narrativas visuais

reflexões e apontamentos sobre artes visuais na contemporaneidade

Arlete Fonseca de Andrade

Paulistana, vegetariana, tem formação em ciências humanas e sociais e é apaixonada por animais e artes visuais. Desde 2009 participa de cursos, curadoria, exposições e escreve artigos de arte.

O Artista Prático

Não sou um artista plástico, mas sim prático ... do tipo que bate prego, pinta prateleira ou desencapa fios. Tem que acordar cedo, fazer, fazer, fazer, errar, errar ...


0000000465.jpg

O artista prático parece título de um conto e até pode vir a ser, mas na realidade é como Guto Lacaz autodenomina sua profissão. Avesso aos velhos chavões que insistem em determinar e denominar grupos e indivíduos engessando ideias e limitando a liberdade no processo de criação, ele prefere caminhar na contramão criando seu próprio conceito de profissão e trabalho.

Não sou um artista plástico, mas sim prático. Sou um biscateiro, um sujeito do tipo que bate prego, pinta prateleira ou desencapa fios. Tem que acordar cedo, fazer, fazer, fazer, errar, errar, errar, gastar”. Para mim, a arte é um trabalho - e eu sou um trabalhador obsessivo. Gastar, gastar, expor, expor, expor, fracassar, fracassar, fracassar, fazer sucesso..." A arte é seu ofício diário.

A produção artística de Guto Lacaz tem um leque de possibilidades que vai da ilustração a instalações de intervenções urbanas como Auditório para Questões Delicadas que o artista colocou 25 cadeiras enfileiradas flutuando no lago do Parque Ibirapuera. Já as obras que cria a partir de objetos da vida cotidiana, Lacaz alia aspectos do campo tecnológico. Dessa união, estes objetos são reinventados e trazidos para o mundo da arte num formato crítico e bem humorado como Crushfixo, um de seus primeiros trabalhos que era uma garrafa de Crush fixada num bloco de gesso, Óleo Maria a Procura da Salada - uma lata de óleo movida à pilha andando de rodinhas por uma bandeja de madeira, em busca da salada, o Tijolo Prático, com alça para carregar, entre outros.

0,,42853262,00.jpg download.jpg

Além dos trabalhos de ilustração, seu ganha pão, Lacaz também contribui para causas filantrópicas como a criação do cartaz da ECO 92, e também, o logo para a ONG Move Institute, organização sem fins lucrativos que une forças para organizar ações e projetos em prol da proteção animal. Uma das ilustrações que fez para a Move foi a campanha “Adote Animais, Não Compre” que estampa camisetas, canecas, caixas, panos de prato, adesivos ente outros produtos. A venda é revertida 100% para as ações e projetos para os animais. A venda é revertida 100% para as ações e projetos para os animais.

183117_1744053713856_1014149419_31903406_2743103_n (1).jpg

Outra ação com enfoque ambiental foi à ideia de criar Indivíduos Não Governamentais - ING. Assim como uma ONG, que luta e trabalha por um propósito coletivo o ING também, mas individualmente na causa que a pessoa acredita. Guto Lacaz recolhe pilhas e baterias que encontra na rua e as leva para locais que as reciclagem para minimizar a contaminação no solo que estes dispositivos têm em suas embalagens. Podemos dizer que Lacaz é um homem engenhoca no mundo das artes. Uma mescla de artista-ator, inventor e mágico.

http://www.gutolacaz.com.br/


Arlete Fonseca de Andrade

Paulistana, vegetariana, tem formação em ciências humanas e sociais e é apaixonada por animais e artes visuais. Desde 2009 participa de cursos, curadoria, exposições e escreve artigos de arte..
Saiba como escrever na obvious.
version 3/s/artes e ideias// @obvious, @obvioushp //Arlete Fonseca de Andrade