mulher cultura plural

O feminino velejando entre mundos da literatura, cinema, comportamento e atualidades.

Simone Bittencourt Shauy

Enfermeira por paixão. Escritora por predestinação. Ilustradora por inclinação. Mulher plural por emancipação.

Texting generation...

Quando uma obsessão se torna uma alienação...


Thumbnail image for geracao texting.jpg

Lembro que quando os telefones celulares passaram a ser mais acessíveis à população, qualquer que fosse a direção que olhássemos, facilmente encontraríamos alguém conversando ao telefone, nas ruas, restaurantes, shopping centers, no trânsito, nas livrarias, pontos de ônibus, enfim... era conversa em liquidação, non stop!

Hoje, a obsessão absoluta tornou-se o envio de mensagens de texto. O universo de interesses de grande parte das pessoas ficou sintetizado numa pequena tela, com um enorme efeito hipnótico em quem a utiliza. Tanto que o tal fenômeno parece estar causando uma espécie de cegueira periférica. As pessoas andam nas ruas com os olhos fixos nos aparelhos eletrônicos a tal ponto que estão, não só perdendo o senso de perigo ao transitar, como também e, especialmente, a conexão com outras pessoas, com a natureza, com o real ao redor delas.

seeingeyeperson1.jpg

Por conta deste fenômeno epidêmico de mandar mensagens e caminhar ("texting and walking"), o Departamento de Transporte da cidade de Nova Iorque criou um programa piloto chamado "Seeing Eye People". Dois grupos de pessoas infiltraram-se nas ruas da cidade. Um grupo usava jalecos cor de laranja com os dizeres "Seeing Eye People" e a outra parte do grupo atuava como os compulsivos usuários de envio de mensagens de texto, que utilizavam o serviço oferecido pelos "olheiros guias".

Numa segunda versão do programa, desta vez, o serviço foi oferecido para os pedestres propriamente ditos, pessoas reais, que aceitando o serviço de guia, seguravam uma quase que propriamente dita "coleira" presa aos "olheiros guias" para transitar pela cidade sem medo de bater de frente contra alguém, um obstáculo ou atravessar a rua com o farol aberto.

texting sign.jpg

textingguide.jpg

Apesar de ter sido inicialmente uma brincadeira, a verdade é que este programa serve como um alerta para que indivíduos obsecados por enviarem mensagens todo o tempo, conscientizem-se de que uma compulsão pela prática parece estar cada vez mais e mais enraizada nas atitudes deles, sem que se dêem conta.

Quando paramos para olhar a situação em si, a impressão que dá é a de que estamos ficando robotizados e escravos dos aparelhos eletrônicos e perdendo o interesse pelo cenário vivo para abraçar quase que exclusivamente o virtual! A interação com o mundo real tem estado realmente comprometida, empobrecida, desnutrida. A comunicação ao vivo e à cores, olhos nos olhos, parece estar entrando em franco processo de extinção.

textingnocommunication.jpg

Algo para pensarmos antes tarde do que mais tarde!


Simone Bittencourt Shauy

Enfermeira por paixão. Escritora por predestinação. Ilustradora por inclinação. Mulher plural por emancipação. .
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// //Simone Bittencourt Shauy