my cup of tea

Olhares sobre a vida, encontros, significados, filosofia.

Adriana Borges

Ariana, idealista e aventureira. Curto a natureza e desbravar o mundo. Estou descobrindo o sentido da vida. Quero fazer muitas coisas mas ainda não encontrei tempo. Um dia quero perder o medo e pular de bungee jump!

Sobre Líderes, Política, Religião e Você

Por que é tão difícil agir como um líder de verdade? Porque o líder se doa, coopera, está disposto a ceder pelo bem de todos. Um líder de verdade é capaz de pensar, de separar o joio do trigo, de ser guiado pelo coração, pelo amor. Um líder de verdade tem princípios e valores nobres. Ele é sábio e conhece os caminhos perigosos das paixões, que envolvem ódio e rancor. Um líder de verdade é forte, mas é leve!


martin3.jpg

Quando a gente fala em assuntos polêmicos, em discussão sem fim, é porque temos diferenças arraigadas, quase que marcas de nascença. Ninguém pode tirar nossa opinião, pois ela é nossa! Às vezes, é uma obsessão defender certas coisas, tomar certos partidos ou ficar em cima do muro. Realmente, tem coisas que a gente não consegue entender por conta da nossa história pessoal, do nosso nível de consciência e de abertura para o novo. Mas qual o nosso papel para avançarmos o pensamento?

lula-pede-calma.jpg

Muita gente vai dizer que é uma questão geracional, de juventude, de estar vivendo em uma época de maior liberdade ou não. Tudo bem, tem a ver, mas não é só isso! A nossa época é a mais liberal de todas, temos tanta informação, conhecimento, oportunidades de aprendizado e porque o conservadorismo continua ganhando adeptos? Porque uma parcela grande da juventude é tão conservadora em ideias, em opiniões? Será que é a formação política, a religião? Ou a falta delas? O que?

Papa-Francisco-sorrindo.jpg

Saber valorizar a educação é uma forma de avançarmos como uma sociedade, um país que quer melhores condições de vida para todos. É preciso saber olhar para frente, mas, claro, entendendo o nosso passado, as nossas diferenças, sejam elas, políticas, ideológicas, religiosas, etc. A História é nossa aliada e nos ensina a pensar. Quando a gente tenta entender algo por esta perspectiva tudo fica mais claro. Mas isso exige mais estudo, dedicação, leitura, pesquisa, mais capacidade de pensar.

mujica2.jpg

Na História a gente entende o papel dos líderes em cada época. Sua participação fundamental para que o curso da História da Humanidade ande para a frente ou para trás. Che Guevara, Mahatma Gandhi, Martin Luther King, José Mujica, Lula e Papa Francisco são exemplos de pessoas que, com suas ideias e ações, mudaram e estão mudando o mundo, as estatísticas, os resultados, as opiniões, abriram diálogos, abriram cabeças e estão influenciando ativamente o pensamento das pessoas, a todo momento, velhas e novas gerações.

che2.jpg

Eu sempre vi a História como uma força motora da vida em sociedade, que é capaz de mudar destinos de toda uma nação. Uma pessoa, um pensamento e até sentimentos fazem parte da História. E quem faz a História acontecer? Somos nós, eu e você, e mais milhares de outros seres humanos. Com a ajuda importante dos líderes, é claro! Sejam eles políticos, religiosos ou apenas pessoas de cabeça aberta, com uma certa frequência espiritual do bem!

gandhi2.jpg

Se a gente tem essa consciência do nosso poder, se avançar é preciso para salvar a humanidade da fome, do desamparo, da destruição e da barbárie, porque estamos discutindo as coisas nos apegando a ideias e a pensamentos? Porque somos egoístas, mesquinhos, vaidosos, pretensiosos, arrogantes e insanos. O nosso papel aqui é ser um líder também, mas é agir como um líder de verdade! É necessário saber ser humilde, servidor, disposto a dialogar e aprender com os outros, a delegar, a compartilhar e a ser cooperativo. É um papel que nos exige abandonar certas opiniões e a trabalhar com outras bem melhores.

união2.jpg

Nós podemos ter diferenças de toda ordem. Elas são importantes e sempre existirão. Mas não podemos nos furtar a um chamado pela Paz, pela união, por um consenso que implica a luta por um mundo melhor, mais inteligente, humano e saudável. Para o mundo mudar, avançar, basta que você mude!

Este texto foi escrito por mim e publicado originalmente aqui


Adriana Borges

Ariana, idealista e aventureira. Curto a natureza e desbravar o mundo. Estou descobrindo o sentido da vida. Quero fazer muitas coisas mas ainda não encontrei tempo. Um dia quero perder o medo e pular de bungee jump!.
Saiba como escrever na obvious.
version 1/s/sociedade// @obvious, @obvioushp //Adriana Borges