nefelibata

Procurando a inconstante poesia da vida

Lizandra Avanso

Jornalista, poetisa e um pouco de escritora. Paulistana que pega o metrô, que ama cada canto da cidade e que procura em todo lugar a poesia da vida. Às vezes, achamos; outras vezes, não. E você, já encontrou?

Você não é obrigada a convidar todo mundo para o seu casamento

Sempre vou me lembrar do que minha melhor amiga me disse certa vez: “Você pode conhecer meio mundo, mas não é qualquer pessoa que você vai querer dentro da sua casa”.


Participo de um grupo no Facebook que fala sobre casamentos. As noivinhas postam as mais diversas coisas; entre elas, o desconforto por serem obrigadas a convidar quem não querem ou por ter convidado quem não merecia para seu grande dia. Não sou noiva e, portanto, não emito nenhuma opinião a nenhuma delas, mas se me sentisse à vontade, diria o seguinte:

Porquê você não é obrigada a convidar todo mundo para o seu casamento:

1º motivo: Não é porque você conhece meio mundo que precisa convidar todos para seu casamento. Você é uma noiva e não uma vereadora pra fazer a política da boa vizinhança.

2º motivo: Pense e responda, em poucas palavras, como é seu relacionamento com esta pessoa. Vocês só se falam por redes sociais? Tá aí uma ótima oportunidade de ela ver seu casamento também pelas redes sociais.

3º motivo: A pessoa é uma agregada? Veja bem, você pode até chamar seu primo chato para seu casamento, mas por qual motivo, razão ou circunstância você deve estender o convite para a namorada, sogra, tia, madrinha e cachorro do cara? Não consigo compreender!

4º motivo: Você realmente gosta daquela pessoa? E quando eu digo gostar, digo de verdade, de a pessoa saber da sua vida e ter interesse real por você. Se ela é apenas uma conhecida, vale a pena pensar melhor e não convidar coisíssima nenhuma.

5º motivo: Por que devo chamar as amigas da minha mãe, as vizinhas da rua e os colegas de futebol do meu pai se eles não são nada meus? O casamento é seu e não dos seus pais, portanto, você não é obrigada a NADA. Claro que sua mãe vai dizer: “Filha, pega mal não chamar tal pessoa”. Sua mãe vai contribuir financeiramente com seu casamento? Se não vai, aí que você não é obrigada mesmo.

quem-convidar-casamento.jpg

Por fim, vou repetir neste texto o que minha melhor amiga me disse certa vez: “Você pode conhecer meio mundo, mas não é qualquer pessoa que você vai querer dentro da sua casa”.

Em outras palavras, tenha à sua volta pessoas que realmente gostem de você, que torçam por sua felicidade e que não sejam apenas um número para a lista do Buffet, porque esta pessoa irá sim ao seu casamento, mas depois sairá falando mal da festa e, provavelmente, nem se lembrará de você depois disso. Simples assim.


Lizandra Avanso

Jornalista, poetisa e um pouco de escritora. Paulistana que pega o metrô, que ama cada canto da cidade e que procura em todo lugar a poesia da vida. Às vezes, achamos; outras vezes, não. E você, já encontrou? .
Saiba como escrever na obvious.
version 6/s/recortes// @obvious //Lizandra Avanso