ministério das letras

Visionário às ocultas

Profeta do Arauto

Cronologicamente, didaticamente, antropofagicamente, funciona assim: as palavras que saem da ponta de minha pena sem pena, não são escritas; e se escritas, não são exercitadas

A Indecente Bondade dos Justos!

Escrito de maneira sucinta, direta e breve, que o Diabo com seus olhos flamejantes, atos ilibados, infinita bondade e acompanhado de seus asseclas, não leiam este texto. E por favor Senhor todo Poderoso das Trevas, suma para outros cantos e não se meta onde não está sendo chamado. Considerando que o Profeta do Arauto é inepto nesse quesito, os justos, injustos, bondosos e desajustados, agradecem imensamente!


Contextualização: tomo por empréstimo sem pagar nada por ela, a frase que um leitor assíduo da Obvious sempre posta nos comentários: "ao inferno, o que é do inferno".

Da mesma maneira que confundem bondade com justiça, confundem cultura ampla e refinada, com formação educacional diplomada.

Imagen Thumbnail para 20190311_185109.jpgQuando os homens darão um passinho para trás, voltarão no tempo e deixarão de ser, tecologicamente imediatistas e exercitarão a interação do quase, o devagar e sempre das formigas e abelhas, porque a interacão humana em sociedades é, puramente "perfeição". Perfeita para o sistema democrático de leis criadas pelo Diabo; pois os humanos só rosnam, querem e exigem direitos, que dizem ser adquiridos por direito. E os deveres?

Aliás, sem aprofundar no tema, porque tem mais especialistas e doutos no assunto que a resolução dos problemas educacionais, os intelectuais da área são justos ou bondosos com sua clientela de estudantes? Que tipo de profissional ou cientista estão produzindo?

zé de abreu.jpgEm bilhete escrito para o 247, de sua prisão política, o ex-presidente Lula diz que o ator José de Abreu, que foi entrevistado pela TV 247 na noite desta terça-feira, "já está com cara de presidente"; "Sou cabo eleitoral do Zé de Abreu", anunciou, mandando um "abraço no nosso novo presidente".

E para àqueles menos esclarecidos ou ingênuos que se deixam enganar pelo marqueting político criado em torno do assunto Educação, cultura e diploma são conhecimentos totalmente opostos, tal qual misturas heterogêneas não miscíveis.

E enquanto o bondoso, na maioria das vezes não leva em consideração, o justo preza pela honestidade, respeito, imparcialidade, pelo limite entre o sim e o não, pela aplicação corretiva entre o certo e o errado; e indiferente à crença religiosa, cor, interferência familiar, questões ideológicas, poder aquisitivo e amizades próximas , aplica-os conforme necessitados pelas ocorrências dos fatos.

Portanto, o justo não permite clientelismos, favorecimentos e privilégios de uma, ou outra parte; mas dá à quem de direito, por justiça, merecimento e não por direito, mas pelo dever de ter realizado a tarefa com presteza e apreço. Convenhamos que àqueles que praticam a justiça em toda sua inteireza, não são benquistos , não são amados, não são vistos com bons olhos pela multidão; e o pior, como conhecido historicamente e biblicamente, caminham quase que sozinhos.

Os justos são arredios, insociáveis, e por não se permitirem à maioria, isolam-se da manada; pois a expressão: "eu sou justo" está, deliberadamente para todos, mas ser justo no momento que o ato necessita de justiça e doa em quem doer, é para meia dúzia de viventes catados a dedo pela consciência. Ser justo é o estreito e afunilado buraco da agulha, o qual, poucos se atrevem entrar; em contrapartida, a multidão vaga e zumbiza em fila indiana, feito mosca em carne rançosa exposta aos raios do sol.

Caminhando em via contrária ao marqueting político sobre a Educacão e plenamente aceito e divulgado pela fala do povo, a justiça é uma bela e bondosa paisagem emoldurada em um quadro jamais pintado, ou visto por àquele que diz ser bondoso; pois, assim como a cultura, a verdadeira bondade plena, justa e equilibrada não está para os dois pratos de uma balança, rigorosamente, aferida e parametrada nos conceitos e aplicabidade da própria justiça e igualdade.

Uma vez que a justiça é outra, é preciso, urgentemente, recriar uma justiça que seja justa, tanto quanto, redemocratizar a democracia; e em mesma proporção, culturalizar a deseducada Educacão, que via de regra, resume em distribuir status e poder em pedaço de papel assinado pelo Rei máximo sem coroa. No mais, nada mais.

E ao presenciar o navio adernar e os ratos pedir a carta de alforria, de Carvalho bradou ferozmente: "deveras, o conhecimento da filosofia e sociologia não servem nem para instruir o educando como se lava um banheiro; todavia como Pilatos lavou as mãos uma na outra, eu Bolsonaro, Olavo perereca! Agora que sabes quem sou e qual talento possuo, diga-me sem rodeios: sou bondoso ou justo?"

P.S.: por ser um pensador e artísta humano de carne, ossos, emoções e pecador em potencial, difícil saber se Nelson Rodrigues foi assertivo e correto em dizer que "toda unanimidade é burra; e quem pensa com a unanimidade, não precisa pensar"; porém, analisando de soslaio o viés da frase, Cristo batalhou insanamente com os humanos para que o seguisse, no entanto, apenas 12 discípulos, supostamente retos de atitudes se propuseram. E quanto era a população mundial na era de Cristo, o homem mais justo e honesto que habitara no Planeta Terra?

Pelo menos é o que dizem; e afirmando por ele, que é ferrenho praticante da dúvida, o Profeta do Arauto nega-se afirmar o que seus olhos não presenciaram; mas que o inferno terreno está cheio, abarrotado de Diabos justos, ele, o Profeta das consequências do caos estabelecido, afirma plenamente.

O Niilista está de partida, vai escrever suas mentiras, devaneios e enganos em Terras Ermas Escuras jamais vistas a olhos nus, mas se todos os honestos, justos, iguais e iluminados quiserem, ele retorna ao paraíso da Luz.

Boa viagem, Profeta, boa viagem!


Profeta do Arauto

Cronologicamente, didaticamente, antropofagicamente, funciona assim: as palavras que saem da ponta de minha pena sem pena, não são escritas; e se escritas, não são exercitadas .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/recortes// @obvious, @obvioushp //Profeta do Arauto