o zumbido coletivo

O zumbido inteligente que você ouve por aí, você lê por aqui!

Alexandre Ferreira

Servidor das letras, funcionário das palavras... ama escrever, escreve porque ama, vive porque escreve... aquele que respira a poesia das coisas cotidianas e procura diagramá-las em alfabeto.

  • nocoes-de-administracao-de-venda.jpg
    Por que preferimos medidas desesperadas?

    Essa maneira atravessada de lidar mal com coisas planejadas é típica da nossa cultura e das culturas com independência e industrialização tardias: é, sem sombra de dúvida, a herança mais funesta que os nossos colonizadores poderiam nos deixar.

  • Raquel3.jpg
    Ensaio: Por que envelhecemos?

    Envelhecer é um processo tão importante quanto nascer... pena que poucos de nós percebem isso e desfrutam da sabedoria dos anos a mais de vivência, porque o dom maior que temos é o de poder pensar sobre o próprio envelhecimento e morte.

  • Casa2.jpg
    Casa Chassi: vivendo no presente e morando no futuro

    Vivemos o presente e, claro, ele ainda é muito diferente do futuro que imaginávamos em 1985, quando ele nos foi apresentado pelo famoso filme "De volta para o futuro". Entretanto, já podemos morar no futuro... e ele é até melhor do que o que o mesmo filme previa.

  • 01-battito-mano.jpg
    Eutanásia: Morrer é terapia?

    A morte pode ser considerada uma terapia, quando a tentativa de manter alguém vivo é o pior remédio? Ou a decisão sobre a vida vai além do sofrimento ou do desejo? Em que ponto de uma tentativa de cura a vida se torna menos importante que a morte? Ao que parece, o problema não é para quem vai, mas para quem fica...

  • cube-1655118_1280.jpg
    Visão de Ateu: Quem é Deus?

    Ele é o arbítrio que te leva a jogar os dados novamente...

  • Aborto3.jpg
    Você é a favor do aborto de crianças? Eu sou... de mães!

    O aborto matou nos EUA três vezes mais bebês do que o Holocausto matou no mundo, mas por que será que as pessoas estão mais interessadas nas estatísticas falsas sobre as mulheres que morrem em abortos clandestinos simplesmente porque não queriam ter um bebê?

  • Burowski.jpg
    Por que a Democracia não presta!?

    “A democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras que têm sido tentadas de tempos em tempos.” - Winston Churchill

  • Haendel.jpg
    Pop Art: pós-modernismo para pessoas inteligentes

    Em algum momento a arte deixou de ser produto da burguesia e passou a ser desenvolvida em série para as massas: Arte popular de qualidade indubitável e com requinte aristocrático, paradoxo complexo, contraditório, mas real.

  • marijuana-1556358_1280.jpg
    Família Moderna

    Seremos detestáveis? / Seremos admiráveis? / Genitores ou gênios? / Digam-nos quem dá à luz os irresponsáveis? / ... / Todo mundo sabe come fazer bebês / Mas ninguém sabe como fazer pais! - Trecho livremente traduzido da música Papaoutai, do músico Belga Stromae.

  • 9 - Pai_e_filha_em_sala_vazia.jpg
    Japão e o Minimalismo que é o máximo: como ser enorme com quase nada?

    "Bebida é água! / Comida é pasto! / Você tem sede de que? / Você tem fome de que?" - Titãs.

  • gay-marriage-1571621_1280.jpg
    Casamento Homoafetivo: O que falta para virar lei?

    O que é o casamento? Por que homossexuais não poderiam ou não deveriam ter esse direito? Há solução para esse impasse? O mundo moderno e o acesso amplo à informação criou indivíduos muito a frente do seu próprio tempo social e gerou distorções difíceis de fazer caber no pragmatismo legal.

  • PEC241.jpg
    PEC 241: Comentários apolíticos de um cidadão qualquer...

    Por que somente estudiosos vêm opinando a respeito do Projeto de Emenda à Constituição nº 241? Nós também devemos entender a fundo o que está se passando e termos opinião formada, ainda que essa opinião seja uma porcaria: País decente deve oferecer opção sempre, ainda que seja a descabida, porque opção é a última coisa que se morre quando a esperança já foi a primeira!

  • camoes-lirica-6-728.jpg
    Ensaio: Por que amamos?

    Existem inúmeras razões que nos conduzem a produzir dentro de nós o melhor dos sentimentos por coisas e por pessoas, mas a verdade é que o amor é a própria constatação de que somos seres essencialmente puros e moldados para o bem: somos a metapoesia de Deus.

  • work-1627703_1280.jpg
    Metaescrita: conclusões sobre inspiração e produção de textos

    Sua cabeça é uma sala vazia: você põe móveis aleatórios só para que ela seja preenchida? Não. Escrever é tirar de si esses móveis que você preencheu com os seus sonhos e materializá-los em texto... só que não!

  • board-4.jpg
    A Reforma da Educação ou a Reforma dos Educados?

    Devemos pensar a escola tanto quanto ela nos faz pensar: somente um processo repetitivo de disseminação da metapedagogia é capaz de eliminar as distorções frequentes e inevitáveis do tempo-ensino, as mesmas que um dia fizeram Einstein não gostar de estudar.