o segredo da pausa

O que existe no silêncio dos intervalos?

JULIANA VALENTIM

Nós moramos mesmo é nas entrelinhas, no silêncio dos intervalos. Somos feitos de uma voz que grita e uma voz que cala. Como música! A magia não está no que se ouve, mas no exato instante da pausa

Brasília, uma cesariana

Brasília é um desses lugares que todo mundo deveria visitar, pelo menos uma vez na vida. Para amar ou odiar, não importa. A única regra é: dispa-se! De roupas ou de preconceitos, dispa-se!


640px-CeuBrasilia.jpg

Aos 55 anos, essa jovem senhora de pistas largas e céu azul, ainda divide opiniões.

Brasília não foi uma dessas cidades que nasceu na hora que quis, de parto normal! Foi uma cesariana, com dia marcado. Brasília foi arrancada do ventre do cerrado virgem e, quando menos percebeu, estava lá: nascida e inaugurada.

Cidades que nascem de parto normal acontecem quando tem que acontecer e carregam a marca de não fazerem sentido, simplesmente vão crescendo como querem, rebeldes! Mas Brasília é diferente, faz sentido (pelo menos pra alguns).

Suas ruas não tem nome. Os endereços são números, tudo ordenadinho. Não tem erro. Depois da quadra 310 vem a 311. Simples assim! Para se localizar em Brasília é preciso apenas saber contar. E há setor para tudo, setor das oficinas, dos automóveis, das elétricas, da informática.

No Plano Piloto, onde fica o famoso avião de Lúcio Costa e Niemeyer, não é permitida a construção de arranhacéus. Essa é, sem dúvida, uma das maiores belezas de Brasília: a possibilidade de ver o horizonte de qualquer lugar. Por isso o pôr do sol é considerado um dos mais bonito do mundo. Em Brasília, quando a lua nasce cheia, amarela no horizonte, vira logo assunto ou post nas redes sociais. Isso porque todo mundo vê, quem está no trânsito, quem está em casa, quem está no trabalho. No elevador, alguém logo comenta:

- Nossa! Você viu a lua nascendo hoje?

Brasília está no centro do país, mas brasilienses costumam dizer que a cidade pertence ao quadradinho, uma referência à sua localização no mapa do Brasil. Um lugar cercado das mais belas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás. Quem assistiu às cenas do seriado Felizes para sempre (e, apesar de Paola Oliveira nadando nua, conseguiu prestar atenção à paisagem) compreende bem o que é a beleza do lugar.

A verdade é que Niemeyer viveu bastante para ver sua criança nascer, crescer, receber gente de todos os cantos do país, mais do que triplicar a demografia estimada no início e caminhar com suas próprias pernas. É a única cidade moderna do mundo a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Brasília é um desses lugares que todo mundo deveria visitar, pelo menos uma vez na vida. Para amar ou odiar, não importa. A única regra é: dispa-se! Assim como Paola Oliveira, dispa-se! De roupas ou de preconceitos, dispa-se!


JULIANA VALENTIM

Nós moramos mesmo é nas entrelinhas, no silêncio dos intervalos. Somos feitos de uma voz que grita e uma voz que cala. Como música! A magia não está no que se ouve, mas no exato instante da pausa.
Saiba como escrever na obvious.
version 2/s/arquitetura// @destaque, @obvious //JULIANA VALENTIM
Site Meter