Quase Samba - Uma História de Amor, Música e Esperança
Sinopse: QUASE SAMBA é uma fábula sobre a família contemporânea. Conta a história do último mês de gravidez de Tereza (Mariene de Castro), uma cantora de rádio dividida entre dois homens que acreditam ser o pai da criança: um hacker (João Baldasserini) e um miliciano (OTTO). Ao particular duelo entre os dois pretendentes, soma-se Shirley (Cadu Fávero), o fiel escudeiro da cantora, um crossdresser com quem Tereza mora e já cria seu primeiro filho.
O primeiro longa do diretor Ricardo Targino, produzido pela Bananeira Filmes, é uma história de amor delicada, mas com cores vivas, dourado, amarelo e roxo, que se passa num país marrom, onde negros, brancos e mulatos se encontram para ouvir um samba. Um romance contemporâneo com faces do antigo, olhares e sorrisos doces, dor e decepção. Uma esperança que vem de um sonho. Uma promessa de dias melhores. Um enredo tão brasileiro que é o retrato atual do país.
Mas Quase Samba não é estatística! É um filme surpreendente porque tem afeto do ínicio ao fim. É um olhar feminino sobre os nossos dramas pessoais e sociais. Ele mostra os problemas, as distorções, os dilemas e a trajetória de uma mulher que é especial, que canta, chora, sorri e se encanta com o amor. É um filme que mostra sentimentos de gente de carne e osso, que se arrisca todos os dias nessa aventura de viver. Que enfrenta a rotina, as mudanças e que recomeça sempre que pode. Porque a vida pode ser muito mais.
Targino mostra com sutileza as questões sociais, a criminalidade, a violência, o machismo e suas consequências. A escolha do diretor pela narrativa fragmentada, o tom mais silencioso dos diálogos, e a construção de imagens cotidianas, reais e onirícas dão uma dimensão humana e ao mesmo tempo poética ao filme. É uma linguagem que comunica e intriga. É a magia do cinema.
A fotografia ressalta as cores, as emoções e o drama da vida que navega por toda a história. A estética popular, alegre e atrevida, conduzida por canções populares, que poderiam ser quase um samba, ajudam a construir um universo afetivo, com momentos de leveza e descontração.
O resultado é a história de uma heróina brasileira. Como tantas que existem por aí, desprezadas pela grande mídia, pelo preconceito social. Quase Samba pode ser visto como um misto de fábula e protagonismo social porque mostra pessoas que buscam a felicidade, apesar de tudo.
O sonho real ou imaginário é nosso alimento. Assim como a música, o canto, a dança, o teatro, a literatura e o cinema. Saber fazer do nosso caminho um horizonte melhor depende de quem queremos ser. É preciso ter coragem para enfrentar os obstáculos. É preciso cantar para viver!
Veja o trailer do filme:
Confira a programação completa no CIRCUITO POPULAR aqui:bit.ly/agendaquasesamba
https://www.facebook.com/quasesambafilme