançaram-me no abismo conflituoso entre a débil realidade do meu Eu e a aparente fortaleza do mundo adulto!"

  • temer.jpg
    Ideologia, eu quero uma para viver

    Golpista que golpeia golpista no coração, tem cem anos de perdão!

    Um forte rei, faz forte, os fracos súditos. Assim posto, não há nada o que temer, pois, ao contrário, onde há temeridade, súditos medrosos terão.

  • beija.jpg
    Sopro polinizador

    Impossível o sopro polinizador, polinizar; e as coisas da alma, os poetas, filósofos e doutos escreverem, sem antes desvendar os mistérios de Deus, a alma da Natureza.

  • artes.jpg
    A sinistra poesia nas falas de Zaratrusta e Nostradamus

    "Pregadores da igualdade, assim a tirânica loucura de vossa impotência reclama em brados a "igualdade". Assim, por detrás das palavras de virtude se escondem vossos mais secretos desejos de tiranos! - Nietzsche


  • bocalivre1.jpg
    Na toada do Boca livre, ventos violados e Natureza se tocam!

    "Vem morena ouvir comigo essa cantiga / Sair por essa vida aventureira

    Tanta toada eu trago na viola / Prá ver você mais feliz" - Toada


  • usp.jpeg
    Ensaio à cegueira (Ensaios Terroristas não devem ser lidos)

    Se eu não acreditar em meu semelhante, ainda que trapaceando-me, estarei duvidando de mim. Aplicando os bons aprendizados de discípulo, faço como Cristo: se me chicotearem pelas costas, viro de frente para tomar lambadas. Se estapearem a face direita, dou a esquerda para esbofetearem. Indubitavelmente, qualquer tipo de Cegueira é agressiva, vil, ignóbil. É o estupro coletivo promovido pelo terror!

  • jetro.jpg
    Plágio do Jethro Tull ou do Raul?

    Os dicionários trazem como significado de plágio, a assinatura indevida de parte, ou total de uma obra por outrem. Muitas vezes não registradas pelos autores oficiais, este "delito" literário, ocorre com trabalhos acadêmicos, na arte, nos filmes, vídeos, na escrita e óbvio, na música. E ainda que o desconhecimento e o tempo acobertem, passa hoje, vem amanhã, os casos mais bizarros e absurdos caem na malha fina da... legalidade?

  • Paladin.JPG
    Fantasias, plágio e a lei da matéria aplicadas às Artes

    Segundo o proposto pelo químico francês Lavoisier, toda massa é conservada, indiferente as modificações fisicoquímica que a matéria sofra. Transferindo esta tese para a Biologia, se não houver as mãos devastadoras do "Homem sapo", (respeitando a espécie e sua utilidade na cadeia trófica) na Natureza nada se cria, bem como nada se perde, tudo se transforma. E no universo das artes, especificamente na música brasileira, o que é assimilado dessas teorias?

  • IMG_4513.JPG
    Bicicleta combina com saúde, liberdade, ar puro e estradas

    "Viver é como andar de bicicleta: é preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio". - Einstein.

Site Meter